terça-feira, 4 de junho de 2013

Pato Donald - canetinhas hidrográficas

Tudo joia?
Sempre que a minha cabeça pára de funcionar enquanto desenvolvo meu projeto de graduação, eu faço uma pausa para refrescar as ideias. Daí fui ler uma história da revista Jumbo da Disney, que é uma coletânea com mais de 500 páginas de quadrinhos dos personagens Disney. 

Existem outras versões mais baratas e com menos páginas, tão legais quanto! Não sei se foi porque tive o primeiro contato com esses personagens em animações, mas cada vez que os vejo nos quadrinhos, leio como se estivesse assistindo ao desenho animado. Mas não fiquei só na leitura...

acabei desenhando um Donald

A arte final dessas revistinhas é muito boa em matéria de espessura de linhas de contorno! E cada história é desenhada e finalizada por pessoas diferentes, dando pra comparar os traços e estilos. Acho isso bastante interessante para se ter como referência e fazer exercícios. =)

Bom, aí desenhei esse Donald no meu sketchbook usando como base dois artistas distintos da revista, um pro desenho do cenário e outro pro desenho do personagem. Para esse exercício foram usadas caneta nanquim 0.3 no contorno e Pentel pocket brush no preenchimento.

trabalhando as linhas...

Queria colorir com marcadores, mas o papel do bloquinho só tem 130g/m² de gramatura, e a tinta do marcador vaza pro outro lado. Como no verso da folha estava o desenho com lápis de cor finalizado, não queria usar algo que pudesse estraga-lo. Aí fiz testes com canetinha hidrográfica a fim de saber o quanto podia usar sem saturar o papel.

comprovando que usar marcador não daria certo

A canetinha hidrográfica venceu! e o resultado foi este:

o Pato Donald é um personagem © Disney! ;)

Infelizmente a canetinha mancha bastante em áreas grandes, onde sobreposição da tinta é inevitável. Como o exercício era mais voltado para espessura de linha do que pra acabamento em cor, não liguei. As canetinhas são uma opção muito legal para se usar em desenhos esquemáticos, quando há intenção de visualizar imediatamente como algo ficará depois de colorido e impresso.

Por hoje é só, preciso voltar ao trabalho.
Até a próxima! o/

14 comentários:

  1. Poxa, gostei muito, de tudo! A composição no papel todo, com recorte e tal, ficou muito bem elaborado! O trabalho com as linhas e as cores também, claro!

    Sobre a história de pintar com marcadores eu tenho duas coisas pra dizer:
    1)Se o problema dos marcadores é passar pela página e manchar, uma folha de papel por trás ajuda a segurar a tinta e evita as manchas nas folhas de baixo, pelo menos. Não daria pra evitar a mancha no desenho de trás, mas nas folhas seguintes, sim. ^^

    2) E é exatamente por isso que passei a deixar de lado essa história de desenhar frente e verso. As vezes a gente quer acabar um rascunho que tá no verso de outro legal e não pode... um saco!

    Parabéns pelo desenho, ficou show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suco!
      Obrigada pelas dicas!!!
      A número 1 eu já sabia.

      Dei muito mole em desenhar frente e verso nesse bloquinho... queria aproveitá-lo ao máximo porque paguei muito caro por ele e sou miserável! (T-T) Mas você tem razão.

      Valeu pelo apoio! \o/

      Excluir
  2. kkkk ri alto com o "e sou miserável!" rsrs
    Adorei sua arte final, deve ter dado um bom trabalho!! Quando eu era pequenuxa eu tinhaaa muita dó das minhas canetinhas, e jamais usaria para colorir desenhos!! Só o contorninho!! e pensava duas vezes para emprestar a alguem kkkkkkkkkkkkk claro que hj em dia não existe nada disso, muito pelo contrario eu uso mesmoo!! Amei seu desenho e o Donald é meu favorito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Débora!
      Deu um pouco de trabalho sim, mas serviu pra relaxar.

      Eu também tinha o maior ciúme das minhas canetinhas quando era criança. Acho que por ser um item caro do material escolar, os pais pediam sempre pra gente economizar... aí não gastava mesmo! Durava anos e anos. E pra falar a verdade, só neste ano descobri que esse tipo de coisa tem prazo de validade! =P

      Meu preferido também é o Donald! \o/
      Dos sobrinhos dele e do Tio Patinhas também... não tem como separar a família nessas horas, né?

      Excluir
    2. Esqueci de dizer tbm que sua art final esta parecendo digital de tão boa..super firme!! Preciso treinar art final rsrs Nane se vc tiver alguma apostila digital, algum material de apoio sobre construção de desenho e movimento, ou algum nome de livro que eu possa comprar ou fazer download vc me passa, me avisa, manda um sinal de fumaça? Preciso estudar..! Sigo seu blog e o da Joy e já me ajuda muito...!

      Excluir
    3. Tenho algumas referências sim. Me manda um e-mail cobrando que te passo o que tenho aqui por anexo. ;D

      Excluir
  3. Precisa mesmo dizer q AMEI? Hauahauaha <3
    Eu nunca usaria minhas canetinhas pra isso! Sou muito mão de vaca e morro de dó ;-;
    O Donald é meu 2º favorito o/ (alguém tem como favorito o Mickey? nunca ouvi, pelo menos no Brasil ~ mistérios)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahau precisa sim!
      Obrigada, Mari!

      Existem algumas marcas de canetinha com o preço bom e qualidade equivalente. As que tenho são da Compactor e acho que quebram o galho tranquilamente. Comprei porque o preço tava bom. =)

      Qual o seu 1º personagem preferido?
      Fiquei curiosa.

      Excluir
    2. Pois é, ainda tem isso. Quando vejo q é muito barata, suponho q a qualidade caia tb =P Vou dar uma olhadinha nesse.
      É o Pateta! Assistia mais aos desenhos e amava quando ele aparecia. Me lembro de todos os filmes tb XD

      Excluir
    3. Eu assistia muito Pateta e Max na TVCruj hehehehe

      Sobre materiais baratos, nem todos são de qualidade ruim. Os lápis de cor que usei pra pintar a moça com as flores lá por exemplo... surpreenderam bastante! ^^

      Excluir
  4. Nossa ficou d+, mais alguma coisa pra mim aprender...

    ResponderExcluir