sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Peanuts

Antes de começar a falar sobre o título do post, farei um pequeno histórico da minha experiência como leitora de tirinhas. Se bem que, acredito eu, não deve ser tão diferente da sua... Quer dizer, acho que começamos a apreciar esse tipo de narrativa da mesma forma: lendo jornal, pulando pra ultima página da revistinha da Turma da Mônica, fazendo exercícios de gramática na escola (quem aqui nunca leu todas as tiras do livro de Português antes das aulas começarem?). 

Encontrar tiras atualmente na internet é muito fácil, mesmo assim, foi com os livros impressos que comecei a "estudar" de fato a personalidade de cada personagem que conheci na infância... como as tirinhas seriadas se comportam num jornal; como deixar de comprar o jornal por um dia faz uma diferença danada pra entender as tirinhas do dia seguinte; como os autores programam a piada certa para o dia certo. Isso é lindo demais!

Pois bem, vamos falar de Schulz e Peanuts agora:
Charles M. Schulz é o autor de Peanuts - série que conheci há anos nos livros de gramática e depois acompanhei na versão animada para TV, com os especiais da "garotinha ruiva", "a grande abóbora", "o Natal de Charlie Brown", etc. Recentemente ganhei o quinto volume da coleção de livros Peanuts Completo num sorteio pelo Twitter. Cada livro possui 2 anos de tirinhas diárias que Schulz publicava no jornal - e foi pensando nisso, que passei a conhecer melhor o autor e admirar ainda mais seu trabalho.

Peanuts Completo vol 5 - editora L&PM

Eu já estava de olho nessa coleção desde a primeira vez que vi na loja, mas fui adiando a compra (igual faço com a tablet). Cada volume custa aproximadamente um combinado de sushi e sashimi de 58 peças! E como diz o ditado: Hana yori dango! xD Brincadeiras à parte, eu achei o preço justo! É uma coleção muito bem feita, com ótimo acabamento... vale a pena.

Como é Peanuts?
É triste! Quer dizer, quando você lê 5 tirinhas, você acha engraçado e reflexivo... Mas quando se lê 730, você começa a se sentir deprimido. Charlie Brown é um personagem deprimido e os amigos não ajudam muito para que essa situação mude. O humor consiste (na maioria das vezes) na depressão de Charlie Brown, mesmo que esse tipo de coisa não tenha lá muita graça de verdade. =/

Aprendendo a ficar deprimido... mas que puxa!

Schulz criou ao longo desses anos um mundo com personagens que evoluem e crescem. Todos eles com personalidades diferentes e que carregam os "defeitos humanos" com o jeito inocente de uma criança. No fim das contas, rimos e paramos pra pensar nos nossos erros como pessoas. Acho que é um mundo em que não seria agradável se identificar com algum dos personagens, mas eles nos são apresentados de forma tão simples e graciosa que acabamos por nos afeiçoar facilmente.

E daí?
E daí que, após minha fase de leitura intensa de Peanuts, pude brincar de entrar nesse mundo, e, ligeiramente revoltada (e contraditoriamente orgulhosa) com o "jeitinho brasileiro" de fazer as coisas, fui desabafar minhas frustrações num universo paralelo que me permite isso.

Fica aqui minha homenagem a Charles Schulz, quem eu tive o prazer de conhecer e admirar ainda mais o trabalho que fez. E fica também meu sincero respeito aos que vivem de tirinhas, pois não é um trabalho fácil e não é pra qualquer um.

 
 

Até a próxima! o/

10 comentários:

  1. Conheço mais o Charles Schulz pelo personagem Snoopy. Deu vontade de conhecer toda a turma agora. Bela homenagem! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, viu!
      Natal tá chegando, peça pra família os livros da coleção de Peanuts Completo... nem sei pq dei o mole de não ter essa ideia pra mim antes! Poderia ter pedido no meu aniversário. (>.<)

      o/

      Excluir
  2. Eae nanee! mt bom o post, gosto bastante de peanuts,tenho dois volumes desse ae o azul e o vermelho,imagina a depre q n fiquei lendo hahaha,brinks.
    parabens pelas tirinhas :D e pelos ultimos posts tbm, n tava entrando mt no blog ae li tudo acumulado haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha... pra se recuperar, recomendo uma dose de Bill Watterson! Não tem como continuar deprimido lendo as tirinhas com Calvin.

      Agradeço por ter lido tudo! XD
      Volte sempre! o/

      Excluir
  3. Peanuts!!! Meu amor e meu vicio!! ainda não tenho essas compilações , portanto não preciso nem falar sobre inveja né? Brincadeira , adorei a matéria , esse quadrinho é muito importante na minha vida e na minha carreira como desenhista. Acredito também que ela tenha formado opiniões e ajudado muitas pessoas mais por ai. Parabéns...
    Felipe Sena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xD
      Podemos ver claramente sua paixão por Peanuts no seu trabalho com tirinhas, Felipe. Hugo parece ter o mesmo espírito!

      Acredito que, mesmo não sendo influenciado pelo estilo, todo mundo que gosta de tirinhas ou que trabalha com quadrinhos de alguma forma, precisa ler e estudar Peanuts.

      Repertório é o que há!
      Até mais! o/

      Excluir