segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Gambiarra de Genius!

Olá! 
Fiz uma aposta muito doida quando não tinha muito a perder. Bom, não é novidade pra ninguém (que acompanha o Cappuccino) eu usar uma mesa digitalizadora da marca Genius pra desenhar. Estava juntando uma graninha pra comprar uma Wacom, mas aí meu primo me emprestou a Genius antiga dele - que estava encostada justamente por ele ter comprado uma Wacom xD. Acontece que ela já veio pra cá com a ponta bem gasta e eu terminei hoje de gastar o resto.

Me disseram uma vez que a ponta da caneta Genius não tinha substituição, pois o fabricante não vendia separado e num-sei-que-lá... mas quando estava prestes a abrir minha carteira, pensei: "Será mesmo que essa praga é insubstituível?" (Não usei a palavra "praga"). Como não tinha nada a perder, desmontei a caneta, tirei a pontinha e coloquei um pedaço de papel enrolado pra testar captura da pressão. Pra minha felicidade, o trem não depende de um material específico pra funcionar! 

Sabendo disso, reuni os seguintes ingredientes:
Tenho tudo isso no quarto!

Começa agora  um tutorial besta que eu fiz pra ensinar a substituir ponta de caneta da mesa digitalizadora Genius Mousepen 8x6... Não me responsabilizo se você tentar trocar a ponta de outra coisa achando que vai dar certo também! Além disso, só faça esse troço em casa se não houver alternativa! xD

Modo de preparo:
Tente o "jeito" primeiro...

Cuidado com os botões de contato verde. Eles também podem soltar!

...unhas grandes que precisam de uma manicure urgente! 

Usei a tesoura pra base do palito ficar reta, mas se quiser
quebrar na mão, fique à vontade!

Lixa esse trem direito!
Se a ponta ficar muito grande, vai sair da "zona de captura de pressão" da caneta.

Quase pronto!

Na ordem: ponta de palito, capa azul, botões.

Mais uma gambiarra feita e testada com sucesso! "Mas Nane, e se desse errado?" Aí eu faria meus desenhos do jeito que fiz quase a vida toda: usando papel, lápis, borracha, nanquim... Hehehe

Espero ter sido útil aos desesperados, e até a próxima!
o/

62 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaha ahahahahahha !!! Foda Nane!! Gamibarras sempre haha, que criatividade. se estiver em apuros jasei oq fazer haha

    ResponderExcluir
  2. Haha, muito bem feito o tutorial.

    Eu não sei sobre o tempo de duração de uma ponta da caneta da Genius, mas fabricar a caneta com uma ponta nada prática de remover só pro usuário ter que comprar uma nova, é mancada!

    As pontas da Wacom realmente duram bastante tempo. A minha já tem pouco mais de um ano (de uso não muito frequente, mas tudo bem) e começou a ficar gasta faz alguns meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da Wacom é super simples de remover e é vendida separadamente também. O custo-benefício compensa bastante, mas eu sempre fico adiando essa compra... preciso tomar vergonha!

      Obrigada pela visita! Volte outras vezes! o/

      Excluir
  3. Muito bom!
    Deixou o MacGyver pra na pré-escola!!! Auehauehauehaueh

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu teria desistido sem tentar...mas acho que me serviu de lição...gambiarra quase sempre dá certo!XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gambiarra é uma maneira de se resolver as coisas, não necessariamente a mais correta. Tudo depende da condição de cada um no momento em que o problema surge, e no meu caso foi a preguiça de resolver de outro jeito.

      Excluir
  5. Guria, eu estava pesquisando sobre imagens de aquarela para um painel semântico para um trabalho sobre embalagens kkkkkkk e acabei caindo no seu blog sem querer!

    Achei muito fofinho os seus desenhos e a forma como você se expressa, e adorei essa gambiarra! Se eu precisar algum dia eu farei isso kkkkkkkkkk

    Vou até salvar nos favoritos, adorei o blog! Parabéns ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah! Obrigada Amanda!
      Volte sempre pra um Cappuccino.

