sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ordem de leitura e um pouco mais

Olá!
Estive um pouco distante do Cappuccino durante um tempo, pois estava trabalhando em uma história em quadrinhos sobre Design Computacional - que deve ser publicada daqui a algum tempo no blog de Quadrinhos

Hoje o Cappuccino vai ser sobre ordem de leitura e sua importância para o desenvolvimento de uma página de quadrinhos, ou tirinha, charge, etc. Acredito que esse assunto seja importante para aqueles que queiram desenvolver suas próprias histórias algum dia, seja ela no sentido oriental ou ocidental.

Sentido de leitura oriental
É o sentido de leitura dos mangás - quadrinhos japoneses¹ -, da direita para a esquerda, de cima para baixo;

Página de Naruto - Masashi Kishimoto

A leitura no oriente é feita assim porque essa é a ordem do desenrolar de um pergaminho, e até hoje - embora as publicações tenham o formato de livro europeu que conhecemos, com páginas e capa - essa ordem de leitura permanece. Não a toa os mangás publicados no Brasil mantém tal característica. Ahhh... e não pensem vocês que Super Homem é lido no Japão da direita para a esquerda, tá? Eles não profanam a ordem de leitura da outra parte do mundo; como nós, os japoneses se esforçam um pouco para ler no sentido inverso... se bem que, não há no Japão consumo substancial de quadrinhos estrangeiros.

¹ - lembrando que mangá (マンガ) é a palavra japonesa equivalente à história em quadrinhos. Então, querido otaku, não corrija seu amigo quando ele disser "vou comprar os quadrinhos de Naruto para ler".

Sentido de leitura ocidental
Nosso conhecido sentido de leitura - da esquerda para a direita, de cima para baixo. Estamos tão acostumados com essa ordem que quase não sabemos sua origem... mas não se preocupe com isso porque eu vou contar resumidamente como a mágica aconteceu:

Antigamente, os romanos escreviam suas coisas em tábuas de madeira cobertas de cera; depois de um tempo, com as viagens e tudo o mais, descobriram que existia uma coisa chamada papiro e começaram a usar isso pra escrever em cima. Como tempo, precisaram arrumar uma alternativa para o papiro, pois este era complicado de ser produzido em grande quantidade. Aí mudaram a base da escrita para os pergaminhos - feitos com couro de animal (inclusive de gente). Como enrolar aquele monte de couro ocupava um espaço absurdo, resolveram encadernar costurando as laterais... e está aí o primeiro objeto parecido com o livro que conhecemos hoje. O resto, galera, é herança histórica de colonização.

Por isso que lemos da esquerda pra direita.

E o que tem meus quadrinhos a ver com isso, Nane?
Tem que errinhos bobos podem ser evitados. Por exemplo:
Turma na Mônica Jovem - MSP

Eis aqui uma HQ que, embora alguns não acompanhem, todos conhecem - Turma da Mônica Jovem. Não entrarei em detalhes sobre a proposta da revista, estou apenas analisando uma página da edição #31. Também quero deixar claro que minha intenção não é pejorar o trabalho do MSP, e sim, analisar criticamente seu trabalho em relação à construção da página acima propositalmente escolhida.

Levando em consideração a nossa ordem de leitura (ocidentaaaaal galerinha do manga, ocidentaaaal!), os dois últimos quadros da composição quebram o fluxo da leitura. Uma vez que nosso olhar percorre a página formando, normalmente, uma diagonal para baixo (começando do canto superior esquerdo e terminando no canto inferior direito) procurando o gancho para a próxima página, temos a diagonal do braço da Mônica conduzindo nosso olhar novamente para cima. Complicou, né?

Em azul o que deveria acontecer e em vermelho o que acontece.

Essa seta aponta para a página anterior, que já foi lida. Mas nosso cérebro, muito sagazmente, conserta esse bug e nos faz continuar a leitura como se nada tivesse acontecido. Tanto é que muitos talvez nem tenham percebido isso até eu falar... porque, se tivessem, a página estaria diferente e talvez nem teríamos o Cappuccino de hoje.

O fato é que a coisa se repete no último quadro da página - os personagens estão "correndo pra trás", quando poderiam correr para o lado direito, servindo como gancho para a virada de página.

As páginas ímpares, na publicação ocidental, ficam do lado direito.

Minha solução seria:

Espelhar, ou redesenhar os quadros - voltando as falas e ações para o lado direito.

Encontro coisas assim nos mangás também, para quem estiver achando que é implicância minha. Usei um exemplo conhecido para aproximar mais da nossa realidade. São pequenos detalhes que fazem a diferença e, assim como eu digo pra minha mãe colocar mais chocolate no bolo, estou pedindo que você melhore cada vez mais a sua produção - seja ela num blog ou nas bancas todo mês.

Eu mesma tenho muito material aqui com coisas bem assustadoras, toscas e profanas, das quais me envergonho completamente de ter feito... mas o importante é que amadureci o meu olhar técnico e crítico tanto para desenvolver meu próprio trabalho, quanto para tentar ajudar aquelas pessoas que também querem crescer.

Espero ter ajudado.
Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Legal a sua dica, Nane! Realmente, ficou mais organizado para ler =)

    ResponderExcluir
  2. Bacana o texto, Nane! Acho que seria realmente legal se você continuasse fazendo esses artigos sobre produção de quadrinhos! ^^

    Abração! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ary!
      Obrigada pelo apoio.
      Escrever sobre produção de quadrinhos é uma coisa que me agrada bastante, e me sinto muito mais à vontade pra falar sobre isso agora.

      Saudações à PADA! o/

      Excluir
  3. 1- Nane, a Coréia do Sul também fica no oriente, e o sentido de leitura deles é igual ao nosso. E lá não é ocidente, mas oriente. As HQs coreanas, também são lidas da esquerda para a direita.

    2- Eu tenho uma edição do Ultimate Spiderman japonesa, e a edição é invertida pra ficar no sentido oriental! Mas eles refazem a arte em alguns quadros, quando é preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 - Então, a primeira versão de Ranma 1/2 lançada no Brasil teve as páginas espelhadas para ser lida no sentido ocidental. Não generalize sua HQ japa do homem aranha.

      1 - Coréia não é maioria; e sabemos que, em termos de estatística, a maioria "vence".

      ;)

      Excluir
  4. Cara. Você me esclareceu uma baita dúvida que nunca ninguém me respondeu. Obrigado.

    ResponderExcluir