quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sakura Koi coloring brush

Depois de me empolgar comprando as dual brush Tombow, a Suco me avisou que na loja online em que ela costuma fazer compras de material artístico havia marcadores similares aos Tombow e mais baratos, da marca Sakura: as Sakura Koi Coloring Brush. Considerando nossa experiência com outros produtos Sakura (pincel com reservatório de água, caneta descartável nanquim, etc), Suco "tomou coragem" e fez a compra de 12 desses marcadores. O relato dela pode ser lido neste post do Caixola.

Já o meu começa agora...
As Sakura Koi coloring brushes são canetinhas também à base de água cujo o funcionamento se parece com os da Tombow, mas o comportamento delas no papel é diferente. As manchas da Sakura lembram as que fiz quando aguei canetinha comum hidrográfica verde no post sobre canetinhas aquareláveis. A mistura entre os tons é feita de maneira mais brusca e a caneta blender "empurra" a tinta para as beiradas, formando aquela linha escura de tinta em volta da área colorida.

Esse foi o desenho que fiz no sketch pad para o teste:

além dos marcadores Sakura Koi nas cores acima, utilizei nanquim,
caneta gel branca e lápis pastel branco sobre papel 140g/m².

A ponta de feltro úmida passando várias vezes numa mesma área acaba desgastando a superfície do papel, fazendo com que as fibras se soltem. Isso na verdade não é um problema particular das pontas de feltro, pois pinceis macios também podem desgastar o papel, porém o feltro é muito mais áspero e por isso faz o "estrago" mais rápido.

Para fazer a pele da moça do desenho, utilizei quase todas as opções de cores da paleta, sobrepondo vários tons tentando fazer a passagem gradativa entre eles. Em algumas áreas a mistura de cor se torna uniforme, mas em outros locais é possível visualizar as manchas mais marcantes.

A mistura uniforme (das bochechas da moça do desenho) pode ser conseguida quando as cores são sobrepostas ainda molhadas. A passagem gradativa que consegui com a cor lilac sobre a cor coral red (ali na pálpebra e na boca) foi feita variando a pressão na caneta. Usei o fuchsia e o pale orange também para destacar as áreas escuras e dar volume/profundidade.

Quando se utiliza uma nova cor por cima de uma área pintada já seca, a tinta se espalha na fibra desgastada, mas a mistura entre os tons não acontece. Se usar o blender por cima então, estraga tudo! No desenho acima, isso aconteceu na região do queixo da personagem, onde tá tudo manchando. Se o seu objetivo é fazer uma mancha super clara como se tivesse chorado acidentalmente sobre o desenho, então tá sussa!

Para encerrar...
Percebi que ao longo dos últimos meses tanto eu quanto a Suco nos acostumamos a fazer postagens nos nossos blogs depois de testar algum material artístico "novo". Em relação a sua disponibilidade no mercado, o material recém adquirido por nós pode até não ser lançamento, mas as experimentações são inéditas (pelo menos para nós duas). Acredito que fazemos esse tipo de coisa porque consideramos importante expor nossa opinião sobre os materiais a fim de ajudar quem, assim como nós, também procura informações sobre produtos na internet antes de sair comprando.

Espero ter ajudado você.
Até a próxima! o/

12 comentários:

  1. Muito legais as suas considerações sobre o material, Nanika. Você tem mais propriedade do que eu pra falar, pois tem um parâmetro de comparação, as Tombow. Nesse sentido, acho que a sua contribuição e mais significativa do que a minha, pois você pode confrontar os dois materiais que têm características semelhantes, mas no fim das contas um funcionamento divergente. O meu post é muito mais sobre a expectativa gerada e a quebra dela, o que também não é de fato ruim. Entendo perfeitamente que todas as vezes que esperamos algo de alguma coisa, pode haver um resultado variando de péssimo a ótimo...

    No caso da minha expectativa com relação aos marcadores da Sakura, não foram atendidas, mas isso de forma alguma vai tornar a experiência desastrosa. No fim das contas, se eu não utiliza-las do modo como o fabricante sugere (entenda, como canetinhas aquareláveis), usarei como qualquer outro marcador. Misturando as cores sem o blender. Preciso experimentar melhor e com mais calma pra ver o que mais e possível de se fazer com elas, e mesmo não tendo minha expectativa primária atendida, ainda estou contente com a aquisição de novos tons. ^^

    De uma certa maneira não foi meu intuito no Caixola descer a lenha no produto. Hehehe. Só mesmo expor fatos da minha primeira experiência.

