segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Desenhando pessoas (1)

A cabeça
Esse post é continuação do Desenhando pessoas (0). Hoje eu vou falar um pouquinho sobre a estrutura da nossa cabeça e o meu entendimento de como desenhar as coisas a partir dela.

Atualmente nós, seres humanos, por baixo de toda essa pele e músculos da cabeça, temos o crânio bem parecido com o desta figura:

Nosso crânio =)

E eu acho importante compreender o funcionamento dos ossos dele para saber como os músculos vão se apoiar, e depois a pele sobre os músculos, dando forma ao rosto e expressões faciais. O formato do crânio pode ajudar tanto na diferenciação de etnias quanto na diferenciação do sexo das pessoas. Há na estrutura óssea da cabeça alguns elementos bem marcantes, e para facilitar um pouco o entendimento, dividirei a cabeça em duas partes: parte de cima e parte de baixo! =P

Na parte de cima o que chama mais atenção são as cavidades oculares (buraco dos olhos), a cavidade nasal (ali onde a cartilagem do nariz vai crescer), e as laterais achatadas. Na parte de baixo temos a mandíbula, um osso completamente solto da parte de cima. Na foto parece que é colado, mas na vida real existem articulações que fazem essa parte se manter unida à parte de cima, abrindo e fechando a boca.

...mais ou menos assim.

Geralmente os autores daquelas revistas que ensinam a desenhar começam a explicação da cabeça como sendo uma bola dividida com vários tracinhos, um pra linha dos olhos, outro pra linha do nariz, outro pra linha de sei-lá-o-que... Eu também poderia começar por aí, mas queria explicar como uma coisa leva à outra. Seguir fórmula dá resultado, mas entender como a fórmula foi criada permite até que você crie a sua própria maneira de resolver o problema.

Como chegaram na "fórmula"

A busca pelo conhecimento é algo da nossa natureza, e algumas pessoas tem mais disposição que outras para correr atrás das respostas para as perguntas. Considero fundamental desenvolver o próprio caminho e, muito antes de começar a fazer a disciplina de desenho 3, eu já tentava inventar minha fórmula.

Tentativa de 2009 - morro de rir

Quando se faz a representação do rosto de uma pessoa, seja um desenho ou uma escultura, por mais que o foco seja só o rosto, é necessário desenhar a figura até a altura dos ombros. Esse tipo de representação recebe o nome de "busto".

Busto  - esqueleto 

Exercícios
"Exercício?! Que coisa chata, Nane!"
Bom, é um mal necessário... Se eu quero ser uma boa desenhista, eu preciso praticar a teoria aprendida. Os exercícios que eu deixo no post de hoje foram os que eu fiz em sala de aula e espero que ajude. Se quiser fazer e me mostrar o resultado depois, fique a vontade!

1 - Faça alguns croquis (desenhos rápidos, esboços) de crânios. Estude a marcação de luz e sombra também, afinal de contas, esses elementos dão volume ao desenho.
Resultado do meu exercício.

2 - Tente desenhar a cabeça de algumas pessoas levando em consideração sua estrutura.
Meu queridos amigos que forçadamente posaram pra mim durante a aula. =*

Por hoje chega.
Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Gostei bastante desse poste, eu pra falar a verdade nunca parei para fazer esse tipo de estudo, eu tenho bastante dificuldade de criar ângulos para a cabeça e corpo que fiquem realmente corretos e normais, tbm tenho uma dificuldade enorme de estruturar usando as "bolinas e reicos" e acabo fazendo direto e apagando e gerando uma demora gigante. Você desenha muito bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Obrigada!

      Há uns anos atrás eu também desenhava direto e acabava apagando mais do que desenhava. O bom de estruturar o desenho antes de detalhar, é poder apagar uma vez só.

      Falarei mais sobre as bolinhas nos próximos posts dessa série, mas se tiver um tempinho, vai caçando material pra olhar. Existem as revistas "aprenda a desenhar..." e um livro muito bom chamado Fun with a pencil do Andrew Loomis que eu recomendo.

      Boa sorte nos estudos! =)

      Excluir
    2. Legal dei uma conferida em algumas dessas revistas que tem pela net, são muito boas, Andrew Loomis eu até conheço.

      Vou aguardar os próximos...

      Excluir
  2. Uma boa adição pra essa postagem é o ProkoTV, canal de um artista chamado Stan Prokopenko no YouTube:

    http://www.youtube.com/user/prokotv

    Ele utiliza a abordagem do Andrew Loomis e tem vídeos bem explicativos com animações de todas essas coisas que você mostrou. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yep!
      Ótima dica!

      Reforçando: http://www.youtube.com/user/prokotv

      Valeu, Suco! o/

      Excluir
  3. Adorei o post! Por enquanto, vou ficar só com "bolas" para representar a cabeça mesmo... XD

    ResponderExcluir