      Excluir


  6. Sei que a postagem já é antiga, mas como eu só vi isso agora, então está valendo!

    Mas viu Nane, a minha caneta da Genius foi bem mais simples pra se abrir. Tipo, ela enrrosca: Você faz uma leve pressão na parte de baixo, e gira no sentido anti-horário. E pronto, o local onde se posiciona a ponta já está liberado! (Praticamente, o inverso do que se faz pra se ter acesso ao local onde se põe a pilha).

    Mas pelo visto, acho que existem algumas diferenças físicas entre essa caneta que você tem, e a minha (mesmo que as duas sejam do mesmo modelo de tablet). - E a minha, lembro que veio com 2 pontas-extras.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa minha, não é "minha". Me emprestaram por tempo indefinido. A caneta estava danificada e ponta bem gasta, então fiz o que foi possível. Realmente não é difícil retirar a ponta da caneta, mas como eu não sabia se era trocável ou não, fique com receio de estragar. Hehehehe xD

      Você é a primeira pessoa que eu conheço que comprou uma Genius com pontas extras! Parabéns pela compra! \o/

      Excluir
  7. Nane, a partir do modelo GPen 4500, todas as tablets da Genius vem com duas pontas-extras! (Se alguém comprou sem vir, melhor reclamar na loja!)

    Tipo, indo na própria página da Genius, eles te mostram as especificações técnicas... Dá uma olhadinha aqui:

    http://www.geniusnet.com/wSite/ct?xItem=16830&ctNode=174&mp=1

    Package Contents:
    G-Pen 4500 tablet
    Cordless wheel mouse includes one AAA battery
    Cordless pen includes one AAA battery
    Quick installation guide
    CD includes:
    - Tablet driver (includes electronic user's manual)
    - Mac driver (includes electronic user's manual)
    - PenSuite programs
    - Adobe Photoshop CS (Trial)
    - Corel Painter IX (Trial Version)
    Pen Tips x 2
    Pen-tip-remover x 1

    Tá vendo alí, "pen tips x 2", ou seja, vem com duas pontinhas extras! =D


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai ver a minha ou é do modelo anterior, ou gastaram as 3 pontas antes de me emprestar. xD

      Independente disso, fica a dica: dá pra trocar por palito de dente.

      Excluir
    2. faz isso nao palito pode quebrar tira a ponta velha poe uma pouquinho de cola de silicone quente na ponta virada para baixo ^^ tens facebook

      Excluir
    3. Não quebrou nada até agora. Acho menos arriscado que pingar cola, pois a facilidade pra trocar depois não é a mesma. Todos os desenhos feitos da data deste post até hoje foram feitos com a ponta de palito de dente e eu acredito que tá tudo bem resolvido.

      Como disse lá no "tutorial", não uso o palito inteiro. Corto um pedaço, encaixo na caneta e depois ainda lixo a ponta do palito até chegar num tamanho adequado para trabalhar.

      Não tenho facebook.

      Excluir
    4. na verdade nunca fiz isso um colega meu disse que faz assim,acabei de compra uma mesa e com duas semanas de usa ja percebi desgaste na ponta o que eu percebi e que a mesa e aspera vou testas se escapar a mesa com um papel vai ter menos desgaste.

      Excluir
    5. Dependendo da superfície de contato, o desgaste pode ser maior ou menor. Plástico é mais liso que papel, mas não sei se encapar a sua mesa vai causar algum problema de contato ou de domínio da ferramenta.

      Enfim, existe a opção de comprar as pontas separadamente. Eu não fiz isso porque nunca tenho dinheiro quando preciso dele. =P

      Não se desespere com a história da ponta da caneta agora. Aproveite mais um pouco o seu brinquedo. =)

      Excluir
  8. Nane, estava pesquisando sobre canetas para mesa digitalizadora e acabei chegando no seu blog. Haha em 2014 na matéria de 2012! Enfim, amei a postagem! E tenho uma dúvida: por exemplo, uma caneta wacom funciona numa mesa Genius? Pq é horrível de encontrar essas canetinhas e só achei da wacom!
    Ahh, parabéns pelo blog e pelo post! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrar material da Genius vendido avulso é uma dificuldade mesmo, por isso que resolvi o problema da ponta usando palito de dente. rs Já fiz os testes pra ver se uma mesa detectava a caneta da outra e isso não aconteceu. Acredito que a frequência seja diferente, igual fazem com controles remotos para garagem. =P

      Eu não sei o que aconteceu com a sua caneta, mas se não puder resolver com uma gambiarrazinha básica, minha sugestão é investir numa mesa Wacom (vale muito a pena).

