domingo, 4 de agosto de 2013

Promarker x Tombow

Semana passada fui à papelaria ficar pobre (comprei mais 5 marcadores Promarker) e ouvi da dona do estabelecimento que as canetinhas Tombow estavam com pouca saída em relação à Promarker. Ela não sabia se isso acontecia por a Promarker ser "melhor", ou se ela é quem não sabia explicar direito o funcionamento e as possibilidades das Tombow.

A Luta do Século! ¬¬

Ultimamente tenho usado mais a Promarker nos meus experimentos, mas não larguei e nem pretendo largar a Tombow. Os dois tipos de canetinhas são muito diferentes, não só pela composição, mas pelo comportamento de cada uma. Por isso, não dá pra dizer qual é melhor, porque depende exclusivamente da pretensão do artista em relação ao trabalho que será feito.

Principais diferenças:

Pra começar, a mais básica: Promarker é à base de álcool, Tombow é à base de água. Dá pra perceber isso antes mesmo de usar, pois uma tem cheiro forte e álcool, e a outra não tem cheiro algum.

Eu até gosto de canetas com esse  cheiro...

A tinta da primeira entra no poro do papel com muita facilidade e, por isso, não consigo fazer detalhes com ela. A menos que seja detalhe de desenhos em grandes formatos, porque daí o "detalhe" não é tão pequeno. Já a segunda caneta permite maior controle em relação à tinta, que não adentra muito a fibra do papel. 

Bom, os dois tipos oferecem pontas de feltro para usar em áreas do desenho que precisam de mais precisão do artista, ou para escrever, enfim. A diferença é que a segunda opção de ponta da Promarker é pincel chanfrado, enquanto na Tombow a opção é uma ponta simulando pincel redondo. 

Espessura de traço

Esse é o principal motivo pelo qual utilizo Promarker para grandes formatos. A quantidade de pincelada que preciso dar para preencher uma área "x" é menor do que se eu estivesse trabalhando com a Tombow.

Nos dois casos, consigo simular o efeito de aquarela, pois as tintas das canetas se mesclam quando sobrepostas. Porém, em marcadores à base de álcool, tonalidades próximas costumam ter melhores efeitos de mescla do que tonalidades muito distintas.

Exemplo da passagem gradativa entre amarelo e rosa.

Ao meu ver, o comportamento da tinta da Tombow, por ser à base d'água, simula muito melhor a aquarela, além de permitir misturas mais gradativas e lavadas (para lavadas podem ser usados tanto a caneta blender ou um pincel umedecido com água).

Já em relação à durabilidade, vai do zelo que cada um tem com o próprio trabalho. Claro que é muito mais provável ser apanhado de surpresa por uma chuva de água do que uma chuva de álcool... mas né! Vamos combinar que acidentes acontecem seja lá qual for a sua probabilidade, então, independente do material usado em suas "obras", tome bastante cuidado ao transportá-las.

 No fim das contas:
Recomendo a compra dos dois tipos de caneta, mas não necessariamente estas marcas em especial. Existem várias outras marcas disponíveis no mercado com preço muito mais baixo e acessível; como também existem marcas muito melhores e mais caras que as apresentadas neste post. Vai do bolso de cada um. 

Se mais dúvidas surgirem, pode deixar um comentário que eu respondo num zaz-traz! 
Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Vc me fez ter mais certeza em experimentar a Tombow!(mas tô quase levando a Sakura Brush Pen)Maaaas, isso não quer dizer q eu não queira experimentar a Promaker xD

    Adorei o post e a brincadeira com as canetas ficou muito massa! =DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canetinhas briguentas! rs

      Aproveita que está num curso que favorece esse tipo de experimentação pra poder comprar materiais diferentes. Tenho certeza que seus desenhos vão ficar ainda mais lindos!

      Quem andou comprando umas Sakura Brush Pen recentemente foi a Suco. É provável que cedo ou tarde acabe rolando um review desta aquisição no Caixola. Fica de olho lá também. ;)

      Excluir
  2. Bacana o post, Nanika. Bem legal confrontar os materiais dessa forma (literalmente XD). Ajuda o pessoal a entender melhor o que está sendo oferecido no mercado e a pensar bem na hora de investir nos materiais em função da aplicação deles.

    Quem tem muito dinheiro pra gastar pode experimentar bastante, mas pra gente que custa pra comprar um negócio desses, as vezes é preciso avaliar bem e ouvir outras opiniões antes de entrar na empreitada de adquirir um produto que não vai atender às expectativas e necessidades, né?

    Depois de ver como você aprendeu sobre as misturas de cor com marcadores a base de álcool, fiquei até um pouco arrependida de ter começado minha vida de marcadores com os Magic Color. Talvez tivesse valido mais a pena pegar primeiro os a base de água, afinal de contas é necessária uma gama bem maior de marcadores a base de álcool pra fazer uma boa mistura do que com os a base de água.

    Mas no fim das contas toda experiência é válida. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a fazer uns experimentos com os Magic Color, Suco. Como só tenho aquelas 12 cores super nada a ver uma com a outra, não consegui testar nenhuma gradação suave entre tonalidades. No entanto, a mistura de cores diferentes que obtive ficou bem interessantes, embora sem aplicação específica no momento.

      Depois, quando a gente se encontrar de novo na Ufes da vida, gostaria de dar uma olhada no seu estojo de Intermediárias e tentar refazer os testes, se possível.

      ;*

      Excluir
    2. Bom, eu fiz alguns testes e funciona do mesmo jeito que na Promarker, Nanika. O que frustra é exatamente essa história de ter que ter muitas cores pra funcionar, entendeu? ^^"

      Excluir
    3. Sim, isso é uma pena mesmo. Mas com o tempo a gente acaba arrumando um jeitinho brasileiro de fazer coisas surpreendentes com o material. O lance é conseguir se formar logo pra ter tempo de fazer tudo isso! XD

      Excluir
  3. As Promarker são menos saturadas que as Tombow ou foi pela especificidade das canetas que você tinha pra testar?

    Aparentemente a gradação das Promarker ficou mais parecida com pastel, e a gradação das Tombow com aquarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pela especificidade das canetas que tinha aqui. Quando vou comprar Promarker, opto por tons pasteis, pois os tons mais "vibrantes" eu já tenho no estojo da Magic Color - que também são marcadores à base de álcool.

      Comparado aos outros tons disponíveis no mostruário da Tombow, estes que usei também são mais "pasteis", porém, como pode ser visto no papel, fica muito mais vibrante.

      Uma diferença que acabei esquecendo de comentar no corpo da postagem é justamente em relação à visualização imediata da cor: na Tombow, a cor "molhada" é praticamente a mesma vista depois que a tinta seca; na Promarker, a cor da tinta molhada é muito mais escura do que a vista depois de seca.

      Por esse motivo, aconselho fazer uma folha de testes para todos os tons de canetas que tiver. Desta forma ficará muito mais fácil planejar as áreas coloridas de um desenho. =)

      Excluir