quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tombow pincel duplo

Comprei marcadores novos da marca Tombow para experimentar. Como já foi visto tanto aqui quanto no Caixola, os marcadores são materiais semelhantes à canetinha hidrográfica. Porém, são mais adequados para se finalizar um trabalho de ilustração ou publicidade, tanto por ser de fácil de reproduzir, quanto por dar mais controle no traço na hora de colorir ou esboçar. Em relação à tinta, a dos marcadores tem secagem bem rápida e se aproximam muito do efeito do guache ou aquarela.

comprei 9 cores diferentes, mais uma caneta blender.

Esses dual brush da Tombow chegaram recentemente numa papelaria perto da Ufes, e como estava com di$posição, comprei alguns pra testar e explorar possibilidades. Primeiro eu quis mexer nelas sem ver tutoriais, ou me informar sobre os possíveis truques... pegar e riscar, sabe?

Resultados
Desenhei um garotinho jogando bola, e usei a caneta 873 para a pele. Como ficou muito vermelho e esquisito, adicionei chifres na cabeça e fiz um oni. Até então, eu só tinha 5 cores diferentes e não tinha comprado a caneta blender, por isso os traços da caneta ficaram bem marcados no desenho.


Assim nasceu meu mais novo personagem: Kijima

Depois disso, vendo o que deu certo e o que deu errado, desenhei o Kijima novamente ao lado de outro personagem antigo que inventei, o Acúleo. Desta vez fiz os meninos usando o atual uniforme da seleção brasileira de futebol.

Kijima Kyōichi à esquerda, Hanada Toge (aka Acúleo) à direita

Aí, gostando mais do segundo resultado, fui na papelaria e comprei a caneta blender e mais 4 cores diferentes. Sim, fiz a festa! E também, fui pro youtube assistir a alguns tutoriais sobre a caneta, e como explorar efeitos das cores, fazer combinações, limpar a ponta, etc. Tem muita coisa interessante!

Em um dos vídeos que vi, a pessoa aconselha usar papel de boa absorção de tinta, e diz que o papel para aquarela é ideal. Como não tenho aqui, usei o papel do sketch pad mesmo, que é 130g/m². Mesmo com essa gramatura, a fibra não aguentou muito. =T

Outro resultado
Esse outro desenho foi registrado desde o esboço e eu vou falar um pouco sobre cada etapa.

esboço feito com lápis nº2

Quando fiz esse desenho tinha acabo de ler o volume 13 do mangá Kimi ni Todoke, que tem o traço shoujo. Isso acabou me influenciando bastante um pouco. Não costumo gostar desse estilo de desenho porque é muito deformado e esquisito, mas o da autora desse mangá até que é mais agradável. Enfim...

as linhas foram feitas com caneta nanquim 0.1

Nem preciso dizer que deveria ter parado no esboço né? Tava muito melhor... Pelo menos tirei foto dele antes de estragar tudo. Definitivamente não levo jeito pra shoujo.

colorindo ~ lá lári lá lááá...

Não acho que o resultado ficou muito bom, mas testes servem pra isso mesmo, pra gente saber o que dá certo e o que não dá e tentar aprender com os erros. 

Terminei!
Fiz os pontos de luz com caneta gel branca.

Outra coisa que pretendo é, de pouco em pouco, ir testando nas horas vagas as técnicas mostradas nos vídeos que assisti. O controle sobre o material é realmente muito bom, mas há possibilidade de manchar o desenho sim, principalmente quando a fibra do papel ficar danificada.

Com a tal canetinha aquarela da Faber Castell que mostrei aqui se consegue um efeito bem parecido com esse, só que de forma mais trabalhosa, pois é preciso ter pincel e água do lado.

Por hoje é só. Espero que tenha gostado. (^-^)/

20 comentários:

  1. O tom da pele e o acabamento na roupa da menina de cabelo rosa... demais!! Ficou ótimo Nane!

    Gostei de como você usou a variação de espessura do traço das linhas também =]

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada, Sr. Momotaro! >.<
      Sinceramente eu não gostei do resultado,
      mas fico feliz por você não ter achado ruim.

      Volte mais vezes! o/

      Excluir
  2. Discordo sobre o resultado não ter ficado tão bom: como comentei contigo, eu adoro esse tipo de coloração a mão, tem gosto de nostalgia! Sinto como se estivesse vendo uma página de quadrinho nacional do final da década de 90, o que é muito gostoso!

    Também gostei da personagem em Shojo que você fez, a coloração rosa combinou muito com ela e deu mais vida ao desenho.

    Enfim, gostaria de ver mais trabalhos teus pintados assim, principalmente tiras.

