quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aquarela Digital

Olá!
Eu não tenho uma mesa digitalizadora (sim, vou repetir isso até comprar uma Wacom) e por isso muitas vezes acabo colorindo meus desenhos do jeito tradicional. Acontece que não sou a pessoa mais rápida do mundo e as vezes um trabalho precisa ser feito pra ontem. Infelizmente não tenho esse Corel Painter que simula todos uma boa parte dos materiais do mundo, por isso dei meu jeitinho no Photoshop, explorando nele as propriedades que eu conheço da tinta "física".

Como fiz aquela série de posts sobre aquarela, nada mais justo que fazer um outro post sobre a versão dessa técnica no meio digital. Lembrando mais uma vez que meus posts não são tutoriais, e sim, o meu jeito de fazer as coisas... então, não se prendam só a isso aqui, explorem o Google e descubram mais coisas (e pode crer, há muito material interessante disponível na web).

Ingredientes:
- mouse ou touchpad;
- Photoshop;
- música;
- tempo livre.

Modo de Preparo:
Coloque um sonzinho pra tocar e em seguida abra o Photoshop, crie um novo arquivo, selecione a ferramenta brush e aperte F5.

Essas são as configurações que eu costumo usar pra brush

Você pode obter o efeito aguado da tinta aquarela de duas maneiras: marcando a opção Wet Edges, ou mudando a opacidade do brush nas configurações da ferramenta como fiz na figura a seguir:

Não há muita diferença no resultado, mas eu prefiro alterar o brush com as opções do F5

Cobertura:
Eu disse no post Analógico ou Digital? que quem sabe mexer com a coisa física tem mais facilidade de entender como funciona o equivalente no meio digital. O computador não vai pensar e decidir sozinho qual a área do desenho precisa ter mais camadas de tinta para fazer o efeito de sombra e luz, só vai te dar condições de executar isso mais rápido e sem medo de errar.

Exemplos de alguns desenhos coloridos digitalmente com o meu efeito aquarela

Eu dei uma procurada no Youtube pra ver se encontrava um tutorial legal sobre isso e achei um em inglês. Só que a mulher explica as coisas numa lentidão absurda! Aconselho tirar o áudio do vídeo, colocar uma música de sua preferência e assistir aos vídeos dessa pessoa pulando o tempo de 1 em 1 minuto. Quem tiver mais tempo livre do que eu imagino, pode ver tudo... Enfim, a escolha é sua!

Detalhe: no vídeo diz 1/5 partes, mas tem outro vídeo 6/5 - LOL

__________________________________
Este post foi uma sugestão do @blude 

Até a próxima! o/


8 comentários:

  1. Muito maneira a dica Nanika!

    Já tentei utilizar o Wet Edges com mesa digitalizadora, mas não me adaptei. Com muito custo, depois de perguntar por aí, aprendi a usar o Transfer, que é outra configuração no F5, só que específica pra quem possui a mesinha, já que ela condiciona a opacidade do brush à pressão da caneta.

    Antes de ter a mesa digitalizadora, eu usava muito a alteração de opacidade. Dependendo da área que estava pintando e do efeito que desejava obter, utilizava também a opção de Fade, que faz com que o brush comece redondo, e vá afinando conforme a passada na tela, por exemplo. Dá uns efeitos bem bacanas também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também uso muito o fade. É legal porque força dar várias "pinceladas" num mesmo lugar, e precisa ser tudo pensado antes para não ficar um monte de risco tosco.

      Dá um efeito mais bacana e a sensação de "tinta secando no pincel".

      ;)

      Excluir
  2. Como o primeiro comentário não foi, vai aqui de novo! >.<

    Enton, até que a explicação da moça do video foi bem tranquila. Inclusive, o plugin que ela citou, o NKS 3, é coisa lindimais! Já passei horas brincando com os presets que vem nele. E a dica que ela dá pra fazer a textura de papel é muito boa tbm.

    O wet edges eu comecei a brincar usando o mouse e as configurações que vc passou mas quando eu conseguir instalar o Photoshop no laptop eu vou poder testar com a tablet e prometo desenhar alguma coisa pra você! =)

    PS: Obrigado pelo post, naneh!

    ResponderExcluir
  3. Descobri que o problema do comentário não ter ido antes era culpa do Google Chrome. Afffe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Blude! \o/
      Quando tiver pronto, eu vou postar seu desenho aqui.

      Volte para mais um Cappuccino!

      Excluir
  4. Oi Nane, tudo bem? Adorei teu blog e as inúmeras dicas! Por favor não deixe de publicá-las :D Bem, sobre a mesa, também estava nesta de trabalhar sem a mesinha e isso acabava dificultando bastante o meu trabalho e dias atrás adquiri uma Bamboo da Wacon, claro é uma bem pequena, mesmo assim é excelente e trabalho super bem com ela. E o melhor R$319,00 aqui no Brasil. Não é tãooo baratinho mas tbm é algo que se nos facilita bastante a vida. Se puder não deixe de olhar, vale muito a pena! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Flávia!
      Cheguei a olhar algumas sim, encontrei a Bamboo por quase esse preço, era um pouco menos, mais o frete. Acho que deste ano não passa!

      Continuarei com as dicas, pode deixar! Fico feliz que tenha gostado. Apareça sempre!!! o/

      Excluir