      Obrigada pelo comentário e volte mais vezes!

      Excluir
  9. parabéns fazia cinco anos que eu tinha uma genius, parada, devido a este problema, agora ...vou poder usar tranquilamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tudo dê certo pra você também.
      Depois que troca a ponta pelo palito, demora um pouco pra acostumar com a diferença de atrito. Mas quando acostuma, é baba! Fiz uma HQ inteirinha com a ponta de madeira.

      Boa sorte! o/

      Excluir
  10. Olá, eu tenho um problema com a minha Genius, quando eu estou traçando as vezes o cursor sai da zona de captura e fica "preso" na barra de tarefas e depois de alguns segundos ele retorna a sincronia..não sei se é a ponta gasta ou a pilha (não troco a pilha ja faz 1 ano). Gostaria de saber se você teria a resposta desse problema xD. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não tive problema dessa natureza enquanto usei a Genius, mas estar em dia com a manutenção do material é sempre bom para prolongar o uso. Troque a pilha, e se continuar travando, tenta reinstalar o driver ou reconfigurar a mesa (área de captura, pressão da caneta, etc). Espero que alguma dessas opções resolva seu problema. =D

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado vou tentar..não queria ter que comprar outra xD.

      Excluir
    3. Por nada. Se resolver, volta pra contar. =D

      Excluir
    4. Bom resolveu parcialmente mas também eu fiz 1/2 alternativas xD kkk, bom eu apenas reinstalei o driver e está bem melhor, as vezes o cursor se move de novo mas não com tanta frequência demora bastante mesmo, agora tentarei a pilha..lembro que quando comprei no anuncia dizia que a pilha durava 1 ano e como mencionei ja está com 1 ano que comprei. Obrigado pelas dicas e queria dizer tbm que acompanho sue blog a um tempo xD não comento pq sou antissocial até na net..então mais uma vez obrigado e qualquer coisa ou problema recorrerei a vc se não for incomodo.

      Excluir
    5. Ah que bom que foi parcialmente resolvido. =)
      Fico feliz em saber que acompanha o Cappuccino há algum tempo. Sinta-se livre para comentar quando quiser, espero continuar ajudando.

      Excluir
    6. BOm o problema voltou e então fui ao site do fabricante pensando"vai que tem um driver atualizado e eu nao sei?" então achei um driver beem mais atualizado que o meu, ja que eu sempre instalo com o CD que veio, baixei e instalei e até agora esta funcionando normalmente, só corrigindo mesmo..e muito obrigado pela ajuda acompanharei sim e gostaria de saber se vc tem uma page, Obrigado!

      Excluir
    7. Ah que bom que conseguiu resolver o problema! Quando eu precisar usar minha Genius novamente, vou aproveitar essa sua dica e instalar o driver atualizado do site para evitar problemas. =D

      Ainda não tenho page do Cappuccino, mas estou estudando a ideia de fazer uma. Muitas pessoas tem me cobrado, e eu vivo adiando.... xD

      Excluir
    8. Pois cria logo preguicosa '-' kkkkk, pois bem o problema eu não sei bem se era o driver mas por enquanto resolveu..é muito estranho e geralmente para mesas digitalizadoras não tem muita manutenção só espero não ter que comprar outra

      Excluir
    9. Se atualizar resolveu, relaxa. As mesas só costumam dar problemas mais graves se a pessoa descuidar feio, deixar cair no chão, derramar café, essas coisas. Não acho que você precisará comprar outra, mas no futuro o investimento é válido caso queira trabalhar com isso.

      Sobre a página, tudo a seu tempo.

      Excluir
    10. Ahh nisso eu tenho muito cuidado pois eu ja tive um problema quando comprei outra mesa do memso modelo que essa, não sei bem o que era mas o cursor tremia e as pontas extras não funcionavam não sei pq, ai como estavam na garantia não pensei 2 vezes e troquei logo por essa que só veio dar esse problema agora..li em algum lugar que o celular interfere no contato com a caneta e a mesa não sei se é lenda mas por precaução eu to mantendo o celular afastado, sim sim.