    Abraço e ótimo trabalho como sempre, Nane! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ary!
      Taí uma ideia boa: colorir minhas tirinhas com essas canetas.
      Bom que desse jeito fica bem rápido o processo. Valeu! ;)

      Excluir
  3. Q delicadeza de marcadores!! (o jeito q vc usa tb ajuda 100% no efeito XD)
    E esses personagens q vc criou, um mais cute q o outro =3 Seria melhor ainda se eu entendesse japonês, nééé.... ^^"
    Acho q essa marca seria o ideal para eu começar a me acostumar com marcadores. Poxa, é só encostar no papel e mancha tudo!! >_< Como a ponta é bem fina e maleável *xora*, parece causar estragos menores.
    TÁ TUDOTUDOTUDO MUITO LINDO, para de ser chata u_u"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra começar eu recomendo esse mesmo. Pelo que vi, os marcadores da Tombow são à base de água, então mesmo que você não tenha a caneta blender, dá pra umedecer um pincel macio e passar por cima. Quanto mais vezes você passar a caneta numa área, mais escura fica a tonalidade; além disso, dá pra misturar as cores de forma gradativa.

      Os da Magic Color são mais "borrocantes" e vazam fácil pro outro lado da folha. E pelo cheiro forte, imagino que são à base de alcool. Estou esperando algum post de experimentação da Suco lá no Caixola falando do estojo novo que comprou, porque não sei se pretendo comprar mais. =P

      Obrigada por ter gostado. \(^-^)/

      Excluir
  4. Acúleo!!! Que nostálgico ver esse menino por aí! Hahaha!
    Adorei todas as experiências. Acho que você não gosta do seu traço shoujo só porque tem preferência mesmo pelo shounen, porque eu achei muito bom o desenho. Quando bati o olho nela pelo deviantART, pensei: "caramba, que desenho diferente que a Nane fez! Que bonito!!!" :P

    Sobre os marcadores, gente, eu acho que existe sim uma diferenciação grande em função do tipo de tinta e a qualidade da marca, mas pelo que eu vejo de utilização, as vezes a coisa pode residir mais na habilidade do manuseio do que nos outros aspectos que eu já citei. Devem existir quinhentas técnicas pra se obter boas pinturas com marcadores mesmo sem a presença de um blender. Além disso, é bom levar em consideração que quanto maior a paleta de cores, melhor funcionará a gradação de tons, o que de certa forma dispensa também o blender.

    Como exemplo, deixo essas imagens que, ao que me parece, não usam blender:
    Teenage Mutant Ninja Turtles by ~theChamba e praticamente qualquer coisa do Joe Vriens (a.k.a Joverine).

    Em alguns materiais, acho que a graça está em ver a marca do que aconteceu mesmo. Não desgosto em hipótese alguma do uso do blender, mas pra mim a página do Kijima que tá com a pintura marcada tá tão linda quanto!

    Uma coisa engraçada: quando procurei informações sobre papeis pra marcadores, diziam que era melhor gramatura mais baixa. Mas existe uma linha da Canson específica pra essa técnica, e acho que a gramatura deve ser tão alta quanto o papel de aquarela.

    Fiquei curiosa pra ver os vídeos de tutoriais... quem sabe tem alguma coisa lá que dá pra ser usada com os Magic Color.

    Sobre o estojo que eu comprei, não acho que é motivo pra você ficar tão ansiosa, porque são só mais cores. Nada de diferente. ^^

    Adorei o post. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Suco chan!
      Eu fiquei mó felizona de você ter achado o meu traço diferente legal. O fato de eu gostar muito mais de shonen do que shoujo influencia com certeza na hora de gostar do resultado, mesmo assim, eu acredito que poderia ter ficado melhorzinho. O tipo de sentimento que só bate depois que a gente termina o desenho e olha depois umas 500 vezes...

      Então, eu li inclusive que as próprias canetas de cores diferentes se "blendam" pela tinta ser à base d'água e panz. Doideira! =P

      Eu concordo em absoluto quando você diz que o resultado do trabalho depende da habilidade do artista na hora de fazer o manuseio do material que ele tem disponível. E claro, existem trabalhos que ora exigirão um tipo de marcador, ora outro. É bom experimentar um pouco de todas essas possibilidades pra poder decidir o que usar.

      Adorei seu comentário gigante com referências! ...nem comento nada sobre o Joe Joverine. O cara nasceu pra Lua, única explicação.

      ;*

      Excluir
    2. Ficou super legal, sim! :) Acho que todo mundo que reflete sobre o que faz passa por esse momento de uma hora achar que poderia ter sido melhor, mas ainda assim, acho que você deve acreditar em quem tá falando que o desenho é massa. E você sabe que eu aprecio traço de mangá shoujo! XD

      E bom, diz o Joverine que até pouco tempo atrás ele era muito, muito ruim. :P Mais uma vez a gente vendo que correr atrás vale a pena, porque hoje ele é uma mega referência.

      Eu ainda quero experimentar as Sakura Brush Pens. Acho que é muito parecido com as Tombow, pelo que vi de vídeo da fabricante no Youtube. Depois cê dá uma olhada!

      :*

      Excluir
    3. Ruim? rs
      O Joe era bom, ficou melhor...

      Mas é isso mesmo que você falou. Se a gente quer ser bom em algo, é só praticar até ficar alcançar o objetivo. E, depois que alcançar, continuar treinando para não esquecer, mas sempre aperfeiçoar.

      Vou dar uma olhada nas Sakura sim!

