sexta-feira, 13 de abril de 2012

Roteiro e Storyboard

Quando se recebe um roteiro, a primeira coisa que fazemos é imaginar aquilo que estamos lendo. Geralmente, quando o roteiro está bem explicado, essa sequencia de ações e imagens passa na nossa cabeça como se fosse um filme. Quando o contrário acontece, quando o roteiro é vago em relação ao que está sendo mostrado em cada quadro, esse filme pode passar na nossa cabeça de várias maneiras diferentes.

Ocorrendo este segundo caso, a coisa mais inteligente (pelo menos pra mim) a se fazer é projetar a maneira mais adequada - considerando a história e seus personagens - de dirigir esse filme. Para isso, é feito o storyboard.

Mas Nane, eu não quero fazer um filme... quero fazer quadrinhos! Ok... o processo então é: hmmm... o mesmo! Os quadrinhos nada mais são que uma sequencia de imagens que representam uma narrativa. É necessário estruturar bem essas imagens para passar ao leitor exatamente as sensações que a história pede. E pasme você que pensa que para fazer HQ é preciso saber desenhar (mas isso é história pra outro Cappuccino)!

Personagem
Quando o personagem da história está definido, você só precisa reproduzi-lo depois. Se alguém pedir para desenvolver uma narrativa do Homem-Aranha, você não vai precisar fazer o design dele do zero, né? Talvez testes para adaptar o personagem ao seu traço, mas esse herói com grandes responsabilidades já está tão repetido no imaginário das pessoas, que tentar mudar sua imagem seja um erro. (Caramba, isso tá caminhando pra semiótica - assunto para outro Cappuccino).

No caso do roteiro de quatro páginas que me foi passado há duas semanas, os personagens são inéditos. O roteirista me deu uma espécie de ficha de cada "ator", ou seja, informações sobre características físicas e psicológicas, para que eu os desenvolvesse.

Sr. McLeod e seu neto - estudo aprovado pelo roteirista

Na última quarta-feira discuti o storyboard com o autor desse roteiro, e precisei fazer algumas alterações nos desenhos dos quadros. Isso é feito quando a história ainda está no estágio de storyboard. Só depois que tudo estiver ok, começamos o processo de arte-final.

Storyboard x alterações feitas no processo de arte-final

Em suma, fazer quadrinhos é uma atividade bem complexa! Como designer, eu vejo cada página como sendo um projeto, e cada projeto fazendo parte de um projeto ainda maior. Tudo é pensado e testado antes de ser considerado definitivo. Claro que, como todas as coisas que eu escrevo aqui, esta não é uma regra a ser seguida... e sim o meu método de desenvolvimento - o qual defendo com unhas e dentes.

Nesta semana, trabalharei com a colorização das páginas. Quando tudo estiver pronto, divulgarei aqui.

Até a próxima! o/

2 comentários:

  1. Nanezita, quando um roteiro está realmente bem escrito, ele dispensa qualquer storyboard (até porque, na hora de se registrar um roteiro, ele tem que estar 100% texto, ou seja, sem storyboard, pois isso já são outros quinhentos).

    Mas viu, o básico mesmo, é receber junto com o roteiro, as fichas dos personagens que aparecem na trama. - E isso, ficha de personagem, é outra coisa que, em termos de registro (lá na Biblioteca Nacional), é feio a parte.

    Mas voltando ao assunto, a ficha dos personagens (ficha com detalhes visuais, tipo, personagem visto em ângulo de frente, de lateral e de costas, enfím, essas coisas de preferência tem de vir junto ao roteiro).

    E aí depois, se baseando nisso, você pode fazer algumas pequenas adaptações (pra adaptar o personagem ao teu estilo de traço).

    Mas isso tem que ser fornecido pelo autor, ainda mais se a obra já for um material registrado...

    Errr... Mas saindo um pouco do assunto, mal vejo a hora pra conferir esse teu trabalho que você está fazendo em parceria com o teu colega! (Quando ficar pronto, avise mesmo, heim?!) XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, F.D.!

      Esse post foi mais pra nortear a galera. É possível ser roteirista e ilustrador OU apenas uma coisa. Contanto que a pessoa consiga fazer bem a parte que lhe convém, claro.

      Avisarei quando estiver pronto! =D
      Até mais o/

      Excluir