quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lápis de cor

Que tristeza... minhas férias acabaram! Eu precisei muito desse tempo para colocar a cabeça no lugar e dedicar um pouco de tempo pra mim mesma, mas pensando em tudo que fiz e no que ainda falta fazer, gostaria de ter tido pelo menos mais uma semana.

Sempre adotei a postura de que diversão vinha depois de trabalho, mas as vezes era tanto trabalho que a hora da diversão nunca chegava. Antes das férias eu senti muita falta de desenhar e usar aquele monte de materiais novos que comprei. Mesmo assim, em volume, fiz pouca coisa: uma delas foi o Art Trade com a Suco (estava devendo uma ida à casa dela!) ; a outra foi esta pintura com lápis de cor.

Usei lápis de cor duro. Todas as cores de uma caixa com 12.
Você pode clicar na imagem para visualizar maior no Deviant Art

O traço ficou meio "princesa Disney", mas foi por influência dos desenhos feitos no Art Trade. Eu gosto muito desse estilo e quis fazer algo parecido. Eu fiz o desenho já pensando em colorir com lápis de cor, só que depois de pronto, achei uma porção de defeitos que estão me incomodando toda vez que olha pra imagem. Gostaria muito de refazer, mas tenho preguiça e, como as aulas recomeçaram, não vou ter tempo.

Vou falar um pouquinho sobre o meu processo. Como dá pra ver na foto abaixo, tive basicamente 3 etapas "padrões": rafe, desenho base, e arte-final. A diferença foi que tirei cópia do desenho em nanquim para não estragar o original. No fim das contas, tenho guardado 4 etapas.

Etapas da bagunça - ordem de leitura oriental! rs

Meu rafe ficou horroroso! Mas não é uma coisa que precisa ser bonita... é um esquema seu para você mesmo, deve ser bem simples, anotando a ideia principal e indicando onde ficará cada coisa. Se outra pessoa não entender, paciência... não era pra entender mesmo. XD

Esse do meio já é um esboço mais elaborado, tanto é que chamei de "desenho base". Nele eu coloquei mais detalhes e organizei as áreas de sombra da figura. Também optei por mudar o elemento que a mão direita segurava, que antes era um lápis e agora é minha canequinha do Naruto (inclusive, ela também está na foto). Se eu passar esse desenho para outra pessoa fazer arte final, ela conseguirá tranquilamente.

Passar nanquim não tem mistério... foi até bom falar disso, porque preciso comprar canetas novas e quase esqueci. Voltando, fiz as linhas de contorno apenas, deixando detalhes de sombra e luz para o lápis de cor resolver. Essa caixa da Multicolor custa aproximadamente R$3,00!!! Eu me surpreendi com a qualidade e, como diz na caixa, é realmente muito fácil de apontar.

Esta é a segunda postagem que faço sobre lápis de cor. A primeira foi esta: Colorindo.

Por hoje é só.
Até a próxima! o/

14 comentários:

  1. OIiii Naaane! Adoroo ver as etapas dos desenhos!!! adorei esse!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!!! Obrigada!
      Eu gosto de mostrar esse tipo de coisa. =P
      Tenho esperança de que sirva pra ajudar alguém de alguma forma algum dia. =)

      Excluir
  2. Acho muito massa o jeito como você trabalha com lápis de cor! ^^
    No domingo passado eu cheguei a colorir aquele desenho da Supergirl que publiquei no Caixola. Consegui escanear hoje no trabalho e irá pra web logo, logo. :D

    Tô melhorando um pouco com lápis de cor, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Sukito! Eu tenho muito o que estudar ainda.
      Queria estudar uns efeitos diferentes que vi nos trabalhos de outras pessoas no deviant Art e também aquele hachurado do poster "We can do it" que tem a Chun Li.

      Tô curiosa agora sobre sua Supergirl... quando vai pra web?
      Quanto tempo é "logo logo"? xD

      Excluir
    2. AHUHEUHEAU. Algum tempo. Não vou floodar o Caixola com postagens fora do calendário. As coisas agora precisam ser mais organizadas e menos "quando eu tô com vontade".

      Já tem postagem pronta, e a Supergirl virá em breve. HAUEHUAEHUEA

      Excluir
    3. Acho que ainda tenho drágeas de calmante o suficiente pra isso...
      =***

      Excluir
  3. Adoro ver desenhos por etapa!!!Sempre aprendo com eles. Parabéns Nane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      Eu também gosto de ver processos de criação.
      É realmente bom para conseguir desenvolver novas técnicas.

      o/

      Excluir
  4. Gostei bastante, eu comprei uma caixa de lápis de cor recentemente, ainda nem usei, mas olhado esse seu desenho eu até me empolguei em tentar alguma coisa, parabéns ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Obrigada!! Eu fico muito contente em ouvir isso. =)
      Por favor compartilhe depois o resultado por aqui, gostaria muito de ver.

      Excluir
  5. Owwn, Nane, ficou muito fofo!! *-*
    Pra passar do lápis pro nanquim, vc usou a mesa de luz, não foi?
    Ah, pintei dia desses com lápis de cor a tecnica q vc me ensinou. Mas quando fui escanear, o nanquim ficou muito clarinho. Acho q foi pq usei papel manteiga, e não vegetal... Mesmo assim, gostei do resultado, não borrei nadinha XP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnn obrigada!
      Isso, passei o nanquim com a mesa de luz. Essa mesa de luz foi uma benção na minha vida, a coisa mais linda do meu quarto! Uma mão na roda mesmo!

      Então, esse problema do nanquim sair clarinho na hora de escanear pode ser resolvido futucando os ajustes da imagem no Photoshop. Aquelas opções de curvas, níveis, brilho e contraste, etc etc. Ou então, no painel de configuração do seu scanner. =)

      Fico feliz de você ter gostado do resultado. Mas vai fazendo testes aí sem medo de ser feliz, que no fim tudo dá certo.

      Excluir
  6. Gostei muito do blog! Me deu ate vontade de desenhar porque estou meio parada. Parabens pelos desenhos Nane, e tambem pelas explicacoes das tecnicas. Eu to afimde fazer uma receita de pastel seco, e vou por o passo a passo no meu blog, tambem to pensando em falar de uns materias que to experimentando. Queria fazer desenhos com lapis de cor, porque tenho muitoe e uma tecnica super bonita quando se consegue atingir o objetivo. O problema, e a folha que nao ajuda. Aqui na minha cidade eh umaq tristeza, nao vende folhgas boas, e as minhas sao no maximo 160g lisa. Andei vendo que se eu passar guache, ja posso criar um pouco mais de textura nelas. E a guache com tinta aquarela para tecido, eu uso quando quero fazer um fundo colorido para retratos de pastel seco (que eu to me matando pra ver se aprendo um pouco). Enfim, gambiarras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Que legal saber que mais pessoas são adeptas de gambiarras pra solucionar problema de falta de materiais. Outra opção é comprar papel cartão ou cartolina já na cor que você gostaria de usar no fundo dos desenhos. Economiza tinta pra caramba e às vezes esse tipo de papel já vem com uma textura diferenciada.

      Também adoro o efeito da pintura com lápis de cor! Faltou você deixar o link pro seu blog aqui, heim. Quando a receita de pastel seco estiver pronta, por favor nos avise.

      Abraço e volte sempre! o/

      Excluir