quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Arte final com nanquim e retículas

Hoje vou mostrar o meu processo mais simples de arte finalização de um desenho utilizando as retículas caseiras que ensinei a fazer no post anterior.

Ingredientes:
- lápis 2B;
- borracha macia;
- papel;
- caneta nanquim descartável, ponta 0.2;
- scanner;

Modo de preparo:


Para aplicar as retículas, é só selecionar a area do desenho e colar dentro. Não tem mistério! Se a aplicação for feita à mão, é só recortar a retícula no formato da area correspondente no desenho e colar em cima. Como minhas retículas caseiras são feitas de papel vegetal, e não de papel adesivo como deveria, eu uso cola em bastão pra aplicar. Bom que seca rápido e não faz lambança.


Essa é apenas uma das formas (a que eu considero mais rápida) de finalizar um desenho. Geralmente eu uso quando tenho que sacanear alguém com um desenho antes que a piada esfrie, ou quando há pouco tempo para fazer muitas coisas.

Nada postado aqui é uma lei a ser seguida. Cada pessoa desenvolve seu próprio método de fazer as coisas, desde esboçar até arte finalizar ou colorir, programar, plantar bananeira, etc, etc. Acho legal compartilhar esses métodos para poder nortear alguns perdidos que não sabem por onde começar a bagunça.

Uma coisa que eu pretendo comprar em breve é uma tablet (mesa digitalizadora) pra poder reduzir o gasto e trabalho com papel. Eu deveria ter comprado no Natal, mas acho que vai acabar ficando pra presente de aniversário...

Espero que tenha valido a pena. Qualquer dúvida, só deixar comentário!

Até o próximo post! o/

4 comentários:

  1. Eu acho muito maneiro a forma com que você utiliza a metalinguagem em seus desenhos =]
    Melhor ainda é você fazer isso compartilhando um pouco da sua experiência com ilustração com a gente né!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Fico feliz sabendo que você gosta do que eu faço.

      Excluir
  2. Muito obrigado, escrevi e estou nas últimas páginas do mangá que criei para tentar publicar em uma revista e vou usar exatamente a retícula que ensinou para aplicar em meu mangá, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Eu fico feliz por ter ajudado!! =D
      Gostaria de ver seu mangá um dia.

      Boa sorte com a publicação! o/

      Excluir