      Excluir
  11. Olá Nane,

    Eu guardei a caneta da minha MousePen 8x6 (modelo que você usou na matéria) com a pilha dentro e destruiu totalmente.

    Você sabe como consigo uma caneta para reposição?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei... Dizem que é muito difícil encontrar caneta e pontas da Genius vendidas separadamente, mas eu acredito que não é impossível. Tenta ver em sites do tipo Mercado Livre, em lojas autorizadas ou entrar em contato com o atendimento deles (http://www.geniusnet.com/Genius/wSite/ct?xItem=16268&ctNode=861&mp=5).

      Sinceramente eu não faço ideia de como resolver isso, pois nunca passei por essa situação. Mas acredito que consiga uma resposta dos fabricantes. =P Do jeito que eu sou meio doida e irresponsável, tentaria limpar tudo e remontar a caneta, mas prefiro não te induzir ao erro. Vai que tem salvação mais segura, né?!

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Já havia enviado e-mail ao fabricante e estou aguardando resposta.

      Não dá pra limpar. Está totalmente destruída. Tive de partir ao meio para ver a pilha!!! (que está totalmente fundida ao plástico).

      Quando tiver uma resposta volto aqui para contar o que aconteceu.

      Obrigado.

      Excluir
    3. Nossa, que estrago, heim?!
      Vou aproveitar sua dica e retirar a pilha da minha caneta, que está encostada desde o ano passado. Pena que não pude ajudar muito, mas ficarei muito contente se voltar para nos dizer o que aconteceu.

      Obrigada você por comentar. =)

      Excluir
  12. Acabo de inventar independentemente isso com a minha wacom bamboo. Tive que "afiar" um palito de dentes, diminuir a espessura um pouco, próximo da metade, acho.

    Achei a sensação até mais agradável do que com a ponta original, só tenho medo da possibilidade de quebrar e estragar, sem ter hardware backup ainda, porque pode ferrar com algum trabalho em andamento. Se fosse só hobby, aí tanto faz.

    Mas deve dar para abrir também e arrancar o toco e depois remontar, mas dá um medo de arrebenar algum daqueles fios de arame super sensíveis e perder a caneta toda.


    O pior é que só agora fiquei sabendo que as pontas extras teriam vindo dentro do descanso de caneta, que nunca usei por achar meio inútil (usava uma caixa de papelão/carolina, de uma outra caneta para isso, bem mais segura contra esbarrar acidentalmente, ou gatos subindo na mesa). E talvez esse suporte tenha sido jogado fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante conferir os itens que vem na embalagem para evitar esse tipo de surpresa desagradável. A Wacom oferece possibilidade de comprar pontas avulsas para canetas, então talvez você deva optar por algo mais apropriado, uma vez que seu material é de qualidade muito boa.

      Quando fiz esse experimento com a caneta da Genius, não tinha muito a perder. Daí sempre aconselho procurar o método mais "seguro" antes de sair fazendo coisas irresponsáveis, que nem eu! XD rs

      Espero que não aconteça nada estranho com sua caneta... mas se tiver oportunidade, compre as pontas adequadas, ok?

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
    2. OK. Na verdade veio o suporte, mas não tinham as pontas extras dentro. Acho que talvez no meu caso simplesmente não viesse com o modelo mesmo, que era o mais barato, da wacom mais simplinha (bamboo não-fun).

      Uma outra coisa que usam/recomendam por aí é linha de pesca grossa, monofilamento de nylon.

      Hoje eu estou testando um pedaço de espátula de mexer café, de plástico, que é bem mais conveniente do que qualquer palito pela medida do diâmetro ser bem mais aproximada, só precisa dar uma lixada nas quinas e entra e encaixa, ao mesmo tempo em que é menos macio que o palito (perde menos sensibilidade, que já é baixa no modelo, 300-400-500 níveis, em vez de mil e trocentos da super-artsy-chique), sem ser também duro a ponto de riscar a superfície (ao menos com a força que eu faço, que não é muita, tem gente que pelo que dizem acabam praticamente desenhando em "engraving" na tablet).

