sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aquarela II

Neste post eu vou falar sobre como eu costumo usar aquarela para pintar os desenhos. Ainda não domino a coisa completamente, falta treinar um pouco (na verdade, falta bastante). Gosto muito do jeito que pintam as páginas coloridas do mangá de Naruto, então eu me baseio bastante nisso pra usar aquarela, mas sai totalmente diferente... Apesar disso, eu gosto do resultado na maioria das vezes.

Pra começar, pegue uma folha de papel A4 200g/m² - pode ser qualquer gramatura acima de 180g/m² pro papel não enrugar. Usei 200g/m² porque era o que tinha aqui. Depois faça um desenho feio!

*Rabiscando*

Desenho feio, Nane? - Sim, bem feio! Fui cair na besteira de fazer um bonito e tive que tirar 3 cópias dele com medo de estragar. Então, vai por mim: para treinar, faça sempre desenhos feios!

Estou com saudade de desenhar Bboys, daí fiz esse.

Agora seguimos os passos do post sobre arte final até a parte de passar caneta nanquim nos traços importantes do rafe. Não precisa fazer detalhe quando for usar aquarela, porque a tinta costuma passar por cima do nanquim. Para fazer o acabamento das linhas, é melhor quando o desenho estiver todo colorido.

"Uma passada" de caneta nanquim no desenho todo

assim...

Depois de apagar o traço de lápis com a borracha macia, com cuidado para não machucar a superfície do papel, pegue os ingredientes: 
tinta aquarela;
água; 
paninho; 
godê; 
pincel. 


Meu godê tava todo sujo, fiquei com preguiça de lavar e usei um pratinho descartável

Para o tom da pele do meu Bboy, misturei 3 cores: branco, ocre e vermelho;

Para cobrir o desenho, é preciso molhar o pincel e depois pegar a tinta.

Quando usamos aquarela, precisamos ter bastante cuidado em começar sempre pelos tons mais claros, porque é fácil escurecer (passando várias camadas da mesma tinta ou fazendo veladura). A tinta escura não clareia nem a pau! Não adianta ficar jogando água pra diluir depois que já passou no papel, nem colocar branco...
vira uma meleca!

Segunda camada de tinta

Na primeira camada de tinta eu cobri toda a área de pele do desenho. Em seguida, passei mais uma camada de tinta para realçar as sombras, dando um pouco de volume.

Com sombras mais definidas

Para finalizar a parte da pele, usei a tinta marrom nas áreas mais "profundas" do desenho, onde tem mais sombra. Usar o marrom em cima do ocre dá um contraste bem legal... Eu já fazia isso com o lápis de cor, então pensei "com aquarela deve dar certo também", aí fui testando.

Lá em cima eu disse que precisei fazer várias cópias desse desenho, porque gostei muito dele. Há meses não desenhava um Bboy e não queria desperdiçar esse aqui. Com uma das cópias eu continuei as etapas de arte final e valorizei algumas linhas com nanquim. Acho que vou aplicar retículas nele pra ver com fica.

Nem tratei o scan... (>.<) tá todo sujo, gomen!

Sobre como passar o pincel no desenho, você pode consultar o vídeo do post anterior, ou então, procurar mais tutoriais no youtube. As vezes eu esqueço que é tinta e passo o pincel como se tivesse pintando com lápis de cor... não pode fazer isso! (>.<) Arranha o papel, solta fibra, etc etc.

Quando eu terminar tudo, posto o resultado aqui. Enquanto isso, brinque com aquarela a vontade! Faça testes, experimente combinações, tente pintar algum desenho... e se for possível, deixa um comentário com o link do resultado pra eu ver. (*-*)

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Tá ficando bom esse negócio de tutorial :)

    ResponderExcluir
  2. Massa! Quero ver o desenho todo colorido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ver, podeixar! ;)
      Eu estou trabalhando nisso... hehehe slooooowly, mas tô.

      Bjo!

      Excluir