terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conservação de livros

O Cappuccino de hoje é sobre uma grande preocupação que tenho em relação a conservação de impressos. No título do post usei a palavra "livros", mas as dicas que darei se aplicam a qualquer encadernado que você tiver em casa. Inclusive, usei meus mangás como exemplo para as fotos.

Há alguns dias tentei vender umas revistas da Turma da Mônica Jovem num sebo e notei que, com um ano de "uso", as revistas desvalorizaram 6 vezes mais que um carro! Eu não tenho dados quantitativos para embasar minha afirmação, mas no caso que vivenciei foi exatamente isso que aconteceu.

Média de desvalorização por ano.

Claro que o objetivo de um sebo é vender livro por um valor muuuuuuito menor que na livraria, mas poxa vida... será que a conservação do impresso não pode influenciar no valor da revenda? Eu recusei a oferta e voltei pra casa, afinal, mesmo querendo "me livrar" das revistas, prefiro dar de presente para alguém que valorize do que sair em tamanho prejuízo.

Antes de começar a dar as dicas de conservação, quero fazer uma pergunta: Qual a diferença entre os mangás abaixo?

Aparentemente nenhuma, né?

Eu havia comprado o volume 6 de Chobits num sebo certa vez, e esquecendo completamente disso tempos depois, comprei o mesmo volume numa livraria. No sebo em questão eu paguei um valor muito próximo ao valor original do mangá, e na livraria, paguei o valor da capa. Agora mostrarei a diferença:

Tcharaaaaam! Quantos perdigotos!

Ao contrário do que alguns pensam, essa mancha amarelada que aparece nos livros não são marcas de velhice, e sim sinais de má conservação. A prova disto é a foto acima, em que os mangás tem a mesma idade! O que ocasiona esse amarelado feio nas páginas são os perdigotos - gotículas de saliva, suor, gordura e demais fluidos corporais, que carregam inúmeras bactérias. Estas umedecem e oxidam o papel formando manchas medonhas e um cheio desagradável. Outra mancha comum de se encontrar são as de fungos, que são muito mais escuras, mas também são ocasionadas pela umidade.

Até agora eu nunca consegui remover as manchas das páginas, mas consegui cortar o desenvolvimento passando algodão com alcool nelas. O método mais eficaz de ter uma coleção limpinha é conservando sua limpidez e manuseando os impressos com cuidado. Além de não tossir, falar ou espirrar nos seus livros, é preciso mantê-los longe de poeira e traças.

- Ingredientes:
Conservar é muito simples, mas requer algum gasto extra.

Sacolinhas plásticas de tamanhos variados.

Essas sacolinhas são facilmente encontradas em lojas de embalagens. O pacote da esquerda vem com 100 unidades e comporta um mangá ou um livro formato de bolso; o rolo da esquerda vem com não-sei-quantas sacolas grandes, onde podem ser acomodadas até 12 volumes de mangas, com sobra.

- Modo de preparo:
Como disse lá em cima, usei meus mangás para demonstrar as etapas de cuidado com impressos, mas isso se aplica a livros, revistas, etc. A fim de não me perder, usarei sempre a palavra mangá, mas se o seu caso for outro, substitua mentalmente as palavras.

Trocando as sacolinhas.

Alguns mangás são vendidos já com um plástico em volta, mas eu prefiro trocar para uma sacola mais folgada para que haja camada de ar em volta do encadernado. Essa camada de ar evita atrito da capa com o plástico impedindo que a impressão seja danificada. Pelo mesmo motivo não recomendo o uso de plástico filme.

Muito cuidado aqui!

Não sopre a sacolinha para abrir, use as mãos! Ali em cima eu falei sobre os perdigotos... se você soprar dentro do plástico, vai infestar o ar de bactérias e seu trabalho será em vão. Lembrando também que é mais eficaz guardar um mangá por plástico.

Não faça isso!

A melhor forma de acomodar mangas em prateleira é horizontalmente, ao contrário da forma mostrada acima. Existe uma força que atua sobre os corpos chamada "gravidade", e se o peso (massa + gravidade) de uma coisa não for bem distribuída numa área, essa coisa deforma. O mangá na vertical possui uma área de base é muito pequena, por isso, se for colocado simplesmente em pé na prateleira, ele vai empenar fácil.

"Mas Nane, eu acho tão lindo uma prateleira com as lombadas dos livros lado a lado... Como faz?" - Simples, vamos precisar de duas coisas: 1) colocar mais um plástico envolvendo o mangá, desta vez de cima para baixo. Dessa forma seu mangá não pegará poeira em cima, nem ficará aberto embaixo para passagem de traças.

Vista uma sacola de baixo pra cima e outra de cima para baixo

2) não deixe espaço entre os mangás, mantenha tudo bem firme e justo na prateleira. Se o espaço for bem maior que a quantidade de mangás que tiver, alguns pesos laterais podem ser usados para dar essa firmeza. É importante que fiquem bem unidos para formar uma espécie de bloco cuja base comporta a ação da gravidade.

