terça-feira, 20 de agosto de 2013

Magic Color - tons de cinza

No começo deste ano tive contato com marcadores à base de álcool pela primeira vez (Marcadores Magic Color) e não fazia ideia de como usá-los, porque não encontrava boas referências sobre o funcionamento. Em relação a especificação de produto ou composição, ainda vá lá... mas tutorial sobre técnica era mais complicado de se achar. Atualmente, já tendo chance de experimentar marcadores à base de água e de álcool, e ter feito muitos testes para entender o potencial do material, me senti mais à vontade pra comprar o estojo da Magic Color com 6 tons de cinza.

Como nesta semana estou relendo o primeiro volume do mangá Naruto (do Kishimoto Masashi), quis desenhar meu personagem preferido da série: Kakashi sensei. \(^-^)/

...o mangá, o rafe, as Magic Color, e desenho final.

A linha Magic Color série Ouro é, comparado aos outros materiais de mesma proposta, muito acessível! Tem lá suas diferenças de comportamento, mas a qualidade não é nada ruim, a chave do problema é testar e treinar até achar que o negócio ficou bom. Em relação à passagem e misturas de tons, o resultado também fica melhor quando usamos cores aproximadas.

O estojo de cinzas vem com 6 canetas - 3 cinzas tons quentes (WG1, WG3 e WG5) e 3 cinzas tons frios (CG1, CG3 e CG5) . Ao todo, a marca oferece 10 tons de cinza, mas só oferecem caixas fechadas com esses tons listados acima. Os intermediários só são vendidos separadamente, ou quando se adquire o estojo com todas as 60 cores.

Para misturar tons aproximados, não é necessário ter a caneta incolor (blender). Como pode ser visto na imagem abaixo, basta passar o tom mais escuro sobre o tom claro e, logo em seguida, passar novamente o tom claro por cima de tudo enquanto a tinta ainda estiver úmida. 

Passagem gradativa de tons de cinza quente - WG1 e WG3.

Seguindo este esquema, podemos fazer a passagem gradativa de todas as cores próximas, mesmo que falte os cinzas intermediários. É possível, inclusive, fazer a passagem dos tons escuros de cinza com a caneta preta (que veio no meu outro estojo de 12 cores básicas).

Tá aí a mistureba!

Sobre a caneta blender: notei que ao passá-la por cima de uma área, ela vai desbotando a cor. Usei esse efeito para conseguir pontos de luz do desenho, principalmente onde há elementos de metal. O uso adequado desta caneta, acredito eu, deve ser da mesma maneira quando se mistura duas cores próximas, isto é, passando primeiro o blender, depois uma cor, depois o blender novamente por cima de tudo. Mas não tenho certeza sobre isso... =P 

Um detalhe importante ao usar marcadores é planejar as áreas de cor antes de começar a colorir, pois a tinta à base de álcool costuma secar rápido!

O resultado da experimentação está aqui:

com participação especial da querida
caneta gel de tinta branca!

Gostei  do desempenho do material, e achei o resultado interessante. Tô até pensando na possibilidade de comprar mais algumas cores...

Até a próxima! o/

10 comentários:

  1. Ficou incrível!!

    Se vc ñ falasse, jurava q tinha usado marrom pro tom de pele dele '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana!
      Os tons quentes de cinza aparentam ser bem avermelhados mesmo. Eu também estranhei bastante no começo.

      Excluir
  2. A sua experiência adquirida com as Promarker fez toda diferença pra melhorar a técnica com as Magic Color. Fico contente que tenha descoberto essas coisas e compartilhado com a gente, afinal influenciou o modo como me relaciono com as Magic Color também.

    Achei massa como que sem a gradação certinha dos tons de cinza você resolveu muito bem a passagem tonal. Eu, quando tinha só o estojo de tons de cinza, não sabia que era possível fazer essa passagem gradativa misturando a primeira caneta por cima da segunda de novo. Ficava tudo chapado mesmo. :) A tua pintura ficou sensacional!

    Uma coisa que reparei sobre o funcionamento das canetas a álcool, é que as vezes é melhor trabalhar em pequenas porções do desenho, porque assim dá pra misturar bem sem manchar muito, mas tudo depende dos efeitos pretendidos.

    Também reparei essa coisa do blender esmaecer a cor. Achei legal usá-lo pra dar highlights em alguns pontos. Quando experimentei, achei bacana também jogar primeiro o blender no papel e a cor por cima. Parece que ela "espalha" um pouco desse jeito.

    Uma correçãozinha que queria fazer sobre a questão dos tons de cinza disponíveis pela Magic Color, na realidade não são 12, são 10. Cinco quentes e cinco frios. E os que podem ser comprados separadamente são os intermediários WG2, WG4, CG2 e CG4.

    É isso! Muito bom o desenho, parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, só aprendi a mexer direito com as Magic Color depois de ter passado pela Promarker, porque é muito mais fácil encontrar tutoriais sobre ela. Sabendo que as duas marcas funcionavam à base de álcool, a única coisa que fiz foi tentar mexer na Magic Color da mesma maneira.

      Que bom ter servido pra você, que tá aí cheia de cores pra brincar.
      Valeu por deixar o comentário! o/
      ______________________________________________________
      Correção sobre a quantidade de cinza feita, obrigada!

      Excluir
  3. Será que não derramou uma gota de tinta rosa nas cargas das canetas cinza quente? Hehehehe xD

    Brincadeira, o desenho ficou muito bom!

    Esse tom de cinza caiu bem pro tom de pele. Gostei do contraste também, ficou parecendo que Kakashi posou para um quadro de um artista renascentista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tons de cinza quente são estranhos né? xD
      Mas a cor que usa no fundo influencia bastante na percepção.

      "artista renascentista"? Ai ai...
      Quem dera!

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Eu tava pesquisando sobre aquarela e encontrei seu blog. Achei incrivel! Coincidencia que sou de V.V tb. Vc não tem pagina no facebook, não?
    Parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paula! Que coincidência, heim.
      Não tenho página no facebook, mas as formas de contato estão logo ali abaixo do meu perfil. Qualquer dúvida ou sugestão, fique a vontade para deixar um comentário, ou email.

      Obrigada pela visita e espero que volte mais vezes.

      Excluir
  5. Eu estou pesuisando esses marcadores Magic Color pra comprar, até que encontrei seu blog. Gostei mesmo do resultado final! Agora, em pleno 2016, você ainda recomenda essas Magic Color?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Roger, para quem quer começar, ainda recomendo sim. São bem mais baratas e a gente fica com menos dó de gastar. =)

      Aí, quando pegar confiança, pode investir numas mais caras e de maior qualidade, como a Promarker, por exemplo.

      Abs.

      Excluir