quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lápis de cor - cores complementares

Nesta semana, a Suco fez um post no Caixola (Supergirl - Cores) sobre pintar desenhos usando cores complementares para fazer áreas de sombra. Eu gostei do resultado dela, e como não lembro de ter feito exercício parecido antes, resolvi catar meus materiais e brincar também com esse recurso.

Sketch pad que comprei nesta semana + catálogo de flores + lápis de cor

As cores complementares para esse fim foram bastante usadas no movimento artístico chamado Impressionismo. Neste momento (meados do séc XIX) a fotografia já existia, então o retrato já "não precisava mais" ser responsabilidade de um pintor, e este, por sua vez, passou a pesquisar as técnicas pictóricas sem se preocupar com o realismo retratista ou no formalismo acadêmico da arte, mas em explorar cores e pinceladas.

Resumindo um monte de coisas que li sobre o assunto: quando misturamos uma cor com sua complementar, o resultado é preto ou cinza, por isso as sombras feitas dessa maneira ficam mais "naturais".

Meu processo:
Durante a reunião do grupo de pesquisa de HQ, rabisquei uma mocinha simpática no meu sketch book e achei que seria uma boa usá-la pra colorir no esquema lá de cores complementares. Quando cheguei em casa, achei melhor fazer um recorte desse desenho e colorir o recorte para não estragar o resto, caso não gostasse do resultado. Depois, insatisfeita com o espaço branco vazio em volta, desenhei umas flores que tinham num catálogo de flores que tenho aqui.

O resultado foi esse.

Usei lápis de cor normal, caixa com 12 cores apenas. A parte boa de ter poucas opções é poder misturar o que tem disponível para formar novas cores. E para obter a complementar, me foi preciso fazer um cálculo muito doido de misturas... É muito fácil ter na cabeça a oposição das cores primárias e secundárias no círculo cromático, mas e quando precisamos pensar na cor complementar de uma cor terciária, por exemplo?

Tive que usar a cor marrom para dar o tom de pele da garota no desenho, mas eu sabia lá que raio de cor precisava pra fazer a sombra?! Não! Para isso fiz o seguinte cálculo:

marrom = verde + vermelho
complementar de verde = magenta
complementar de vermelho = ciano
então...
complementar de marrom = magenta + ciano
(@_@)

Claro que em função das cores de lápis que tinha em mãos, misturei azul claro com cor de rosa pra ter isso aí. Alterando a força aplicada no lápis na hora de colorir, podemos obter nuances diferentes de uma mesma cor, e fazendo isso nas misturas, podemos conseguir muitíssimas cores novas!

Resultado:

Comparação entre rafe e versão final.

Por hoje é só! Espero que tenha gostado do teste que fiz. E, claro, não esqueça de conferir a Supergirl da Suco lá no Caixola, fonte de inspiração pra este post do Cappuccino.

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. "Fonte de inspiração"? Caramba, nunca pensei que o Caixola pudesse ter esse efeito, ainda mais com uma coisa tão feita na curiosidade e meio que em cima das coxas. XD

    Você, como sempre, elevou o negócio todo a um nível muito maior, buscando as origens históricas de tudo, o que eu acho massa, pois pros leitores que acomopnham os dois blogs, o teu post virou uma extensão da discussão iniciada no Caixola (aliás, obrigada mais uma vez pela divulgação :)).

    O que dizer do desenho em si? Bom, ficou lindo! Mais uma vez sinto a necessidade de reforçar o quão bom é o teu manuseio dos lápis de cor. Ficou muito boa a passagem dos tons e todo o esforço pra calcular qual cor complementa qual compensou, sem dúvida. Muito legal, Nanika! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi fonte de inspiração sim senhora! Engraçado é pensar que a gente trabalha junto até sem querer querendo. Desta vez você levantou a bola e eu cortei!

      Eu quis colocar a origem desse recurso pra ninguém sair pensando que nós estamos revolucionando as técnicas de pintura do mundo, saca? xD A roda já existe e existe há muito tempo. Às vezes é bom deixar claro.

      E pode parar de mimimi! Caixola está transbordado conteúdo maneiro sobre suas experimentações, dicas, jogatina... Acho super importante ter acesso a esse tipo de informação e fazer a troca de experiências, até mesmo quando as coisas não dão certo (gambiarra com mesa de luz).

      ;*

      Excluir
  2. Que lindo Nane!! lápis de cor me fascina, e as pinturas realistas com eles...nossa, incrível! Preciso absorver a ideia de usar cores complementares, farei alguns testes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo que o resultado vale a pena!
      Não esqueça de nos mostrar o resultado, ok? ;)

      Excluir
  3. Pela "lógica", magenta + ciano = azul. Enfim, não deixaria de testar antes de tacar azul xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desconsiderei porcentagens, Denis.
      Se realmente fosse usar porcentagem, teria que ter uma precisão muito boa no braço pra poder moderar força aplicada no lápis e tudo mais.

      De grosso modo, ciano também é "azul" né... vamo combinar!
      Tudo "aoi" hauahuahuahauh

      Excluir
  4. Olha q mágica vc fez com ~ 12 CORES ~ !!! *o* Sensacional!! Agora sim acredito naqueles desenhos incríveis só com lápis de cor u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nyaaa! Obrigadaaaa... eu já terminei de pintar o desenho inteiro. Tá lá no meu DeviantArt, caso queira ver como ficou.

      Mas sinto dizer que não fiz mágica, foi apenas sobreposição de cores. Claro que a qualidade do lápis de cor influencia bastante no resultado, mas quando comecei o desenho, não sabia como ficaria no final. Começou apenas como um teste mesmo, mas quando vi que funcionava, me empolguei! rs

      Excluir