quinta-feira, 29 de novembro de 2012

S Design 2012 - O Mundo Acaba em Design

O que é S Design?
De tempos em tempos acontece na Ufes a S Design - uma semana inteira dedicada a atividades complementares do curso de Desenho Industrial, palestras, workshop, oficinas e até avaliação de portfólios e muito mais. Neste ano o tema é design e economia criativa, e abordará uma coisa que eu adoro: a diversidade das áreas de atuação do designer! 

Também acontecerá um concurso de projetos gráficos - 2º Prêmio Ronaldo Barbosa -, com duas categorias: impressos e digital. Vou participar, mas não posso dizer mais nada... os trabalhos são levados para avaliação sem o nome do autor, e sim com o número de inscrição, para não ter "sabotagem", uma vez que cabe a professores do Departamento de Desenho Industrial fazer a pré-seleção dos projetos. Hehehe!

Design em Quadrinhos
Este é o nome do projeto de pesquisa em design em quadrinhos que participo atualmente dentro do Núcleo de Imagem, Produção e Pesquisa(NIPP), na Ufes. Lá estudamos e pesquisamos como a metodologia de projeto em design pode se aplicar à produção de histórias em quadrinhos. 

Todos os posts sobre HQ do Cappuccino (ordem de leitura, tipografia, esboço, roteiro, storyboard, arte final, etc) se devem muito ao conhecimento que adquiri tanto na disciplina Estudo e Produção de Histórias em Quadrinhos quanto no projeto de pesquisa em quadrinhos, tendo como base tudo (teoria e prática) que vimos durante o curso de Desenho Industrial somados aos autores específicos da área de quadrinhos. 

Durante 3 dias da S Design, nós faremos uma oficina de Design em Quadrinhos, abordando desde a criação do personagem até arte final, passando por várias etapas pertinentes do projeto de design. E o melhor: colocando todo mundo pra desenhar e produzir!

Eu (caloura) na 1ª S Design - fazendo HQ

Durante todo o tempo que me entendo por gente, desenho. Do primeiro dia de aula até hoje, fim de curso, meus melhores projetos acadêmicos tiveram pingos de nanquim. Em todas as "S' anteriores, participei de oficinas e minicursos sobre história em quadrinhos - criação de personagem e roteiro com Estevão Ribeiro; minicurso de roteiro com João Marcos; oficina de HQ com Manoel Ricardo -, mas desta vez participarei como oficineira responsável pela parte de arte final!  Por isso, me sinto bláster feliz participando da S Design deste ano... fazendo algo que realmente gosto!

E que o mundo acabe em Design!!!

6 comentários:

  1. Que bonitinha vc desenhando! *-* Aposto q vai arrasar no concurso e como professora! \o/ (estou certa quando vc diz "oficineira responsável pela parte de arte final!" ?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~^.^~ Obrigada!

      Está certa sim! Cada etapa de desenvolvimento está sob responsabilidade de uma pessoa. Fiquei com a parte de arte final.

      Vê se aparece por aqui(ES) qualquer dia!

      Excluir
  2. Todos os eventos do sDesign que eu pude participar foram ótimos e de qualidade excelente. Oficineiros, palestrantes e muita gente animada querendo aprender e trocar ideias.

    Vou ver se consigo participar deste também =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ver as palestrar de noite, se estiver trabalhando pela manhã! Seria muito bom te encontrar por lá! ^^

      Excluir