sexta-feira, 15 de março de 2013

Marcadores Magic Color

Olá!
Há algumas semanas, a Suco (do Caixola) comprou um estojo de marcadores Magic Color da série dourada e eu fiquei com vontade de experimentar também. Mas esse tipo de coisa não se deve pedir emprestado, porque se você se empolgar, gasta tudo. Então, acabei adquirindo um estojo também.

Dentro da caixa vem esse papelzinho que funciona como catálogo e indicador de validade. O estojo que a Suco e eu temos é o de cores básicas, esse primeiro da lista, de 12 cores, da ponta Prof Perm.

Só tenho mais um ano de validade pras canetas

A desvantagem de ter um estojo só é a impossibilidade de fazer gradação de forma suave entre as cores, ou seja, para cores chapadas é ótimo! Ainda é cedo pra dizer se quero comprar outros estojos com cores diferentes (lógico) desta marca, porque ainda estou descobrindo o que fazer com as canetas.

Meu primeiro teste foi esse aqui:

Usei papel off-set 75g/m²

A caneta libera bastante tinta e o papel absorve tinta também, então vazou facilmente na minha mesa branca. Um "truque" pra isso não acontecer, é passar o pincel bem rápido no papel para não ter contato prolongado entre as superfícies. Mas se for fazer isso, você precisa pensar muito antes pra saber exatamente o trajeto. Se encostar a ponta no papel pra pensar, já era.

Daí eu resolvi fazer outra experiência usando papel mais liso pra saber como a tinta se comportava. Achei que a tinta seca bem rápido, mas não sei se foi por causa da lâmpada muito próxima do papel ou se pelo fato do ar condicionado estar ligado... Lógico que esses fatores influenciam, mas como não testei de outra forma também, não posso afirmar nada.

Aqui usei papel couché 180g/m² - viu a mesa manchada?

A superfície do papel couché é bem lisa, por isso mesmo a caneta soltando bastante tinta, esta não vaza o papel. A consequência da não absorção e da secagem rápida são essas listras e manchas quando se passa a caneta duas vezes no mesmo lugar. Uma vantagem é poder escurecer o tom da cor utilizando esse recurso. A gradação do rosa da blusa, por exemplo, eu fiz passando rosa por cima do rosa depois que a primeira camada secou completamente.  

Por enquanto só tenho esses dois testes, porque minha mão voltou a doer e estou evitando empolgação com desenhos no momento. =/

A próxima experiência que pretendo fazer é com tinta Ecoline, que pegarei emprestado com uma amiga que comprou as tintas em 2005 e não usou ainda. Assim que eu tiver resultados satisfatórios, coloco no Cappuccino.

Até a próxima! o/

18 comentários:

  1. Ah, legal que você comprou pra poder experimentar por si mesma os marcadores. Eu também senti essa necessidade quando mexi com as do Bis pela primeira vez. ^^"

    Eu tenho só uns três desenho com marcadores também, e nos três usei papéis diferentes: primeiro foi um de desenho de gramatura 140g/m², segundo um sketch book com papel de 75g/m², terceiro foi o couché 180g/m². Meu favorito foi no bloco de desenho de 140g/m², porque foi justamente quando observei essa questão da absorção da tinta em relação às passadas e ao tempo que o marcador está no papel. Pelo papel ser mais grosso, conseguia passar o marcador com mais calma, raciocinar melhor as passadas e deu menos manchas do que no papel de gramatura baixa e no couché, que é o papel que dá a sensação mais estranha de todas pra se trabalhar com qualquer tipo de tinta O_O.

    Legal suas experiências, quero ver mais! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanhei seus testes tanto pelo Caixola quanto pessoalmente. O Bis ofereceu me emprestar as dele pra experimentar, mas não sobrou tempo na Ufes pra fazer isso ainda. =/

      Sobre os meus testes, fiquei muito contente com o resultado dos cabelos. =D Ainda tenho uns papeis diferentes em casa e, assim que meu braço melhorar, darei um jeito gastar com testes e mais testes.

      Obrigada por comentar! o/

      Excluir
  2. Estava justamente procurando essas canetas na papelaria, mas nunca encontrava!! No teste de habilidades especificas do vestibular, um garoto usou dessas canetas e o efeito ficou muito bom (não estava pescando, é impossível ñ olhar os dos outros u_u)
    Tenho 8 canetas da marca Sharpie. Já fiz alguns testes. Das primeiras vezes o trabalho fica manchado. Vc só melhora com a prática, não tem jeito. Queria ter de outras cores, maaaas é muito carinho e ñ vende aqui T_T (comprei quando fui pra BH)
    Os desenhos ficaram lindos e espero ver mais Cappuccinos sobre isso!! ^^ E melhoras pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, dá pra comprar pela internet. Alguns sites confiáveis vendem essas canetas por um preço "consideravelmente acessível". Depois eu passo o link de alguns pra você.

