quinta-feira, 19 de abril de 2012

Storyboard e Arte final

Ei galera!

No post anterior comentei sobre o processo de adaptação do roteiro para o storyboard. Agora, vou falar sobre a etapa seguinte: arte final.

Ao apresentar os rascunhos para o roteirista, ele pode propor alterações no desenho. Ou porque você não conseguiu representar corretamente a ideia dele (não é um erro mortal, relaxe se isso acontecer), ou por achar que poderia funcionar melhor do outro jeito, ou por melhor fluidez na leitura do quadros, etc. É importante ajeitar tudo que for possível enquanto a coisa está à lápis. Tudo bem que hoje em dia o computador faz milagres com o Ctrl+Z ou com a borracha virtual... mas é sempre bom ter o mínimo de trabalho, né? (Não é preguiça! Muito pelo contrário, é busca por melhor rendimento - ou seja, quanto menos trabalho eu tiver numa etapa, mais etapas vou cumprir em função do tempo.)

É preciso que no mínimo um de vocês (desenhista / roteirista ) tenha conhecimento sobre quadrinhos. E com conhecimento eu não quero dizer "leitura frenética" apenas. Me refiro a bases bibliográficas, conhecimento teórico, estudo da estética, etc.

Ok, vamos parar de blá blá blá e ver o resultado da minha página! =P

Etapa 1 - Aqui foi discutido o storyboard. Em função do roteiro, alguns balões foram modificados. Houve também alteração no penúltimo quadro da página. Ao escrever o roteiro, o meu colega não especificou onde e como o faraó construiu a pirâmide de palitos. Eu imaginei uma pirâmide grande, mas na cabeça dele, a pirâmide era pequena e ficava em cima da mesa.


Etapa 2 - Resolvido o "problema" com o desenho na etapa anterior, foi discutido quais quadros formariam a página definitiva. As escolhas foram feitas de acordo com testes de composição, fluidez do texto, ordem de leitura...


Etapa 3 - Escolha de cores e letras. Também chegamos a este resultado depois de testar várias opções de paletas de cores e de testar algumas fontes comics da vida. Fazer tudo isso em uma semana foi cansativo! Aqui está sendo mostrada apenas o processo de composição da primeira página, ao todo são quatro páginas.


Nane, cadê as outras três páginas? Estão escondidas! xD Brincadeira. Achei melhor postar no Cappuccino apenas a prévia do que será postado no blog da disciplina depois. Além dessa história completa, você poderá ler as histórias de todo mundo que deu o sangue nesse trabalho! \o/

Até a próxima! o/


4 comentários:

  1. Você levantou um ponto importante (que muita gente ignora), que é o posicionamento dos balões e quadros de diálogos! - Isso é algo primordial, e que já deve ser levado em conta desde os primeiros rascunhos de um projeto.

    Medir o tamanho dos quadros, ver onde (em termos de localização da página) que cada balão fica melhor! Enfím, evitar "poluir" demais a ilustração, e ter cuidado para que a fonte seja nítida e que tenha relação de harmonia com as ilustrações apresentadas na página...

    Pois é, as vezes são detalhes assim (pequeninos detalhes), que no final fazem toda a diferença!

    Falando nisso, a escolha da paleta de cores (ou melhor, a "elaboração" da paleta de cores também é um detalhe importante na composição visual de uma HQ), e que eu espero que futuramente, a dona Nane possa se aprofundar um pouquinho mais nesse assunto! (Pode, não pode?!) XD

    Ah sim, me desculpe pela pergunta Nane, mas essa página que você postou aí em cima já é o produto final? (Só por curiosidade)...

    ResponderExcluir
  2. Ah sim! (n__n) errr... Sabe Nane, eu tinha perguntado isso (se já era o produto final), pois (desculpe mesmo pelo meu comentário), mas é que eu achei algumas dessas fontes um pouco pequenas demais (e isso dificulta um pouco na hora da leitura). - Mas eu não sei ao certo se o tamanho da página postada, é o tamanho da página no original (pois as vezes o blogger reduz um pouco a imagem)... Bom, por via das dúvidas, acho que vou consultar um oftalmo! (>__<)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O formato real da página é maior.
      E no formato impresso também muda completamente.

      Excluir