terça-feira, 5 de março de 2013

Gambiarra - mesa de luz

Estou envolvida em um projeto grande que envolve desenho desde o ano passado. Neste projeto, além de utilizar meus conhecimentos em design, terei que usar trabalho braçal como arte finalista e, pra minha alegria, foi solicitado o método "tradicional" da coisa. Ou seja, muito papel, nanquim, corretivo, fita crepe e calma nessa hora!

Mas todo mundo que toma cappuccino comigo sabe que "calma" é uma coisa que ainda me falta, e a pressa como diz o ditado, é inimiga da perfeição. Ansiosa como sou, pouco me importo em fazer gambiarras para resolver meus problemas na hora, só que dessa vez eu me ferrei bonito!

Precisava.... ou melhor, preciso arrumar uma mesa de luz pra poder dar andamento ao projeto, pois a arte final não poderá ser feita diretamente por cima do desenho base. Daí eu cacei informações de onde poderia arrumar, e mesmo achando alguns lugares que fazer sob encomenda, tentei a sorte pra ver se algum amigo poderia me emprestar. O único amigo com mesa de luz que conheço tem uma que não cabe no meu quarto, aí nem peguei emprestada. Por fim, decidi eu mesma fazer uma - afinal de contas, não é difícil.

Ingredientes
- Porta-retrato com vidro, formato aproximado de um A3;
- Chaves de fenda e philips;
- Estilete;
- Tesoura sem ponta;
- Fita crepe;

Modo de preparo
Desmonte a luminária todinha para aproveitar todo o sistema elétrico do interior dela. A intenção é retirar isso para montar dentro de uma caixa de madeira depois.

Agora nem dá pra montar mais

Eu precisei cortar uns fios para conseguir desmontar tudo. Depois, com o estilete, eu desencapei um pedaço deles e uni novamente. Não é difícil fazer isso, é só ter cuidado para não quebrar os fios de dentro da proteção de borracha na hora que for cortar.

Até aqui estava tudo dando certo.

Depois disso, eu recebi o meu primeiro sinal divino de que deveria parar por aí: para que o cobre não fique exposto e cause acidentes, é preciso enrolar fita isolante na emenda. Aqui em casa não tinha fita isolante (aquela emborrachada preta), então eu usei fita crepe mesmo. Só pra constar que sou responsável, eu pretendia substituir por fita isolante depois.

Aqui nos fios azul e marrom, e lá atrás no bocal da lâmpada.

Quando liguei na tomada pra testar, funcionou lindamente! A luz acendeu direitinho e eu pensei: "beleeeza! Agora é só colocar isso dentro da caixa com o vidro em cima e tirar uma foto bonitona pro Cappuccino." Mas quando peguei as coisas, meu dedo encostou naquela placa verde, cheia de soldas e tomei um choque revigorante! O resultado, no fim das contas, foi este aqui:

#EpicFail

Fiquei sem mesa de luz, sujei minha bancada toda com fio e fita crepe, levei um baita choque e queimei o dedo, vou ouvir bronca dos meus pais e do meu samurai encantado, vou ouvir bronca dos meus amigos, a Suco chan vai rir da minha cara... 

Muita coisa ainda vai rolar por causa disso, mas no fim das contas, o mais importante foi a lição que aprendi hoje: tenha sempre uma lâmpada reserva em casa.

Até a próxima! o/

16 comentários:

  1. Aaaaiii... ts
    Tenha sempre uma fita isolante também xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi isso...
      Fita isolante, superbonder e durepox, itens básicos da minha gaveta MacGyver.

      Excluir
  2. Caramba, que saudade de passar por aqui! ^^

    Seu site está muito bacana e informativo, Nane! (mesmo com "epics fails" a parte XD). Sinto muito pela luminária, só senti falta mesmo de um quadrinho ironizando com a situação. Rir da própria cara!

