domingo, 12 de fevereiro de 2012

Aquarela III

Caramba! Olha o horários dos meus posts... (>.<)

Estava eu aqui pintando meu Bboy quando notei uma coisa que pra mim já é bastante obvia, mas que para quem ainda não teve o primeiro contato com aquarela pode ser um probleminha. Na verdade, eu pensei nisso porque lembrei de quando tive minha primeira experiência com a tinta e fiz besteira.

Quando decidi pintar os detalhes da roupa do Bboy de amarelo, eu sabia que teria que escurecer essa maldita cor de algum jeito, pois a infeliz é muito muito muito clarinha e quase fluorescente. Para isso, fiz veladura usando o amarelo ocre.

veladura

"Nane, entendi xongas!" - Beleza, reveja o primeiro vídeo do post Aquarela ou então, caso não tenha tempo ou paciência, veja isso aqui:

sacou?

Veladura é a passada de outra camada de tinta por cima da anterior. Você pode escurecer uma cor assim ou transformar duas cores diferentes em uma nova cor. A aquarela permite que essa transição de tons fique bem suave. O resultado é lindo! Whatever, fiz isso alí na manga da camisa usando o amarelo ocre por cima do amarelo ovo-de-galinha-de-granja.... Malz, já disse isso né?


outra mutreta da tinta aquarela

Diferente das outras tintas, quando você vai clarear um tom na aquarela, basta acrescentar água! Quanto mais o pincel estiver molhado, mais a tinta vai se diluir. Isso possibilita fazer detalhes de sombra na camisa branca igual esse daí... As vezes eu faço com cinza (preto aguado), mas é muito difícil acertar a quantidade de água para obter o cinza certo. O ideal é ter um papelzinho do lado pra ir testando.

Até agora, o desenho tá assim:

Ainda tem muita coisa pra fazer aqui... (T_T)


Qualquer dúvida, só deixar um comentário.
Abraço, e até a próxima! o/



2 comentários:

  1. É a primeira vez que visito o blog e adorei!!! Muito boa as dicas. Estou começando a mexer com a aquarela e já me apaixonei. :3

    ResponderExcluir