quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aquarela

♪♫ Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo....♪♫
Hehehe, o post não será sobre essa música hoje (nossa, Nane! Muito engraçado, estou sem ar de tanto rir ¬¬). Vou falar sobre algumas referências que eu usei pra começar a pintar com aquarela.


Eu sou aspirante a produtora de quadrinhos, e não escondo isso de ninguém. Infelizmente nos últimos meses, não tive tanto tempo para desenhar histórias longas, pois estava envolvida com o projeto TERDesign. Além disso, estou no caminho para a formatura no curso de Design da Ufes, então precisarei passar mais tempo lendo e produzindo coisas para meu projeto de graduação. Quadrinhos mesmo, eu pretendo produzir neste semestre junto à disciplina homônima na qual me matriculei. Vamos aguardar o que vem por aí!

Blábláblá findado, vamos ao que interessa! \o/

Como começou?
Eu já coloria as coisas com lápis de cor, mas minha vontade de mexer com tinta aquarela começou reparando as capas dos mangás que tenho aqui, em especial os do Naruto (Kishimoto Masashi), cujos traços são bem fortes e as pinceladas bem presentes! Depois disso, achei um mangá de Alice no País das Maravilhas (Kinoshita Sakura) todo colorido à mão com aquarela. Fiquei doida e pensei "preciso saber fazer isso também."

Artbook Naruto

página do mangá de Alice no País das Maravilhas

Depois disso, eu saí pra comprar aquele estojo de aquarela da Pentel. Kikito (meu primo artista plástico) foi comigo pra ajudar a escolher material e papel também. Aliás, é importante dizer isso: quando for mexer com tinta a base de água, é bom usar papel com gramatura (g/m²) mais alta para que ele absorva o excesso de líquido sem enrugar. Comprei um bloco A3 de papel branco 200g/m². 

Kikito queria que eu comprasse um bloco da Canson especial pra quadrinhos (Fanboy) que custava uma fortuuuuuna! Se eu fosse uma expert em técnicas com aquarela, eu até compraria...

O que eu fiz?
Comecei a assistir tutorial no youtube! Vou postar aqui dois dos vídeos que usei como referência.

Esse é um tutorial de técnicas de pintura com aquarela.
Vale a pena ver todas as partes.


Até a próxima! o/ 

10 comentários:

  1. Muito maneiro de verdade!

    Nem preciso dizer que o que eu mais gostei nesse post foi de você ter compartilhado esse vídeo da pintura de mangá em aquarela. Ver a confecção do início é uma ótima referência pra pintura digital também de como fazer uma transição suave entre as cores e misturar bem os tons. Bacanudo!

    \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses de mangá tem aos montes no youtube, mas nem todos são do meu agrado. O que eu postei é bem rápido e fica uma gracinha!

      Sem duvida alguma - saber fazer à mão, usando coisas físicas, ajuda demais na hora de passar pro digital. É como jogar no hard e depois ir pro easy mode. No digital existe Ctrl+Z né...

      =D

      Excluir
  2. Nossa aquele video é muito fofo! Me deu vontade de pintar :D Só que a falta de disposição me segura.

    Um dia vô pedir para você e para Joyce pintarem um desenho meu, numa versão aquarelada e pintura digital, respectivamente. Em troca coloro um de vocês em vetor!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Quero ver todos esses videos.
    E o melhor, vai ter aquarela parte 2 né?

    ResponderExcluir
  4. Aaah! Tem uma coisa q eu qro confessar!!! Eu qro fzer design grafico tb! =O
    D vdd deve ser mto legall. - -' Me fala um pouco das coisas q acontencem, vc tem q fzer, enfim q vc mais gosta em trabalhar c desenho?? *__________*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada pelo meu curso! Estou nos últimos períodos e penando para decidi o que fazer no projeto de graduação, pois a vontade é levar no mínimo 5 projetos ao mesmo tempo, mas não tenho nem tempo nem preparação emocional pra isso. Hehehe

      Durante o curso aprendemos a estrutura das coisas, metodologias de projeto, estudamos cor, desenho, composição, fotografia, tipografia; também vemos matérias mais teóricas como filosofia, antropologia, sociologia, semiótica... Ou seja, um pacotão de disciplinas que dão resultado quando associadas.

      Sempre tive vontade em trabalhar com desenho, e desenho desde pequenininha, então durante o curso eu me voltei mais para a área de ilustração, embora não desgoste de nenhuma outra vertente.

      A melhor parte de se trabalhar com desenho é que nunca uma coisa vai ser igual a outra. Um projeto é sempre diferente do outro e, por sua vez, a pesquisa desenvolvida sempre te leva a um resultado diferente. Trabalhamos e aprendemos sempre uma coisa nova todos os dias!

      Espero que goste! =D

      Excluir
    2. Aaah... q liindo! *____* eu tb desenho desde ainda menor que eu já sou (às vezes eu sinto que estou traindo o teatro, mas td bem). E também gosto muito de ter dias e atividades diferentes. Mesmice me enjoa.
      Inclusive esse ano (to no segundo ens.m) eu vou prestar vest na ufsc de treineiro =D. Tava pensando em fzer lá mas nem sei. Tenho tempo p pensar ainda.
      E antes q eu me esqueça: Parabéns pelo blog. Estou gostando!

      Excluir
    3. Muito obrigada! =D
      Espero que continue acompanhando o blog e volte mais vezes.

      Boa prova para você, tomara que dê tudo certo!

      Excluir