sexta-feira, 6 de abril de 2012

Roteiro

Yo, galera! o/

Meu tempo está bem corrido, quase não consigo atualizar o Cappuccino direito. Estou participando de duas pesquisas na Ufes, além das atividades normais das disciplinas que peguei. Fora isso, trabalhando. Eu bem que gostaria de ter um dia com 36 horas, como algumas pessoas dizem... mas acho que em vez de descansar, preencheria as horas restantes com mais atividades. Não sei ficar parada!

O assunto do post de hoje é roteiro. Mais especificamente de quadrinhos, o qual estou tendo contato mais aprofundado nesta semana na disciplina de Estudo e Produção de Histórias em Quadrinhos. O desafio foi escrever um roteiro para uma história de 4 páginas para outro colega desenhar. Sensacional!

A galera que lê o Cappuccino e gosta de desenhar, sonha em trabalhar com quadrinhos e tal, tem que se atentar para isso: nem sempre você vai desenhar sua própria história. É preciso muita organização e paciência para desenhar o roteiro de outra pessoa. Por quê? Ora, porque como a ideia não saiu da sua cabeça, você precisa entender o que se passa na cabeça da outra pessoa. Para isso, conversar é fundamental. Trocar informações, storyboard, fazer e refazer até ficar bom. Cabe ao roteirista também ser o mais claro possível em relação a sua ideia para evitar esse leva e traz.

E ao pessoal que lê o Cappuccino mas não desenha, curte mais inventar história, fica a dica: quanto mais claro for o roteiro, mas rápido o trabalho ficará pronto. Assim como disse no parágrafo anterior, a ideia está na sua cabeça, não na do desenhista. Ele pode fazer um excelente trabalho e adivinhar tudo que você pensa, mas nem sempre isso acontece. O diálogo entre as duas (ou mais) partes envolvidas é muito interessante e produtivo! As vezes o desenhista pode opinar em certas coisas, sugerir modificações, alterações de ritmo de leitura, etc, contribuindo para que o "produto final" fique ainda melhor.

Enfim, eu vou desenhar a história de 4 páginas do meu colega de curso, Toscano!  Nosso resultado poderá ser visto a partir do dia 18/4 no blog de Quadrinhos. Aproveito para convidar você para ler a seção de tirinhas do blog, que está muito boa!

Qualquer coisa, deixe um comentário.
Até a próxima! o/

12 comentários:

  1. Puxa, esse curso q vc está fazendo deve ser super bacana! =D Q o diálogo entre vcs dê certo e o resultado seja ótimo! Vou querer ver! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom mesmo! Tá aparecendo tanta disciplina legal que talvez eu só saia da Ufes jubilada. (brincadeira)

      Quando tiver pronto, eu aviso aqui.
      É bom seguir o blog de Quadrinhos também pra garantir.

      Abraço! o/

      Excluir
  2. Virei super fã do seu trabalho, Nane. Vou estar aqui acompanhando e postando sempre que possível! =)

    Abração! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ary! \o/
      Apareça sempre!!

      Abraço! o/

      Excluir
  3. Olá! (Novamente xD)
    Sou do blog Arashizando (http://arashizando.blogspot.com.br/)
    E vi seu blog e realmente gostei dos desenhos e tiras que faz, são bastante criativos. Queria ver se pode analisar o conteúdo do nosso blog e ver se está digno ou não se sermos seus parceiros. :3

    Atenciosamente, EffaS.
    Administradora do Arashizando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vou dar uma olhada e caço vocês no Twitter depois! o/

      Excluir
  4. Agora que sabemos que foi anunciado o fim próximo de Bakuman, o seu cappuccino que servirá de fonte de informações, dicas e inspiração sobre ilustração e hqs. =D

    ResponderExcluir
  5. Nanezita sempre levantando assuntos interessantes!!! Bom, sobre esse tema proposto na postagem de hoje, o que posso dizer é o seguinte: Sem sombra de dúvidas, o roteiro é a alma de qualquer HQ! (Tirinha, o que for)... Tudo realmente parte do roteiro! (Traduzindo, sem um bom roteiro, você não tem nada!)

    No meu caso, eu geralmente desenho e escrevo meu próprio material, então aquilo que sai da minha cabeça, quase sempre fica do jeito que eu quero quando eu passo pro papel (e eu disse "quase sempre" mesmo, e não "sempre"), mas enfím, mesmo pra mérito de registro (que se faz lá na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro), mas quanto mais claro e detalhado por o roteiro, melhor para ambas as partes!

    Bom, uma dica pra quem nunca escreveu nenhum roteiro (mas tem vontade), é o seguinte... Primeiro tracem uma idéia: A HQ vai ser sobre o que? Enfím, nesse ponto não precisamos de todos os detalhes, mas apenas tracem uma linha que vocês querem seguir.