    E é isso aí! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim das contas eu achei bem parecido mesmo, mas entre as duas, prefiro as Tombow. Isso também não invalida a Sakura, que, como dito no corpo das postagens (sua e minha), é uma marca tradicional e com produtos de boa qualidade. É mais questão de di$ponibilidade do artista, né. A gente acaba se virando com o que tem.

      Não vi seu post como "desceção de lenha", vi mais como um relato de experiência mesmo. É muito mais interessante nessa história é saber que cada pessoa prefere trabalhar com um material específico, e que o material não faz o artista.

      Obrigada por me deixar gastar um pouco de tinta das suas canetas!
      ;***

      Excluir
    2. Sim, a gente acaba se virando com o que tem. Se eu não achasse tão caro papel pra aquarela pra minha atual situação financeira, compraria e ficaria feliz por poder usar papeis que não vão estragar com a caneta Sakura e que provavelmente não sangre o verso com marcadores a álcool. Como isso não é uma realidade viável no momento, vi nas Sakura um ponto negativo, porque mesmo vazando o verso da folha, os marcadores a álcool permitem uma experimentação melhor por não pôr em risco o desenho em si.

      Não precisa agradecer não, Nanika, estamos aqui pra isso!

      Excluir
    3. Eu mesma achei que não fosse gostar dos marcadores à álcool depois de ter experimentado os à água, mas o resultado me surpreendeu bastante.

      o/

      Excluir
  2. Olha, foi bom ter esperado vcs comentarem sobre isso, viu...

    Se eu consigo enrugar papel A3 com lápis aquarelável, imagine com essas canetas '-' Deu pra perceber no desenho (principalmente no pescoço) o papel se desfazendo. Q não deixou de ficar bonito, viu? u_u
    Tb li o post da Suco. Apesar de ter mais problemas q vc, o resultado ficou muito bom!

    Enfim, PARA MIM seria um gasto, pq não tenho experiência com outros materiais e não me adaptaria.

    Ah, achei uma loja q vende váááários materiais artísticos e q tem Tombow! Eles vendem por 18 reais cada.(~ai) Quem sabe Papai Noel queira me agradar esse ano... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! 18 pilas cada Tombow? (O.O)
      Por aqui tá na faixa dos 13~14 reais...
      Quando for escrever pro Papai Noel, fala pra ele comprar por aqui.

      Fico feliz que apesar de eu ter borrado tudo, você tenha gostado do resultado.

      O problema com papel enrugado pode ser resolvido trabalhando com gramatura alta, Mari. 140g/m² pra cima, tranquilo. E antes de usar a água pra aquarelar o lápis, prenda com fita adesiva (de preferência fita crepe) todas as bordas do papel na mesa, deixando a folha bem esticada.

      ;)

      Excluir
    2. É, aquela Roubarito (caham, "Gabarito", o nome da loja u.u) coloca os preços exorbitantes, pq é a única da cidade q tem td.
      Sim, vou pedir pra ele fazer uma visita aí xP

      Sim, deixo esticadinho! Só q passo umas 4 pinceladas no mesmo lugar, aí não tem papel q aguente (eu me controlo, MAS É DIFÍCIL >__<)

      Excluir
    3. Hahahahhaha!
      Então não há o que ser feito. xD

      Excluir
    4. Fico contente em saber que compartilhando nossas experiências estamos ajudando outras pessoas. Particularmente já decidi que não gosto de marcadores a base de água. Experimentei melhor os Tombow e achei o resultado aquém do esperado. Pode ser que seja falta de habilidade minha, mas sinto maior satisfação com os resultados obtidos com Promarkers e Magic Colors. ^^"

      Excluir
    5. Também fico feliz de ajudar as pessoas compartilhando as experiências, mesmo quando o resultado não é bom. Afinal, nem tudo agrada todo mundo. É a vida! XD

      Excluir
  3. Adorei todo o estudo de cores e como elas ficaram no desenho! è maravilhoso ver isso!

    ResponderExcluir