sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aplicando Retículas 1/2

Ano passado eu postei aqui como fazia minhas retículas caseiras e como usava para finalizar um desenho rapidamente, mas eu não mostrei como eu as aplicava. No mês passado eu ganhei de presente três folhas de retículas verdadeiras! Mas como não sei quando terei oportunidade de comprar novas, não vou usar as que  ganhei. Até porque, eu quase não estou fazendo arte final manualmente por falta de tempo, e quando preciso fazer, uso as minhas retículas caseiras.

minhas retículas da Deleter Jr.

A retícula ou screentones, é uma técnica de se aplicar sombra ou texturas nos desenhos. Isso ajuda muito quando se quer mostrar diferentes materiais ou estampas de roupas, ou transição de claro e escuro em uma publicação em preto e branco. As texturas das retículas também podem ser aplicadas em páginas coloridas, para criar alguns efeitos legais que lembram bastante o que se fazia na Pop art.

Então, para mostrar as diferentes maneiras de se aplicar retículas, vou contar com a ajuda da minha querida assistente e OC preferida, a Aoxo! Ela topou servir de modelo para os dois exemplos: manual e digital.

Aoxo, sidekick da Joystick

Processo manual de aplicação de retículas
As verdadeiras são impressas num papel translúcido e auto adesivo, daí você precisa cortar um pedaço mais ou menos da área que você pretende preencher, colar o adesivo em cima e tirar a sobra com estilete.

Já tem cola atrás!

Fazer do meu jeito, com papel vegetal, dá mais trabalho porque a cola entra na história, e se não tiver destreza suficiente, vira lambança. Por isso uso cola em bastão, faz menos bagunça e sujeira do que faria com cola branca escolar.

Apresentada a diferença, vamos aos ingredientes:
- desenho arte finalizado em nanquim;
- retícula caseira impressa em papel vegetal;
- tesoura ou estilete;
- cola (preferencialmente em bastão);

ingredientes ~ 

Modo de preparo:
1 - Recorte os pedaços no tamanho aproximado da área que deseja cobrir

2 - Retire as sobras com o estilete

3 - Cole os pedacinhos nas áreas escolhidas

4 - Você também pode colar primeiro e tirar a sobra com estilete depois

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Até lá! o/

24 comentários:

  1. Ficou muito legal!! Vou tentar aplicar essa técnica no próximo desenho (q prestar) q eu fizer =DDD

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e interessante!
    Já tinha visto numa revista como fabricar as próprias retículas, mas era com um papel adesivo e não com papel vegetal! ^^
    Acho que dessa maneira sai até mais barato, mas deve dar um trabalho grande colar e recortar! O computador facilita nisso, mas é legal fazer as coisas manualmente também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em papel adesivo é melhor mesmo, mas nem isso eu encontro fácil por aqui. Faço com papel vegetal porque é baratinho mesmo e dá pro gasto.

      Colar retícula é uma terapia!

      Abraço.

      Excluir
  3. Nane, ao aplicar essa retícula na pagina vai ficar algum tipo de volume?
    Ou essa sua técnica funciona como se fosse papel carbono?

    ResponderExcluir
  4. pra abolir a cola bastão é so usar as etiquetas adesiva transparentes pimaco para impressora , é so
    imprimir nela, as etiquetas são de papel vegetal tambem! fica uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma grande dica.
      Infelizmente por aqui eu não consigo achar etiquetas transparentes autoadesivas, só vendem das brancas mesmo, então tive que improvisar.

      Valeu por deixar a dica, Jell! o/

      Excluir
  5. eii nane como vc conseguiu essas reticulas da deleter jr ? :// tentei ir no site para comprar so que nao tem loja no brasil!! queria muito essas reticulas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas foram compradas no Japão, mas ganhei de presente.
      Acho que para nós, pobres mortais brasileiros, é mais "viável" fazer no método caseiro mesmo usando papel adesivo transparente.

      Se você procurar screentones no google, vai encontrar vários tipos também para fazer download, inclusive uns da Deleter Jr. Daí é só imprimir em boa qualidade.

      =)

      Excluir
    2. Entra no site do Mangamono.com é um site super legal tem de tudo para quem é mangaka tem bicos de pena da deleter, da zebra, da nikko tem canetas fude pen
      tem reticulas, nakins, réguas, borracha mono, tem muita coisa mesmo, so entrando no site para ver, e o melhor o frete é dentro do Brasil, sem aquela esquentação e perigo da importação.