      Excluir
  5. Eu comecei a ver seu blog a poucos dias,e estou gostando muito de todas as dicas e seus desenhos são ótimos. xD
    Eu também queria fazer um blog com meus desenhos, e suas dicas estão ajudando bastante
    Quando eu tiver dinheiro pra comprar algumas coisas decentes para desenhar, e fizer um desenho bom eu te mando xD
    Continue assim o/
    ^(ºoº^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça logo esse blog!!! \o/
      E nem se preocupe em ter dinheiro pra comprar coisas sinistras (vai por mim, demorei muito pra conseguir comprar esse tipo de coisa de "marca boa"). Existem muitas marcas de materiais artístico que são super acessíveis e que são excelentes. Comece por elas pra sentir o gostinho.

      Fico aguardando seu desenho. ;)

      Excluir
  6. Olha eu aqui outraa vezzz... Nane, ver algo colorido sempre me da vontade de colorir ! Adorei os marcadores! não os conheço pessoalmente mas tenho curiosidade. Tenho muita, muita vontade de ter COPICS.... mas não os compraria pelo preço alto, sendo que não sou profissional, e não faço trabalhos..espero muito um dia fazer ilustrações... ainda tenho muito, muitoo a aprender não faz nem um ano que eu desenho...rs as vezes sinto que perdi muito tempo, e ja estou velha pra começar ( 27...hunf) Mas não vou desistir...

    Bom voltando ao assunto marcadores, e levando pro lado de papel ja que a Joy comentou, vc já viu os videos do Thiago Spyked? Da editora Cras? Eles estão vendendo um bloco especial para HQ..e vi vários comentários bons, até mesmo que ele se da bem com marcadores e alguns falaram que testaram ate aquarela... Vou deixar o link caso vc não conheça.

    http://www.youtube.com/watch?v=DcCSxc4T7X8

    Desculpe o comentário gigante XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários gigantes me empolgam!
      Não conhecia esse tal de Thiago. Que cabelo engraçado! xD

      Eu já tinha visto um bloco de papel pra HQ da Canson, mas é caro... Na embalagem há várias recomendações sobre os materiais que podem ser usados no papel, que é ideal pra isso e aquilo. Realmente é ideal, mas embora tenha conseguido uma amostra dele, não tive chance de experimentar como gostaria (pois deixou café cair em cima)!

      Foi falado no vídeo que o papel pra HQ tem gramatura de 180g/m² e superfície mais lisa. É possível encontrar papeis com essa mesma descrição por preço semelhante, mas perde-se a mordomia de já ter as margens prontas, marcas de corte e sangria, etc. O importante de se ter uma superfície lisa, é o nanquim não "escorrer" entre as fibras.

      Obrigada pela dica do canal dele!!! o/

      Excluir
    2. O cabelo dele é engraçado..e ele tbm! da uma olhada nos videos kkkk
      Que bom que pude te passar algo rs

      Excluir
    3. Figurinha mesmo esse cara.

      Ah, mas mesmo que eu conheça alguma coisa, é bom deixar o link por aqui para que outras pessoas também tomem conhecimento. \o/

      Excluir
  7. Comecei a me aventurar e colorir com lápis de cor, por sua causa, e quando chego aqui me deparo com essas canetas, nossa ficou um efeito bem legal, queria pintar assim, gostei desse personagem na verdade dos três, mas principalmente do Kijima, tem planos para ele?

    Oque esta escrito naques balões?? Você sabe escrever em japonês???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se der mole, vai pintar até melhor!
      No paint tool Sai tem brushes que simulam essas canetinhas. O nome deve ser "marcadores" ou "markers". Qualquer dia faço algo usando elas pra ver se condiz com os de verdade e faço um comparativo. Talvez seja uma opção mais tranquila e barata, já que você trabalha com o SAI muito bem.

      O Kijima foi um personagem que nasceu por acaso, mas por quem senti um carinho muito grande. Talvez eu faça uma one shot sobre ele quando já tiver uma história mais concreta da vida dele, ciclo de amizades, personalidade, etc.

      Nos balões:
      Sa-chan 1 - Kijima kun!
      Sa-chan 2 - Venha aqui rapidinho.
      Sa-chan 3 - Hoje preparei um lanche pra você.
      Kijima - Obrigado pela preocupação, Sa-chan!

      Escrevo e falo um pouquinho de japonês sim. Mas só o básico pra não morrer de fome ou de dor de barriga, se eu for ao Japão algum dia.

      Excluir
  8. Quais as melhores ocres de tombow para fazer uma cor de pele? Estou querendo comprar alugmas mais o blender! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cor de pele depende da etnia da pessoa do seu desenho, né. A pele do meu personagem Acúleo, por exemplo, é verde.

      A Tombow tem uma variedade muito grande que vai desde o peach ao chocolate. O ideal é você olhar algum catálogo das cores que a marca oferece. As que eu comprei pra essa finalidade por enquanto são: 850 (flesh) e 992 (sand).

      Depois dê uma olhada nesta cartela , sobretudo nas cores que ficam entre 850 e 992.

      =)

      Excluir