sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pelo mundo: Portugal

Nane e Hugo Damas - Torre de Belém
E aí, beleza?
Hoje estou aqui  em Lisboa, tomando Cappuccino com o "aspirante a roteirista de sucesso" Hugo Damas, quem conheci através da Padawan Paula (LabPC) - que atualmente trabalha com ele desenhando a webcomic Torven X. Na conversa, falamos não só das Bandas Desenhadas (HQs) que escreve, mas também sobre a visão dele sobre o mercado de quadrinhos em Portugal.

Torven X e Aegis Omega
Essas são as duas "bandas desenhadas" que o Hugo Dantas escreve atualmente. A primeira, possui a Padawan Paula como desenhista, a segunda é desenhada pelo norte americano Matt Johnson. Você pode ler as HQs clicando na imagem abaixo.


Aspirante a roteirista de sucesso? (õ_o)
É que mesmo escrevendo duas séries e investindo numa nova empreitada, Hugo Damas não se considera ainda um roteirista de sucesso. Para ele, sucesso é quando se tem colaboradores dispostos a trabalhar com você, além de ter o trabalho reconhecido e publicado. Apesar de não ter ainda publicado formalmente suas histórias, Hugo se anima com a possibilidade de viver de sua escrita devido à colocação das suas HQs no hanking de leitura do site e a quantidade de fãs que conquistou.

"Estou no mesmo poço de lama que o resto dos milhares, 
só tive a sorte de agarrar uma ou duas cordas."

Mas minha surpresa veio ao perguntar pra ele se pretendia fazer "escritor de HQ" sua profissão principal, pois a resposta enigmática foi "Não. ...e sim.". Daí ele me disse que escreve roteiros para quadrinhos por afinidade com a linguagem, mas que seu objetivo mesmo é ser story-teller.

Por que inglês?
Aqui no Brasil, quando expomos nossas "habilidades" na internet, o sucesso começa de dentro do país pra depois sair. Podemos citar como exemplo o roteirista Estavão Ribeiro, cuja história Pequenos Heróis (que fez sucesso aqui no Brasil) é hoje vendida em outros países! Acostumada com essa ordem de acontecimentos, perguntei ao Hugo por que ele começou suas histórias em inglês, me dando a entender que pretendia primeiro abraçar o mundo.

Ele explicou que desde muito cedo começou a escrever em sites de RPG para interagir com outros escritores, e que seu contato com filmes estrangeiros também o ajudou a pegar certa fluência no idioma, a ponto de não conseguir imaginar um diálogo ou um grito de desespero tão impactante numa história se não fosse em inglês. Outro fator que influenciou nessa escolha, foi o discurso de seu pai - "dirija-se ao mundo lá fora." (ou algo do tipo).

Como funciona em Portugal?
Interessada nesse ponto de vista, perguntei sobre o mercado de quadrinhos em Portugal, principalmente onde ele mora, que é perto de Lisboa. A resposta foi que há publicações portuguesas de quadrinhos sim, porém são publicações de pouca relevância no mercado. É mais comum o consumo de HQs que vem de fora, como DC, Marvel, Turma da Mônica... E pasmem! Hugo começou o seu contato com quadrinhos lendo Turma da Mônica na infância.

Disse ainda que quem quer viver de quadrinhos profissionalmente em Portugal precisa ser muito apaixonado pelo gênero, e que o mercado de jogos é mais atraente que o de HQ. E os apaixonados por quadrinhos que conhece trabalham em projetos internacionais.

O que uma pessoa precisa pra trabalhar com quadrinhos?
Pra Hugo Damas, primeiramente a pessoa deve se certificar que é esse o sonho dela. Tanto roteirista quanto desenhista precisam se dedicar ao máximo àquilo que sabem fazer, e não devem confiar apenas no talento. Disciplina para a produção é algo fundamental, pois, ao contrário do que possa parecer, trabalhar com quadrinhos é muito trabalhoso.

"Tem que ter o amor e o sonho, se não vão parar.
Não há espaço para todos."

As vezes uma pessoa pode desenhar muito bem, mas sofre para fazer uma página de quadrinhos. O bom escritor, por sua vez, não é definido apenas por ter uma boa ideia... essa pessoa precisa saber escrever sobre essa boa ideia e garantir que seja inédita, e precisa também agradar uma grande quantidade de pessoas.

"(...)Se você não consegue fazer uma página sem se cansar, 
e tendo acabado, não se sente realizado, esqueça.
(...)Se você não consegue escrever 100 páginas numa semana, 
de duas histórias, sem se cansar e, tendo acabado,
não se sente realizado, esqueça."


E os famosos Pasteis de Belém?
Você só encontra em Belém! xD

Espero que tenham gostado do especial Cappuccino pelo mundo: Portugal!
Até o próximo! o/

10 comentários:

  1. Respostas
    1. (e agora estou com vontade de comer Pasteis de Belém!)

      Excluir
    2. Valeu, Caparica!
      Agora preciso arrumar uma oportunidade de viajar de verdade pra Portugal e ver tudo isso de perto. Desde as publicações até os pasteizinhos de Belém!

      =)

      Excluir
    3. Não deve ser nem de longe a mesma coisa, mas há uma rede fast food que vende Pasteis de Belém...

      Excluir
  2. Adorei!! ^_^ E o Hugo Damas tá parecendo Ash! (tinha q falar isso XD)

    ResponderExcluir
  3. Alguma coisa errada aconteceu com meus feeds. Ontem este post e o anterior não estavam aparecendo. :( Anyway...

    Gostei muito da entrevista. As citações que encerram o texto são de fato tudo o que alguém precisa ter na cabeça quando entra pra esse mundo: Há alguns dias comecei a produzir material para um teste como arte-finalista em uma produtora. O volume solicitado é grande e ainda não consegui finalizar metade do material, pois de fato, é extremamente cansativo e trabalhoso, demandando horas do meu tempo livre (É, eu não trabalho como ilustração, uso meu pouco tempo livre pra isso). E justamente quando a sombra do desânimo começa a pairar sobre as nossas cabeças...

    "Tem que ter o amor e o sonho, se não vão parar. Não há espaço para todos."

    Isso diz tudo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal você comentar isso. Muita gente começa a querer trabalhar com ilustração ou quadrinhos simplesmente porque "gosta". Todo trabalho é cansativo e estressante, então você precisa ir além de "gostar" e ter disciplina pra cumprir demandas.

      Não há espaço pra todos mesmo! Acho que a primeira coisa que se deve pensar é "quero viver disso?"; se a respostar for "sim", aí mergulhe de cabeça e tente ser um dos melhores.

      Até mais! o/

      Excluir