      Se por acaso encontrar fácil em alguma outra loja aqui da Grande Vitória, vejo se fazem entrega aí pra cima. ;)

      Excluir
  3. Que legal Nane!!! Espero muitos desenhos coloridos com marcadores então! Tbm estou aqui fazendo testes com os meus....! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor deixe seu resultado hospedado em alguns lugar ou me mande por e-mail porque eu fico muito curiosa pra saber como ficou. Eu sou nova nesse assunto de marcadores e quanto mais troca de ideias e experiências, melhor pra todos os lados!

      Beijos!!!

      Excluir
    2. Pode deixar nane..tbm sou nova nisso.. pra te adiantar eu colori um desenho usando "pinceladas rápidas e curtas" gostei bastante e mancha menos o papel... usei sulfite reciclada

      Excluir
    3. Opa!!! Dá um jeito de colocar online pra eu ver. XD

      Tenho esse papel aqui, vou tentar alguma coisa com ele depois. Obrigada pela dica, Débora! o/

      Excluir
  4. Nane, da uma olhada http://defantini.deviantart.com/art/Teste-magic-color-360381760 Por enquanto são os teste que fiz...! Lápis de cor branco pra realçar a luz tbm funciona legal por cima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi!
      Muito legal o gabarito de cores.
      Obrigada por divulgar esse tipo de informação, já que não encontramos facilmente na internet essas coisas. Eu nunca confio na cor da tampa das canetas na hora de comprar, principalmente quando a compra é feita pela internet. É sempre bom saber/ver como a cor se comporta no papel (ou em qualquer outra superfície).

      Vi no desenho da diabinha isso que falou sobre realçar a luz com lápis branco. Outra opção é a caneta em gel branca que a Suco mostrou no Caixola. Comprei uma pra mim ontem! Hehehehe

      Valeu pelas dicas, Débora!
      Espero que ajude muita gente.

      Excluir
    2. tbm comprei a caneta em gel! \o/ Se tiver mais alguma informação legal de uso e papel não esqueça de repassar! rsrs

      Excluir
    3. Relaxa!
      Minhas descobertas são todas colocadas aqui no Cappuccino.
      Se tudo der certo (ou errado também), terá post mais tarde.

      Excluir
  5. Querida, adorei conhecer seu blog e virei sua fã! beijos, Letícia Pedruzzi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que surpresa!!!
      Obrigada, Letícia!

      Como você achou o Cappuccino?
      Volte sempre. o/

      Excluir
  6. Tu mencionou que as cores são bem chapadas e tal mas quando vc passa uma sobre a outra ela se dissolve bem ou fica tipo hidrocor? Eu queria muito comprar as da Copic porém são tão caras. Vc conhece a Sakura pen brush? Tb to na dúvida sobre elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Copic é cara mas é de excelente qualidade. Se é isso que você quer da vida, vale a pena o investimento.

      Conheço a Sakura pen brush sim, mas nunca usei. Também dizem que é boa, e pela qualidade dos demais produtos Sakura, não duvido.

      Respondendo a primeira pergunta parte 1: quando usei o termo "chapado" foi para me referir que a cor será sempre aquela independente da força aplicada na caneta. Não tem transparência como na aquarela, sacou?

      Respondendo a primeira pergunta parte 2: Algumas cores ficam com o aspecto de hidrocor sim, infelizmente. Amarelo, vermelho e azul foram os tons em que isso mais ocorreu. Se você passar várias vezes a caneta no mesmo lugar, essas falhas são suavizadas, mas o tom ficará um pouco mais escuro. Você pode observar melhor isso neste post do Caixola.

      =)

      Excluir
  7. Olá!

    Você tem noção de quanto dura um marcador? Eu fiz três desenhos em papel canson de gramatura 90, tamanho A5 e o meu marcador parou de pintar. Como é a primeira vez que compro, estou em dúvidas se ele realmente acabou ou se me venderam um que não estava bom. Eu adquiri a caixa com 6 - tons de cinza da Magic Color.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dayana!
      Também enfrentei problema parecido. Depende muito da área preenchida e de quantas vezes você sobrepôs as camadas. Uma vez meu marcador cinza claro secou com apenas 2 desenhos que fiz em A4. Entrei em contato com o distribuidor para obter informação sobre a quantidade de tinta que vem nas canetas, mas não me foi informado.

      Papeis com superfícies mais ásperas tendem a absorver mais tinta e quanto maior a gramatura, maior o "espaço" de retenção de tinta. Como não sei a área que você usou para pintar, fica difícil fazer um diagnóstico preciso.

      Os marcadores Magic Colors são bons e tem prazo de validade na embalagem. Lembra quando foi comprado? Talvez isso também tenha influenciado, pois como a carga dos marcadores é à base de álcool, naturalmente seca mais rápido. Outro cuidado que precisamos ter sempre ao utilizar esse material é checar se a tampa foi devidamente fechada. E acomodar as canetas deitadas na embalagem, e não em pé. Sei que fica bonitinho colocar em porta-lápis, com as tampas coloridinhas pra cima, mas isso aumenta o contato das pontas com o ar e facilita ressecamento.

      Uma coisa que testei por minha conta - e não me responsabilizo por quem segue minhas ideias malucas - é abrir a caneta e pingar álcool hidratado na carga para "render".

      Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita, volte sempre. =)

      Excluir