Há disponível no mercado diversos modelos de apoiador de livro

Eu até organizaria minhas coisas em prateleiras se meu quarto tivesse alguma. Atualmente meus mangás ficam dentro de um baú de plástico duro, e meus livros numa gaveta gigante debaixo da cama. Um dos meus sonhos é ter aquela biblioteca do castelo da Fera (A Bela e a Fera - Disney) um dia. xD

Por hoje é só! Qualquer dúvida, deixe um comentário ou envie email.
Até a próxima! o/

18 comentários:

  1. Queria ter metade desse cuidado pra guardar minhas coisas... hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querer já é meio caminho andado para conseguir, Abel.
      Acho que suas coisas merecem cuidado. =)

      Obrigada pela presença!

      Excluir
  2. Comprei atualmente as sacolinhas para embalar os meus mangás, e devo fazer isso assim que tiver um tempinho. Não sabia dos Perdigotos, fiquei bastante assustado com isso. Só uma dúvida: - Ao invés de usar duas sacolas em cada livro, não poderia estar fechando com fita adesiva? É só uma dúvida que me surgiu mesmo.

    Abraços e estou acompanhando o blog!^^

    Kissus
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, não tem problema.
      Mas se for usar fita adesiva, compre "fita mágica".
      Ela é mais cara que durex ou fita crepe, mas não perde a cola, não amarela e nem danifica as sacolinhas, permitindo abrir e fechar quantas vezes quiser.

      Outra alternativa mais cara e difícil, porém eficaz, são as sacolas com zip lock.

      Como guardo meus mangás em local fechado e "seguro", não me preocupo com o fechamento das sacolas individuais. ^^

      Abraço, volte sempre! o/

      Excluir
    2. Olá Nane!

      Vim por meio do blog do Taka, e devo comentar que a fita mágica perde a cola sim. Sou usuária da fita mágica há anos (coisa de 12 anos), e elas não ressecam nem amarelam como uma comum, mas ela estraga com o tempo. No entanto, sempre se pode substituir a fita velha após algum tempo, com maior facilidade que uma comum. A marca que uso é a 3M.

      Vou aparecer aqui mais vezes! ;)

      Excluir
    3. Bah! Tudo perde a cola um dia... até a fita mágica, mas a demora pra perder a cola é uma vantagem significativa, além de não amarelar, é claro! Acredito que a substituição é o de menos nesse caso, já que a medida de prevenção já foi tomada.

      Obrigada pela dica! Apareça sempre!!! \o/

      Excluir
  3. Caramba Nane, quanto conteúdo! O.O

    Lembra uma vez que comentei contigo, dizendo que você deveria investir mais em posts assim? Você escreve muito bem e seus textos são muito bons e úteis! Mas acima de tudo, você passa um carisma muito grande no seu trabalho! Tava com saudades de entrar aqui no blog! ^_^

    Enfim, rasguei seda pra caramba, mas seria injusto se eu não elogiasse o seu trabalho! XD Peço mil desculpas por não estar vindo muito aqui, mas é a falta de tempo mesmo. Sempre que der passo aqui pra dar um feedback! =P

    É isso. Abração, Nane! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ary!
      Notei seu desaparecimento no Cappuccino, mas compreendo que deve tá tudo muito corrido pra você ultimamente. Espero que as coisas se resolvam. =D

      Ah, eu tô gostando demais da série do Marco Parlla no Mistiras! Quero só ver quando começar a de Um Teco (vc não desistiu disso né?)...

      Abração, Ary!
      Sucesso!
      o/

      Excluir
  4. Preciso muito fazer isso, pois tenho revistas e livros que não quero perder e onde eu moro sofre-se bastante com mofo! Valew pela dica, excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mofo é uma tristeza, pq além de deixar feio, ataca a rinite.
      Que bom que as dicas ajudaram, fico feliz.

      Boa arrumação! o/

      Excluir
  5. Oi Nane,meu nome é Luana e sou nova por aqui, mas gostaria de saber a sua opinião sobre onde guardar livros e mangás. Estantes? Armários? Caixas? A onde é o melhor lugar para ficarem protegidos? É melhor os lugares com ventilação ou em lugares menos expostos? Agradeço desde já pela atenção. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luana!
      Não considero a existência de um local ideaaaaal pra guardar livros e mangás. Se a pessoa tiver zelo, pode guardar os livros e revistas onde achar mais adequado.

      Se for:
      armário: abra-o de vez em quando para arejar - isso evita proliferação de mofo por causa da umidade.
      estante: mantenha a estante limpa e os livros protegidos e dispostos segundo as dicas que dei neste post. Não é bom que essa estante pegue muito sol, pois desbota as cores da capa dos seus impressos.
      caixas: mesmo cuidado do armário - tire de vez em quando para arejar; além disso, caixas de papelão não resolvem, pois são um verdadeiro banquete para traças e baratas.

