domingo, 3 de fevereiro de 2013

Desenhando pessoas (0)

Oi! Tudo joia?
Neste período eu quis me matricular numa disciplina do curso de Artes (Ufes) chamada Desenho 3, em que aprendemos a representar o corpo humano por meio de desenho. Para isso, estudamos estruturas ósseas, musculatura, anatomia, sempre partindo da unidade para o conjunto. Ou seja, para desenhar um rosto, primeiro tivemos que desenhar muitos olhos, orelhas, narizes e bocas, entendendo a estrutura de cada parte separado para depois compor um rosto inteiro.

Alguns dos meus exercícios de aula

Ontem me perguntaram por que estava frequentando aquelas aulas, já que eu desenho há tanto tempo. Bom, minha resposta foi "pra fazer direito o que eu quero fazer". Sempre defendi a máxima de que para se desconstruir alguma coisa, é necessário que se saiba construir essa coisa e entender como funcionam suas estruturas. Por mais que exista material nas bancas e na internet ensinando anatomia, acho importante ter a troca de informações com um professor ou alguém que saiba o que está fazendo.

Possível esqueleto do Charlie Brown (Isso foi genial!)

Então, minha proposta é fazer posts com os conhecimentos adquiridos durante as aulas para auxiliar quem tem o mesmo interesse que eu em saber construir coisas para depois desconstruir direito. Quando digo desconstruir, me refiro a deformação das figuras humanas; como fazer essa deformação sem que o personagem perca as proporções e características humanas dele.

Isso dá pano pra criação de personagens bem interessantes! Quando se domina a estrutura do corpo humano e a de um peixe, por exemplo, fica muito mais fácil desenhar uma sereia! =D Pretendo falar de tudo isso nesta série de posts sobre desenho de pessoas. Espero que seja útil.

Se for acompanhar, sugiro esquentar a mão pelo post Quero desenhar! Como começo?. No próximo post, falarei sobre a estrutura da cabeça.

Até lá! o/

12 comentários:

  1. Nossa conteúdo muito bom, conheci esse blog por acaso, procurando sobre retículas e me deparei com esse blog, já li bastante coisa e continuo lendo, parabéns você conquistou mais um seguidor, aguardando mais postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris!
      Eu ganhei retículas verdadeiras de presente. Queria muito fazer um Cappuccino sobre elas qualquer hora, mas estou com pena de usá-las e estragar. >.<' Que dilema!

      Volte sempre, tá?! \o/

      Excluir
    2. Você esta com pena, eu até entendo, mas eu estava procurando mesmo era retículas digitais, com certeza estarei passando por aqui, mesmo porque estou a procura de conhecimento, pois consegui uma oportunidade de fazer um pequeno oneshot de 20 páginas, para uma associação, mas sou muito inexperiente, sorte minha que tenho longos 2 meses para fazer, então quero fazer algo pelo menos razoável, já que é a primeira vez que faço algo assim, e aqui aprenderei alguma coisa.

      Excluir
    3. Legal!
      Dá pra fazer as retículas no power point e no photoshop. Eu achei um monte pra baixar também no deviantart, é só procurar por "halftones".

      =)

      Excluir
    4. O problema é que não sei colocá-las, por exemplo quais os tipos certos para os lugares certos entende?

      Eu procurei, realmente tem muita coisa no deviantart, só não sei como usá-las e aplicá-las com os programas, se não for pedir de mais, se puder fazer uma pequena explicação "cappuccino" básico com photoshop eu agradeceria muito...

      Excluir
    5. Prepararei um Cappuccino com isso! ;)

      Excluir
  2. Desenhar o corpo humano com fidelidade é uma das partes q mais quero aprender. Mistura um pouco de Biologia, outra máteria que gosto muito ^^
    Espero mais post's sobre isso!
    E boas aulas pra vc! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo postar coisas sobre desenho toda terça, um dia depois da aula. Vamos ver se vou conseguir. Espero que dê tudo certo!

      Bjs o/

      Excluir