    Estipulem o ambiente, personagens, e as ligações entre os mesmos... Como se fosse uma árvore, onde em cada ramo vocês exemplificam um determinado detalhe.

    ResponderExcluir
  6. Por exemplo, personagens principais, personagens secundários... Locais onde a trama se passa e coisas do tipo. - Depois disso, pensem da seguinte forma: Por onde eu começo, e onde que tudo vai terminar?

    Sim, pensem primeiro no final, pois quase sempre isso facilita muito! (Tenham objetivos, não deixem as idéias em aberto)... Estipulem o começo e o final, e nesse meio tempo, se dêem a liberdade de "brincar" com as coisas que aparecerão no meio da trama.

    Bom, claro que esse não é o único jeito de se elaborar um roteiro, mas é assim que eu prefiro (já no primeiro momento, eu dito como que vai ser o final), até pra que desse jeito, eu não acabe me perdendo no meio do caminho.

    Detalhem tudo, tudo mesmo! O máximo de detalhes que vocês conseguirem pensar... Para depois disso sim, começarem a parte da narrativa!

    Então vamos lá:

    Vamos supor que a HQ de vocês seja dividida em capítulos. Pensem no número de páginas (geralmente eu trabalho com 23 ou 24 páginas por capítulo). - Mas esse número pode variar (fica ao critério de cada um)...

    ResponderExcluir
  7. Hummm... Vejamos...

    A primeira página, geralmente é aquela página que merece destaque (até porque, é a partir já do primeiro quadro que você precisa conquistar o leitor). - O que eu recomendo é usar uma "splash page", que literalmente falando, é uma página ampla onde se faz a primeira ambientação da trama.

    Por exemplo, aqui vai um exemplo de roteiro de uma página de abertura, seguido pelas próximas 2 páginas (na verdade, 3 páginas):

    Página 1

    Primeiro quadro: Imagem paronâmica de meia página, mostrando uma rua movimentada vista do alto. - Ao longe temos vários prédios antigos, e o céu está carregado de nuvens, como se a qualquer momento fosse cair uma tempestade.

    Segundo quadro: Sem mostrar o rosto, vemos uma jovem caminhando apressada pela calçada. Em suas mãos, ela carrega vários pacotes.

    A moça tem cabelos longos e soltos, e veste uma blusa florida, sandálias e calça jeans apertada.

    Terceiro quadro: A mesma moça reclama "Estou atrasada!" - Algumas das caixas escorregam das mãos da jovem.

    Página 2

    Primeiro quadro: A moça diz: "Era só o que me faltava", enquanto se inclina para pegar os pacotes caídos pela calçada.

    Segundo quadro: Um rapaz alto e de cabelos longos se aproxima (de costas), e pergunta: "Posso ajudar?" - A moça está com a cabeça baixa, e não repara direito no rapaz.

    O personagem aparece por entre sombras.

    Terceiro quadro: A garota, ajoelhada na calçada pegando seus pacotes, olha sem jeito para o rapaz, e fica com o rosto corado.

    O personagem ainda aparece por entre sombras.

    ----

    Enfím, nesse exemplo, detalhes como tamanho de cada quadro ou posicionamento, nesse caso, ficam ao critério do desenhista... Mas a quantidade de detalhes fornecidos, isso já permite que quem vai desenhar, tenha uma boa idéia de como construir a cena.

    Mas percebem? Quadro a quadro, o autor deve dar o máximo de detalhes para o desenhista. - E no caso de dúvidas, o desenhista não deve (e nem pode) ter vergonha de perguntar para o autor/escritor da obra.

    Bom, esse assunto de roteiros é pano pra muitas mangas... Mas a Nane já disse o básico (e o principal), e eu acho legal que ela esteja aqui, dividindo com todos nós as experiências que ela está tendo nesse meio!!!

    Errr... Escrevi tanto que até acabei perdendo o fio da meada!!! XD Sorry Nane!!!

    Mas gostei muito da tua postagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, F.D.!

      Muito bom seu comentário! Espero que as pessoas interessadas leiam tudo. É muito bom ter o lado do roteirista nas minhas discussões do Cappuccino, e fico feliz por estar no caminho certo.

      O Cappuccino é isso aí... um lugar para as pessoas se reunirem e bater papo sobre as coisas. Quando eu queria conversar com a Suco chan, sempre a chamava para tomar um Cappuccino. Agora o mundo todo pode tomar Cappuccino comigo e fico feliz que você também esteja curtindo esse espaço.

      Abraço, volte sempre! \o/

      Excluir