    Enfim, tirei uns minutos para descansar e tinha que passar por aqui para passar o tempo. O artigo sobre desenhar mãos ficou muito legal! ^^

    Sempre que o trabalho der uma trégua eu volto. Abração, Nane! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, perdi a chance de fazer um quadrinho sobre isso. Ainda mais que uma professora me perguntou se eu tinha ganhado super poderes depois de levar o choque, porque é o tipo de coisa que acontece com as pessoas antes delas ganharem super poderes.

      É a vida corrida matando a gente, Ary. =/

      Apareça mais! o/

      Excluir
  3. Aiii Naniii... adoro suas gambiarras, pena que nessa vc não foi muito feliz =/
    Já improvisei mesa de luz...na sala de casa tem uma mesinha de canto hiper pesada com tampo de vidro.. eu roubo ela e coloco um abajur em baixo.. da pra quebrar um galho... tenho q sentar no chão, o que não é muito confortável pra muitas horas de trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa não tem dessas mesinhas com tampo de vidro. E se tivesse, provavelmente eu já teria quebrado... sou a pessoa mais desastrada que conheço.

      Há muitas maneiras de solucionar o problema de mesa de luz se você precisa fazer pouca coisa, como usar a tela do computador com o brilho 100%, ou usar o vidro da janela. Eu já fiz essas duas coisas! =D

      O desespero bate quando você precisa arte finalizar umas 30 páginas de quadrinhos! Mas meu problema vai ter solução em breve... espero!

      o/

      Excluir
  4. NANE, SUA MALUCA!
    Eu desejo há muito tempo uma mesa de luz, mas nunca me ocorreu tentar fazer sozinha em casa. E pelo jeito... que bom!
    Pelo menos não houveram mais danos né? Um choque pode ser uma coisa muito séria.
    Tô com um blog novo pros meus trabalhos de freelancer. Vou linkar aqui pra ti:
    http://ilustrandoaminhafestainfantil.blogspot.ie/
    E vou colocar o link do Capuccino lá ta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaa!
      Devo admitir que faço muitas coisas por impulso. Foi um super descuido ter segurado na placa verde... ainda bem que foi só isso.

      Que legal seu novo blog! Eu gostei muito daquela ilustração da menina com os animaizinhos. Ficou uma graça! Que você tenha mais sucesso ainda com seus trabalhos! \o/

      Obrigada por divulgar o Cappuccino!

      Excluir
  5. naneeeeeeeeeeeee... tem que fazer gambiarras com responsabilidade! eu já descongelei a geladeira do ex-NIC com um cooler de computador, mas foi tudo muito bem planejado ;)

    se precisar de ajuda me fala. adoro gambiarras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que estivesse tudo planejado! XD
      Enfim, quem não arrisca, não petisca.

      O problema "mesa de luz" está parcialmente solucionado, mas pode ficar tranquilo que não faltará oportunidade da gente trabalhar junto em alguma outra gambiarra, Marquito!

      Se por acaso precisar de ajuda, me fala também.

      Apareça mais! o/

      Excluir
  6. KKKKKK...KKKKK...fiz algo parecido...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahauhauahua!
      Então, teremos mais cuidado na próxima vez, certo?
      Boa sorte. xD

      Como tá o andamento da sua HQ?

      Excluir
  7. Muito interessante o seu trabalho. Gostei muito.
    Se alguém tiver interesse em adquirir mesa de luz led A3 com puco mais de 2kg e apenas 12mm de espessura, pode dar uma olhada neste link http://youtu.be/hk_9VB2M07E. Além de ver a utilização da mesa, tem todas as informações para poder comprar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Pena que a gambiarra da mesa de luz não deu certo.
      Legal a sua dica.

      Excluir
  8. Tem uma mesa de luz led sendo vendida no mercado livre, muito fina, leve e portátil. Tem nos tamanhos A4, A3 e A2 e todas tem apenas 12 milímetros de espessura. E o preço é razoável. Nos anúncios se pode ver que tem muitas qualificações de compradores e todas positivas. Também tem página no Facebook. Minha filha tem uma A3. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece legal heim! Principalmente porque não ocupa tanto espaço.
      Obrigada pela dica.

      Excluir