      Excluir
    3. Então, o único risco que vejo nesse material da espátula de café é ser um plástico bem sensível, que corre risco de quebrar em mil pedacinhos. Usei o palito pela resistência do material e pela inflexibilidade (que considero até melhor quando a ponta não fica "sambando" na mesa). Lixando direitinho, como mostrei nas imagens do post, a ponta de madeira não arranha a área da mesa. Mas enfim, sempre bom saber como estão resolvendo o problema. Dá um leque maior de possibilidades! =D

      Muito obrigada por compartilhar.

      Excluir
  13. Isso só fuciona com uma Genius?? Pode funcionar com uma Wacom tbm??? A propósito, que blog fofo!! Amei!!Parabéns ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca testei isso numa Wacom, e aconselho que não se faça isso com uma Wacom, pois as pontas podem ser compradas separadamente. Fiz com a Genius porque já era velha, não havia opção de compra de ponta avulsa, e eu não tinha o que perder caso não funcionasse.

      Enfim, vale muito mais a pena comprar a ponta da Wacom do que arriscar perder um material bom fazendo gambiarra.

      Obrigada pelo comentário! Ter outra "chan" por aqui é divertido. rs

      Excluir
    2. Eu amo o sufixo Chan >.< acho fofo ^^ Mas eu compro as pontas no site oficial mesmo??

      Excluir
    3. Pode fazer no site ou em lojas autorizadas. =)
      Dá uma olhada no google ou em lojas físicas perto de onde você mora. Consultar o atendimento ao cliente também é sempre bom.

      Excluir
  14. Nane, estou desesperada! Já procurei por toda web e não encontro quem venda ou deixe baixar o driver da minha mesa digitalizadora genius g-pen 4500. O CD da minha pifou, não responde mais! E não posso comprar outra mesa digitalizadora, só porque o Cd deu defeito.
    O que faço? Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, calma! Muita calma! XD
      No site da Genius tem uma aba para download dos drivers: http://www.geniusnet.com/wSite/sp?xdUrl=/wSite/productDownload/download.jsp&ctNode=85&mp=1

      Nas opções da lateral esquerda, onde tem "Select product line" vc preenche com:

      - Graphic Tablet
      - Graphic Tablet
      - G-Pen 4500

      Depois clica em "search" e voilà! Só escolher a compatibilidade com o seu computador e fazer a festa do download. \o/

      Dependendo de como for, o próprio computador baixa o drive automaticamente quando pluga a mesa, mas se não acontecer isso, basta ir no site da Genius. ;)

      Excluir
    2. Valeu, Nane!
      Fiz como você ensinou e deu certo!
      Um grande abraço e estarei aqui sempre, conferindo suas dicas. :)

      Excluir
    3. Ah que bom que resolveu o problema! ;)
      Seja sempre bem-vinda ao Cappuccino.

      Excluir
  15. Naneeee
    minha caneta parou de funcionar! oque fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu não sei o motivo dela ter parado de funcionar, Yui. Geralmente as canetas param de funcionar quando caem no chão, ou quando são molhadas. Precisa investigar o que aconteceu com ela e procurar a assistência técnica da sua tablet. =)

      Boa sorte!

      Excluir
  16. Uau...que demais...e não é que funciona.
    Muito obrigada pela "gambiarra"...rs.

    ResponderExcluir
  17. não tens uma gambiarra pra quem perdeu o treco dos botões?

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, eu 'tô desesperada, preciso trocar a ponta dessa tablet pra hoje e não consigo desenroscar a parte superior da caneta de jeito nenhum, só empurrar não 'tá funcionando e nem girar :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha abriu sem problemas. Para não estragar a sua, melhor procurar assistência técnica autorizada.

      Excluir
  19. Boa noite, tenho uma genius easy-pen e perdi a caneta, ou perderam para mim e não consigo encontrar na web onde comprar. Moro no Amapá e fiquei sem ação poderias me dar alguma sugestão ou indicação. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Velho!
      Boa noite. Realmente, nunca vi peças da genius sendo vendida separadamente. Então, acho que a melhor sugestão que posso te dar é juntar um dinheiro e investir numa outra tablet.

      Excluir