sábado, 6 de julho de 2013

Poison Ivy - Promarker

Os materiais legais de desenho e pintura começaram a chegar na Grande Vitória. A papelaria em frente à Ufes apresenta uma tentação nova cada vez que entro lá! Fico muito contente com a facilidade em encontrar coisas que antes só a internet resolvia, mas por outro lado, meu bolso precisa resistir bravamente!

A novidade da vez foram os marcadores Promarker da Letraset, que, assim como os marcadores Magic Color, são à base de álcool. A dona da papelaria pediu o pacote com todas as cores disponíveis de marcadores para vender, e eu fiquei lá meia hora escolhendo duas cores para experimentar: Antique Pink (R346) e o Soft Green (G817).

Para explorar as duas cores que escolhi, optei trabalhar num desenho da Poison Ivy, vilã das histórias do Batman.

para ver o desenho inteiro, clique na imagem acima.

O processo de desenho foi todo filmado e postado no YouTube:

Vídeo da etapa de esboço - teste de captura da câmera.

Passando o nanquim - canetas pontas 0.1, 0.3 e 0.4

Finalmente, a colorização!
Também utilizei os marcadores Magic Color.

Considerações sobre o produto:
Como a caneta é à base de álcool, só é possível ver a cor verdadeira depois que o papel pintado está seco. Recomendo o uso de papel de gramatura alta e superfície lisa, pois a tinta adentra facilmente a fibra e vaza no verso. No vídeo da colorização é possível ver que deixei um papel por baixo da arte justamente para evitar que a tinta manchasse minha mesa de luz.

A tinta espalha de maneira uniforme, ou seja, sem manchar, se estiver "fresca". Por isso, para fazer sombra usando o mesmo tom, foi preciso esperar a base secar completamente. É notável também a diferença entre as duas marcas. Foi bem mais fácil trabalhar com a Promarker, porque o comportamento da tinta no papel é melhor do que a Magic Color; sem contar que poder variar entre as duas pontas é um adianto danado quando é preciso ter controle no preenchimento de áreas menores.

Entre Promarker e Tombow, acredito ter tido melhor desempenho com a Tombow. Mas fiquei besta com a variedade de cores e a qualidade das tintas da Promarker! Dá vontade de ter todas.... só que... né?!

Taí minha experiência relatada.
Até a próxima! o/

14 comentários:

  1. Pô! Ficou show de bola!
    Eu achei mesmo que essa colorização não viria tão cedo, já que você foi inventar de ensaiar antes. :P Que bom que você se manteve no pique!

    Sobre a sua experiência com as canetas, acho que a impressão de que a Tombow funciona melhor seja pela qualidade da tinta e a possibilidade de fazer a mistura com o blender. Os marcadores a base de álcool, nesse sentido, são mais definitivos, mas eu acho que algumas marcas deles contam também com blenders.

    A moça quando me vendeu as Magic Color disse que a qualidade era a mesma, mas a durabilidade era menor. Claro que eu achei isso papo de vendedor, mas como meu pensamento era mais de experimentar o produto do que prezar por qualidade, não me apeguei a isso e ainda estou feliz com os marcadores, embora esteja doida desde sempre por um estojo da Sakura. :P

    Outra coisa sobre os Magic Color é que existe uma linha com pontas duplas também (fina e chanfrada) mas o preço por marcador é o dobro e estojo de pontas duplas só vi o completo (68 cores) e os de tons de cinza. :/

    Muito legal sua iniciativa de postar vídeo do seu processo. Ficou tudo muito legal. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suco!
      Os marcadores Promarker também tem uma caneta blender, além disso, cores parecidas se "blendam" quando sobrepostas. Assisti vários vídeos no youtube sobre isso. Fiz experiências pincelando álcool por cima das cores e ver que manchas surgiriam daí.

      Eu conheço a linha da Magic Color com duas pontas, mas o estojo que tenho aqui é o de uma ponta só. Por isso a comparação entre as marcas foi feitas desta forma "desigual". xD

      Espero que tenhamos oportunidade de por as mãos em Sakuras e Copics algum dia para testar possibilidades.

      º°*ºo°(/*_*)/\(*-*\)ºo°*ºo

      Excluir
  2. Simplesmente incrível, nossa sua técnica é muito boa ótimos vídeos, sempre me impressiono com seus desenhos, parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Obrigada!
      Foi a primeira vez que peguei os marcadores à álcool pra colorir algo assim mais elaborado. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  3. Cada post agr é uma tentação de material, assim num dá x_x
    O desenho ficou demais!! E ainda melhor com essa filmagem do processo todo! *---* Todos os segredos de sua pintura foram revelados! Quer dizer... ñ tem segredo nenhum XD (só a finalização com a caneta gel branca q SEMPRE esqueço. ali sim é mágico)
    Quero mesmo investir na Tombow, só q ñ acho em canto nenhum! #depressaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honestamente falando, eu gostaria de ter mais opções de canetas Promarker pra experimentar e poder explorar melhor os efeitos de mistura entre as cores. Só que o valor unitário é assustador.

      A Tombow é pouca coisa mais barata, mas senti muito mais segurança trabalhando com ela. Aqui já é fácil encontrar essas duas marcas, e tem muita opção de cor. Podemos tentar fazer um escambo... =)

      Excluir
    2. Tenta achar/comprar em lojas online primeiro.

      A Suco chan deu ideia de, caso não encontre Tombow, comprar as da marca Sakura, que também são à base de água e tem ponta de feltro. Mas como eu nunca tive contato com elas, não posso dizer nada.

      No Caixola há um post só de indicações de lojas online. Vale a pena dar uma olhadinha lá e pesquisar. =)

      Excluir
    3. Vou pesquisar então. Valeu vcs duas! \o/

      Excluir
  4. Caramba gostei bastante, principalmente por causa da ideia dos vídeos! Ficou sensacional, Nane!

    Seu processo de criação detalhado é uma verdadeira aula, e também é bastante bem escrito. Parabéns pela qualidade de sempre! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ary! Obrigada pelas palavras de apoio. \o/

      Na verdade, considero mais uma "exposição" do que uma "aula", porque cada um é livre para fazer as coisas do jeito que achar mais conveniente. Mostrar possibilidades e caminhos é o que há! rs

      Apareça mais!

      Excluir
  5. Ficou muito bom. Gosto muito da qualidade dos seus posts, e, principalmente seus trabalhos. Suas materias tem me ajudado muito, principalmente com relacao aos uso dos marcadores, uma grande vantagem dos promarkers, ao meu ver, e que a variadade maior ajuda numa transisao de cores melhor, principalmente nos vermelhos e nos amarelos que eu acho meio que limitados nos sets da magic color, ao menos no gold e na soft, mas acho que a linha brushb usa quase que a mesma serie ou escala de cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sempre bom saber que as experiências relatadas aqui ajudam de alguma forma. Eu também aprendo muita coisa com os comentários deixados no Cappuccino, e fico feliz de você também ter deixado sua contribuição por aqui.

      Realmente os tons de amarelo e vermelho são bem limitados na Magic Color, mas é possível fazer a transição gradativa entre eles mesmo assim. A Promarker oferece muito mais cores e tem suas inúmeras vantagens em durabilidade e qualidade de material, mas o preço ainda desanima um pouquinho.

      Tive oportunidade de experimentar a série brush pen da Tinta Mágica, mas não gostei muito. Não é o tipo de material que eu usaria todo dia, em qualquer trabalho. Elas são à base de águal, mas a tinta é espessa e opaca. A utilização é bem específica e mesmo assim, não oferecem durabilidade no suporte.

      Excluir