quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mists of Pandaria


Comentei no post anterior sobre um desafio de desenho super empolgante que estou participando com a Suco no Grupo JoGees - o JAC. Bom, o desafio proposto na última semana foi desenhar um Panda! ...mas não qualquer panda. Teremos que nos basear na expansão de World of Warcraft - Mists of Pandaria para criar o nosso personagem, ou apenas desenhar com o nosso estilo favorito. Talvez eu nem tenha entendido direito a proposta do desafio, mas eu já fiz o meu panda e upei na galeria do DeviantArt.

Neste post, assim como no post da Jem, mostrarei o desenvolvimento do meu pandinha. O processo não é tão diferente assim do anterior, trabalhei metade no ambiente analógico e metade no ambiente digital. A diferença foi o estilo de desenho que escolhi, que foge completamente da estética do jogo em questão, mas que me agrada muito: arte asiática. Vamos à receita:

Ingredientes:
- papel
- lápis
- panda
- nanquim
- etc

Modo de preparo:
Quando não domino um assunto, sempre começo pela pesquisa. Nunca joguei World of Warcraft, então fui caçar informações tanto pelos wiki da vida, quanto por conversas com quem joga. Depois eu fui atrás de imagens de panda pra estudar anatomia deles, mesmo que eu tenha que deformar depois. Afinal, eu acredito na máxima de que pra desconstruir/deformar precisamos saber construir/formar.

1) O panda!

Foi difícil achar um em seu ambiente natural que não estivesse posando

Usando não necessariamente esse panda como modelo e lembrando sempre da proposta do mmorpg, rabisquei muitos papeis para conseguir uma ideia legal de pose e personalidade pro meu panda.

Alguns rabiscos

2) Pintura chinesa

O que me deu inspiração pro estilo foram as gravuras da Dinastia Ming (cópias, claro!) que possuo emolduradas na parede acima do computador. Sabe quando você está perdido, põe as mãos no rosto e olha pra cima dizendo "E agora, o que eu faço?" ? Então! Fiz isso e me deparei com as gravuras, que considerei uma resposta divina ao meu questionamento! Hehehehe É muito comum encontrarmos Pandas na China, então arrisquei seguir a linha da pintura chinesa.

Meus quadrinhos chineses

3) Um, dois, três... Valendo!

Desenho à lápis feito no papel vegetal

Pensei em esboçar a lápis no papel vegetal porque o pincel com nanquim desliza muito mais fácil nesse substrato. Além disso, acho mais fácil apagar o lápis no papel vegetal porque não deixa tanto arranhão na hora de escanear. O esboço final acabou virando uma mescla dos rabiscos anteriores. Gostei tanto que, quando terminei o desenho, achei que ele também ficaria legal se finalizado com caneta nanquim. Por isso, acabei pegando outra camada e fazendo a arte final com pincel e nanquim pra não estragar a base. =P

Usei pincel pra aquarela... que também uso pra caligrafia japonesa

Aquela textura no canto inferior esquerdo eu fiz com pincel de cerdas duras para depois aplicar na área do desenho correspondente à pelagem escura do urso. Usar esse pincel da imagem é um pouco dificil, precisa ter certas horas de treino para não fazer lambança. Ainda não me considero habilidosa com ele e em casos de vida ou morte, uso o pincel redondo nº 2 com pelos de marta. Como o JAC não se trata de vida ou morte e eu participo por diversão, arrisquei e deu certo!

4) Aquarela

Detalhe...

Eu gostaria MUITO de ter usado aquarela tinta pra pintar meu panda, mas devido ao tempo corrido (produções acadêmicas e congressos), optei pela colorização no digital mesmo, que além de mais rápida, dispensa água, paninho e bagunça. O efeito de aquarela que usei pode ser lido no post Aquarela Digital.

5) Resultado

Clique na imagem pra visualizá-la na galeria do DA

Os caracteres no canto superior direito da imagem significam "panda" em mandarim, e no carimbo vermelho há os kanjis de minami (do japonês: sul) e oto (do japonês: som), que juntos podem ser lidos como "Nane".

Encerro o post por aqui. Como disse lá em cima, o processo não foi tão diferente do outro, mas espero que tenham gostado do resultado. Modéstia à parte eu achei muito bom, mas mudaria várias coisas... Infelizmente não tenho tempo pra mudar agora, então fica por isso mesmo.

Até a próxima! o/
-----------------------------------
Agradecimento especial a Saritcha, lindeza que joga wow; e ao Google tradutor, por me ensinar mandarim em menos de 1 segundo!

8 comentários:

  1. Adorei a ideia de usar a textura do pincel na pintura digital.
    Quando eu bati o olho nessas partes pretas do panda vi que tinha algo de diferente, mas não imaginava como você tinha feito.

    Foi um dos desenhos seus que eu mais gostei. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gk!
      Também gostei muito do resultado desse Panda.
      Vai pro portfólio, com certeza! =)

      Sobre a textura, experimenta fazer também.
      Use materiais diferentes, gaze, algodão, pano...
      Quebra um galho maneiro como retícula.

      Excluir
  2. Que coisa, pra mim a graça toda esta na "água, paninho e bagunça", mas achei sim o trabalho excelente! E no fim, é isso que importa!
    Abraços
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo muita graça na água, no paninho e na bagunça... mas só quando tenho o tempo necessário pra me dedicar a isso tudo. Infelizmente meus dias estão corridos, e agora que a Ufes voltou da greve, vai ficar ainda mais difícil me dedicar ao meu jeito preferido de produzir.

      Dependendo do que se vai fazer, o material é o que menos importa. =D

      Obrigada! Volte mais vezes, Takamura!

      Excluir
  3. Muito Bom nane! parabens, tomara que ganhe denovo! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou? O.O'
      Seria muita sorte...
      Os outros participantes estão dando duro e fazendo trabalhos lindos e criativos. Vai ser muito difícil! O da Suco chan por exemplo é um forte candidato ao prêmio, e talvez ela leve sozinho desta vez. =D

      De qualquer forma, agradeço pela torcida!
      Fiz o melhor que pude dentro das condições que tive.

      Excluir
  4. Tb achei q esse foi um dos seus melhores desenhos. Amei a idéia do fundo e da pintura! *-*
    Torcendo por vcs de novo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Esse desafio do panda está muito mais difícil que o anterior...
      Galera tá vindo com tudo! O.O

      Mas, vamos torcer e fazer genkidama. \o/

      Excluir