      Eu gostaria muito de colocar meus mangás e livros num armário, mas não tem espaço pra isso no meu quarto. Atualmente meus mangás ficam num baú de plástico grande e meus livros dentro de uma gaveta debaixo da cama.

      Qualquer coisa, pode mandar email pro endereço do meu perfil. =)
      Volte sempre! o/

      Excluir
  6. Nane,

    Já deixei um comentário acima, este é só para dizer que sou uma das que tem o seu mesmo sonho: a biblioteca da Bela e a Fera!
    Minha maior tristeza foi ter emprestado, um dia, para uma colega de sala de aula, um livro antigo e raro de contos de fada. A menina nunca mais me devolveu...
    Espero um dia poder encontrar uma cópia do livro...

    Se você souber de mais dicas de conservação, recuperação de livros/mangas, poste! Ajudou muito!!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo seu livro desaparecido. =/
      Eu passei por situação parecida. Me pediram uma revista de desenho emprestada e nunca mais a vi.

      Pode deixar que postarei novidades sobre recuperação de livros em breve!

      Abraço! o/

      Excluir
  7. Eu também tive que me livrar das minhas turmas da monica jovens 2 anos atrás, mas acabei dando quase de graça! Troquei por mangás no sebo, evangelion, princess ai e uma revista antiga de mangá chamada animax até valeram a pena, mas não sei o que eu tinha na cabeça pra trocar por ramma 1/2... Eram umas revistas enormes, invertidas para ter sentido de leitura de gibi, e bem finas!!! @_@
    Sou mais uma que soube do seu blog pelo takamura...^^"
    Tenho muito cuidado com meus mangás e guardo-os assim mesmo,com duas sacolas em sentidos diferentes, num mini-armário com porta de vidro que tem na minha mesinha de tv. Mas sobre os perdigotos... isso me assustou! tenho uns mangás antigos aqui, que arrumei num sebo, eles são amarelados e me atacam alergicamente!!! Passar algodão com alcool não danifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Até que fez bom negócio no sebo! Queria ter dado essa sorte, mas os daqui desvalorizaram muito o meu trabalho em ter conservado as revistinhas por tanto tempo.

      Eu conheço essas revistas do Ranma que você está dizendo. Foi a primeira tentativa de publicação do mangá aqui no Brasil, creio eu. Cada revista contem 1 capítulo. Agora, os mangás que a JBC está vendendo é certinho, tem um monte de capítulos por volume e é bem bom levando em consideração o custo das coisas aqui.

      Passar algodão com alcool não danifica, mas precisa ter cuidado. O algodão não pode estar encharcado de álcool, apenas umedecido. Não precisa esfregar o algodão no papel, pois isso talvez faça a impressão manchar. Nas areas brancas do papel pode dar uma esfregadinha. Isso não remove as manchas dos perdigotos, mas com certeza te fará espirrar menos! Vai por mim, sou alérgica a tudo.

      Outro pulo do gato é deixar os mangás dentro de um plástico ou caixa fechada com o chumaço de algodão com alcool. O álcool vai evaporar e fazer a mágica acontecer.

      Espero ter respondido sua questão.
      Volte mais vezes! o/

      Excluir
  8. Oi Nane...muito legal seu Blog...tenho que discordar sutilmente na importância dada aos "perdigotos", embora certamente vilões e contribuintes contumazes para a deteriorização das suas publicações, o vilão maior ainda é invizível e onipresente sem ser divino...trata-se da umidade relativa do ar! Livros gostam de viver a 65% e por volta de 23 graus C, desta maneira, um colecionador não deveria viver em Manaus (risos).
    Eu coleciono livros...primeiras edições do Drummond, Bandeira e Mario de Andrade, muitos deles com mais de 90 anos...poucos ainda são "virgens" de manchas que vem da umidade, acidificação e má qualidade do papel... venho usando Zip-Locks a algum tempo com bom resultado, ultimamente passei a usar uma cristaleira para as estrelas da coleção...mantive os zip-locks mas abri o saquinho para circular o ar e coloquei um daqueles desumidificadores de gel de silício dentro da cristaleira...eles custam uns R$60 e vc. coloca na corrente elétrica a fim de secar o silício. Quando seco o silício fica azul e vc. volta para o recinto...ao se encher de umidade ele fica rosa e vc. re-carrega... bastante eficiente... vc. devia colocar um destes no seu "Baú da felicidade"...pode compra-lo nas Americanas.com... parabéns novamente pelo Blog...Felicidades e curta seus Mangás...Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro!
      Adorei a dica, muito obrigada! Desconhecia a porcentagem ideal de umidade e temperatura para ter bons resultados com armazenamento de livros e afins, valeu por contribuir com esta informação aqui no post. É muito legal saber que existem outras pessoas que prezam pela conservação de livros e que dão boas dicas sobre isso.

      Volte sempre! o/

      Excluir