terça-feira, 5 de março de 2013

Desenhando pessoas (3)

Mãos
Eis o terror da maioria dos desenhistas: as mãos! Quem aí nunca desenhou o personagem com a mão no bolso porque não conseguia desenhar as mãos dele, que atire a primeira pedra. Pois é... mão é difícil mesmo e precisa de cuidado na hora de desenhar, pois são elementos de alta expressividade num desenho.

Primeiro, eu vou mostrar como os complexos ossinhos podem ser simplificados em formas geométricas a fim de facilitar na estruturação do desenho. Ignorando o dedo polegar, temos o seguinte:

A parte principal da mão pode ser dividida em dois trapézios.

A região do pulso é formada por vários ossinhos achatados que ficam aglomerados, logo abaixo, temos cinco ossos mais finos e longos que compõem as costas da mão e equivale ao primeiro trapézio do esquema acima mostrado. Eles são presos por uma rede de tendões e não possuem movimentos isolados. A musculatura dessa área está concentrada na palma da mão.

Depois, podemos dividir o trapézio de baixo em 4 partes, que serão equivalentes aos quatro dedos. Os ossos dessa parte já possuem movimentos isolados. Porém, os dedos não tem o mesmo tamanho e, pra resolver esse problema, usamos o dedo médio e suas divisões ósseas como base para escalonar os outros dedos.

Na figura abaixo, eu tracei diagonais partindo do dedo médio para definir os outros dedos.

Essas diagonais também me darão a localização das dobras dos dedos.

...assim!

E agora, como encaixar o maldito polegar nesse esquema. Meu professor de desenho também ensinou a deixar o polegar por último, já que esse dedo é o mais "independente" da mão.

Se traçarmos uma reta dividindo horizontalmente o primeiro trapézio ao meio, achamos o triângulo formado pelos ossos do dedo polegar. Diferente dos demais dedos, o polegar é formado apenas por três ossos finos e longos, sendo que o maior deles não faz parte do emaranhado de ligamentos das costas da mão. Sendo assim, esse dedo possui movimento independente desde a região abaixo do pulso, mais ou menos.

A divisão do trapézio ao meio e o triângulo do dedo polegar
com a divisão das articulações.

Agora é só colocar as divisões geometrizadas e desenhar por cima que a mão está terminada. Quer dizer, ainda falta sombrear, colocar detalhes...


Tcharam!

Com isso entendido, podemos transformar as formas geométricas em sólidos geométricos, rotacioná-los, e colocá-los em perspectiva para desenhar mãos em várias posições. Isso é bastante encontrado nos livros e revistas "aprenda a desenhar".

Exercício:
1 - Desenhar mãos em várias posições diferentes.

Meus execícios em sala de aula.

Dica de leitura:
Achei o blog de uma artista chamada Leida Nogueira - Desenho Artístico. Lá ela também fala sobre desenho, tanto de pessoas, como de natureza morta, animais, luz e sombra. Vale a pena dar uma olhada lá.

Até a próxima! o/

2 comentários:

  1. Andei estudando mãos! Depois que vc aprende a enxerga-las, e estuda bem os ângulos dos dedos fica facil rsrs ..pra mim ainda esta difícil kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando é complicado praticar a teoria mesmo. Mas é só estudar e fazer um monte de rabiscos até ficar natural.

      O importante é não desistir.

      Excluir