quinta-feira, 28 de março de 2013

Aquarela líquida

No post de hoje falarei sobre como usei tinta Ecoline na criação de um banner pro Cappuccino.

Vidrinhos de Ecoline

Ecoline - que diabos é?
A tinta Ecoline é nada mais nada menos que a aquarela líquida da marca Talens vendida em vidrinhos caríssimos. A nível de curiosidade, dá pra comprar 3 vidros de Aqualine com o dinheiro que você pagaria em um vidro de Ecoline. Usei Aqualine uma vez há muito tempo atrás, e foi uma cor só, então eu não posso dizer que tanto faz comprar uma marca ou outra. Eu sei que a qualidade das tintas Talens justifica o preço, mas eu prefiro (e estou seriamente pensando em) comprar uma caixa de Aqualine.

Aqualine - aquarela líquida da empresa brasileira Corfix


Como a tinta já vem diluída, só é possível aguar cada vez mais o pigmento, ou seja, ela nunca ficará mais escura, a menos que você faça misturas. Por ser bastante aguada, para brincar com isso é recomendado o uso de papel poroso de gramatura alta (180g/m² ou maior). Isso fará com que a tinta seja bem absorvida e não enrugue o papel. O que mais? Há uma porção de cores disponíveis para compra, mas dá pra ser esperto e comprar somente as cores primárias.

Nane, o que são essas cores primárias aí que você falou?
Já falei sobre isso aqui, mas repito sem problema: Cores primárias são as cores que, quando combinadas, formam novas cores. Para cor pigmento utilizamos magenta, ciano e amarelo como cores primárias, utilizando preto e branco para alterar a saturação.

Nesse site há uma explicação rápida sobre teoria da cor.

Fui desafiada!
Já mostrei aqui como uso aquarela em bisnaga e recentemente adquiri um estojo de aquarela em pastilhas. Mas há duas semanas uma amiga que comprou Ecoline em 2005 e não conseguiu usar, me emprestou as tintas para que eu descobrisse como fazer o troço funcionar.

Esse foi meu primeiro teste:

Dei muito mole em não ter usado papel de gramatura alta.

Acho que não tem muito mistério. É só lembrar que se está usando aquarela pra colorir e que já fizeram o favor de aguar a tinta pra você. A técnica de pintura é a mesma, com velatura, aguadas, etc, etc, etc...

Vamos ao que interessa.

Ingredientes:

materiais

1 - Tintas magenta, ciano, amarelo, preto e branco;
2 - Nanquim;
3 - Água;
4 - Corretivo;
5 - Caneta gel branca;
6 - Caneta nanquim;
7 - Bico de pena;
8 - Lápis n° 2;
9 - Borracha;
10 - Pincéis de cerdas macias;
11 - Hastes flexíveis de algodão.

Fora isso também usei régua, esquadro, papel 180g/m², fita adesiva pra fixar o papel na mesa, e paninho pra  limpar e/ou enxugar os pinceis.

Modo de preparo:
Primeiro, usando lápis e borracha, fiz o rafe do desenho que queria para o banner. É importante fazer o rafe do rafe em outra folha de papel, para evitar que, caso se erre muito, o papel fique arranhado. Antes de chegar nesse desenho à lápis, rasguei muitos outros que não ficaram bons.

E eu já achei um monte de erros nesse...

Depois, é só seguir aquela sequência do post sobre arte final: passar o nanquim. Esse que eu comprei pra usar com bico de pena mancha com água e eu deveria ter testado isso antes. Depois que eu pintei o desenho, precisei usar a caneta nanquim descartável para ajeitar algumas linhas que borraram.

Fabricante do nanquim, quero meu dinheiro de volta!!!

Para colorir, fiz a mistura das tintas no godê improvisado, feito com uma embalagem vazia de bombom (reciclagem, é nóis!), usando conta-gotas também improvisados com as hastes flexíveis de algodão.

Mergulhe a haste no tinteiro, tape a extremidade que ficou pra fora enquanto 
transporta o líquido pro outro recipiente. Aulas de Física com Beakman!

E algum tempo depois, voilá!

Alguns pontos de luz foram ressaltados com corretivo e caneta gel branca.

O resultado desta brincadeira você pode ver no topo do blog, e, se por acaso eu mudar de novo, atualizarei a postagem e colocarei a imagem aqui.

Conclusão
De todos os tipos de aquarela que usei até hoje (bisnaga, pastilha, lápis e líquida), a aquarela líquida foi a mais difícil e a mais divertida. Os resultados dos testes me agradaram bastante e eu recomendo pra quem tiver oportunidade de comprar. Aniversário, Natal, amigo choco... dá pra colocar esses itens na listinha de presentes!

Até a próxima! o/

10 comentários:

  1. Outra coisa que eu adorei fazer foi usar marker por cima da Ecoline pra sombrear. Fica um efeito de sombra bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é? Que legal isso deve ter ficado!
      Vou ser copiona e experimentar também.
      Obrigada pela sugestão! o/

      Excluir
  2. Amei a cor forte delas! Da ate vontade de usar! Mas melhor dessa vez eu só ficar vendo..rsrs adorei muito o post! E seu topo esta lindo como sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Obrigada!!

      A cor é bem uniforme mesmo. Espalha bem e cobre uma área bem grande do papel sem deixar a marcação da pincelada. Gostei bastante de trabalhar com essa tinta. Tive sorte de pegar emprestada, mas depois que eu devolver, acho que rolará comprar uns potinhos de Aqualine.

      Excluir
  3. Já falei q ficou lindo, né? *-* Fiquei apaixonada por aguada depois de visitar esse blog: http://www.malipi.com/blog/ As ilustrações ficam uma doçura.
    Será q vale a pena mesmo comprar Ecoline/Aqualine, se vc mesma pode fazer essa técnica? Tudo bem, economiza bastante tempo de ficar testando água + tinta até achar a intensidade q deseja. Ou aquarela líquida e aguada dão resultados muito diferentes?!
    Bem, quando comprar Aqualine, mostra aí pra nóis \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog que vc mostrou é bonitinho mesmo, mas prefiro o trabalho desse cara aqui, ó: http://abeloverdrive.com/portfolio/#aquarelas-watercolors

      Não é só questão de economizar tempo, a vantagem da aqualine/ecoline é que a cor já sai do tinteiro mais uniforme, enquanto que na aguada manual, as manchas tem mais chance de aparecer. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, né? E depende muito do trabalho que a gente tá fazendo também. Cada caso pede uma técnica ou um material específico.

      Mas pod'eixar que quando eu tiver meus vidrinhos de Aqualine, vou colocar as experiências aqui. =]

      Excluir
  4. Legal aprendi mais algumas coisas com vc, bem interessante essas tintas, vai ser difícil que eu use mas quem sabe um dia né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena experimentar, nem que por brincadeira.
      =]

      Excluir
  5. Tenho uma duvida.
    No site onde vou comprar não tem o margenta, serve o rosa?
    Adorei seu blog ^^
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Muito boa sua dúvida. Apesar de o magenta ser um tom bem parecido com o rosa, eu prefiro substituir ele por vermelho.

      Obrigada pelo comentário. =)

      Excluir