      Excluir
    3. Que beleza heim! Valeu pela dica!

      Excluir
  6. Tentei fazer com papel vegetal, mas na hora da aplicação, não grudava direito nopapel, ai as bordas ficam levantadas e ficava uma porcaria, por que será eim?
    Fiz com os adesivos da pimaco, mas meu estilete era meio cego pra cortar eles, e depois para retirar as sobras, acabou rancando parte do papel, será que era por que eu usei em sulfite 90g?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, duas dicas:

      1 - quando usar papel vegetal, é bom passar a cola (em bastão) de maneira bem uniforme pra que isso não aconteça. Mas não há tanto problema assim das bordinhas ficarem descoladas, já que sairá certo na cópia.

      2 - é importante ter estilete bem afiado para melhor precisão no corte. Usar um papel de gramatura mais alta também ajuda a manter o desenho inteiro.

      O adesivo das retículas originais (da Deleter Jr, por exemplo) é bem fraco, pois é feito pra ser removido sem danificar o papel no qual foi colado. Os adesivos que compramos pra etiquetas têm a cola mais forte, e na hora de remover precisa ter muito cuidado para não danificar o papel.

      =)

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas. Sim, a cola dos da deleter é fraca mesmo, tenho algumas amostras grátis aqui que recebi quando comprei meus bicos de pena na loja deles. E, consegui, finalmente, fazer com os adesivos da pimaco, eu comprei um estilete de precisão, ai agora consigo fazer certinho, agora vou tentar mais algumas vezes com papel vegetal!

      Excluir
    3. Boa sorte nas suas tentativas!
      Depois compartilhe suas experiências, ok? =)

      Excluir
  7. Olá Nane-chan td bem?? olha só se colar primeiro e cortar depois ñ vai rasgar um pedacinho da folhar quando tirar as sobras??? aa e vou pedir uma coisa poderia me ajudar a pensar em um jeito de fazer tones com papel contact??
    Arigato, até a proxima!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sr(a). Anônimo!

      O papel vai rasgar sim, mas depende da força que você aplicar no estilete na hora de tirar essas sobras. É recomendável usar também um papel base de gramatura alta pra esse tipo de coisa, porque daí, mesmo que arranhe um pouco, o pedaço não vai soltar.

      Tones com papel contact? (O.O)
      Nunca pensei nisso como método caseiro, porque dificilmente a tinta da impressora vai grudar no plástico. Se bem que tem a opção de imprimir em vinil (papel adesivo) em alguma gráfica rápida que presta esse serviço. A desvantagem que vejo é que a cola desse material é forte, então se errar na hora de cortar ou tirar a sobra, "bye bye desenho"!

      Espero ter ajudado.
      Qualquer coisa, manda e-mail.

      Até a próxima! o/

      Excluir
    2. obrigado pela ajuda acabei de imprimir meu tone no papel vegetal vou ali testar!!!
      tchau

      Excluir
    3. Tá jóia!
      Depois me conta o resultado.

      Excluir
  8. que tipo de papel vegetal e esse?fui imprimir na impressora a laser e não ficou bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, o papel vegetal que usei nesses trabalhos foi o da marca Canson, vendido em bloco (tem tamanho A4, A3, A2... o meu é A4, mas se comprar maior, é só cortar depois). Existe marca mais barata no mercado, mas o que eu usei foi esse. Não compro papel vegetal vendido por metro, pois a gente sai da papelaria com aquele troço enrolado em tubo, e qualquer amassadinho estraga.

      A minha impressora é jato de tinta, não sei se é possível ter mesmo efeito com impressora a laser... Se der tudo certo, ou se não der certo, avisa aqui pra gente depois, porque acredito que mais pessoas possam ter o mesmo problema. =T

      Abraço o/

      Excluir
  9. obrigada Nane-san ^^
    eu comprei desses de bloco também,mas acho q a gramatura e que não foi o suficiente.vou tentar fazer a mão com aquele truque da trouxinha de pano ,faço no papel vegetal e uso ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Larissa san. (^-^)
      Bacana heim, aposto que vai ficar muito maneiro desse jeito também. Qualquer coisa, pode editar sua página de quadrinhos no computador depois... Muitos mangaka já fazem isso, inclusive (quer dizer, os assistentes deles é que fazem).

      Abs! o/

      Excluir