quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Anamorfose Cronotópica

Anamorfose cronotópica é um termo que significa basicamente inserir tempo na imagem. (Anamorfose: grego - anamorfosis - reformação, nova forma; Crono - cronus - tempo).

Existem dimensões possíveis na imagem:
A primeira dimensão é aquela representada por uma linha, por exemplo;
A segunda dimensão é representada por um plano;
A terceira dimensão é o volume;
E a quarta dimensão da imagem seria justamente registrar a passagem do tempo nela.

Acontece que, para registrar a passagem de tempo em uma imagem, ela acaba sofrendo algumas distorções. Quem nunca tirou foto dos carros em movimento a noite para registrar aqueles rastros vermelhos e amarelos? O que antes era considerado um defeito da fotografia, hoje é explorado como recurso estético.

Hoje não né, vamos combinar que artistas já faziam isso bem antes com videos, quadros, etc.
Nu descendo a escada de Duchamp é um exemplo disso que estou falando - tentativa de registrar a passagem de tempo em uma imagem.

Tá! Onde eu quero chegar com isso?

Eu tenho um celular desses que tiram fotos, mas tadinho, já é um pouco velho. Por ele demorar alguns segundos para capturar a imagem a qual quero registrar, acaba provocando umas distorções, deixando tremido, sem foco, etc... Quando eu tiro fotos em movimento, os resultados são absurdamente interessantes!

Adorei o efeito! Considere um registro de viagem no tempo.

Esta foto foi tirada no dia 17 de julho deste ano. O dia estava muito bonito e o ônibus teve que fazer um trajeto de emergência pela praia - perfeito!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Sinistro! Me divirto com essas fotos do seu celular. Realmente tava bonito esse dia na praia! =P

    ResponderExcluir
  2. Do inesperado surgem várias coisas bacanas neh?
    Mas meu celular nem tira foto T.T

    ResponderExcluir