sábado, 14 de setembro de 2013

Gambiarra - caneta bico de... bambu

Sabe quando você viaja de férias e se arrepende de não ter levado seus materiais de desenho na mala? Seus problemas acabaram! O cappuccino de hoje vai mostrar como é possível se virar até mesmo perdido numa ilha!

Ingredientes:
- Pedaços secos de bambu de diferentes tamanhos;
- Estilete ou canivete;

Modo de preparo:
Usando o estilete ou canivete, corte na diagonal uma das extremidades dos pedaços de bambu. Como o bambu é oco por dentro, ao molhar essa ponta na tinta, esta ficará armazenada na cavidade, escorrendo aos poucos pelas fibras. Tã-dã! Tá pronta sua caneta de bambu.

Dependendo de como segurar a caneta, podemos obter variação de espessura de linha.

Por que raios fiz isso?
Estava na varanda cuidando das plantas e podando bonsai, e ao limpar o meu pé de bambu, retirei alguns galhos secos. Imaginei que poderia aproveitar aquilo pra alguma coisa e acabou saindo uma caneta bico de bambu. Fiquei tão feliz, que resolvi compartilhar a experiência.

As canetas bico de pena feitas com bambu são muito bonitas e estão na faixa de uns R$15. As minhas são feias, mas custaram nadica de nada e estão servindo muito bem até agora. =P

Pra mostrar que a gambiarra funcionou, fiz um desenho simples utilizando a caneta menor. A parte mais difícil foi ter controle sobre essa haste pequena. A linha fica toda tremida no começo e você faz altas lambanças com a tinta, mas depois que acostuma é baba!

Testado com sucesso!!!

Dá pra ver algumas linhas vermelhas né? Eu tinha feito uns testes antes com nanquim vermelho e não limpei a ponta da caneta antes de usar o nanquim preto pra fazer esse desenho aí.  No fim das contas, não pretendo substituir minhas bico de pena de metal pela gambiarra de bambu, mas.... É uma alternativa super barata pra quem tá se coçando pra fazer a arte final do mangá num sábado e só encontra papelaria fechada. (^_^')>

Até a próxima! o/


24 comentários:

  1. Oii Nane-chaaan ^^ Ameiii isso, acho que quando eu ver um bambu vou fazer um bico :3 Queria perguntar: Qual é afonte que você usou no topo do seu blog... Arigatou gozaimashita!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Depois que fizer a caneta de bambu, conte como ficou, ok?
      A fonte usada no topo foi a FFF Tusj.
      Dou itashimashite!

      Excluir
  2. Hehehe bela saída você encontrou com esses bambuzinhos.
    Logo quando ví o traço delas lembrei desse video aqui:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=N1ZnIVlqJTA#t=271

    Assim como o desenhista usa para fazer rachuras, acredito que sua invenção também alcance um resultado próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima referência, Sr Momotaro!
      Mas que paciência essa criatura tem pra detalhes... fiquei apavorada! Esse cara deve ter pensado: "Ah, não tenho nada melhor pra fazer mesmo, então vou hachurar esse desenho (palavrão) que eu fiz".

      Acho muito difícil a minha "invenção" chegar nesse nível de traço por falta de precisão/qualidade de fabricação rs. Mas, assim como a bico de pena mostrada no vídeo, não duvido que a ponta de metal consiga melhores resultados. (Ou teve ironia no comentário e eu não percebi? XD)

      Muito obrigada pela referência e fica a dica pros demais: colem esse link enviado pelo Sr. Momotaro na barra do navegador que vale a pena assistir!!! \o/

      Excluir
  3. Parabéns truta!
    Muito bom

    ResponderExcluir
  4. Bem legal isso aí, tinha feito algo parecido uma vez, mas ficou guardo no fundo da gaveta, bem lá no fundo, e nunca mais usei, me deu ate vontade de fazer uns testezinhos aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora pra achar? rs
      Boa sorte aí com os testes, Cris! o/

      Excluir
  5. Nossa, meu pai vai perder as pontas das varas de pesca kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. O resultado ficou muito bom! Nane Mcgayver Chan. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai gente, é cada uma... Mcgayver! Hahahaha!
      Obrigada, Heitor! o/

      Excluir
  7. Nane e suas invencionices...
    Juro pra você que já fiquei curiosa sobre fazer isso com penas de animais. Mas deve ser muito nojento, então com o bambu é bem melhor. Se algum dia eu quiser trabalhar com pena, minha mosquito tiver ido pro saco e eu tiver algum bambu por perto, já sei como me virar!

    Obrigada, Nanika!

    Haueh! Deixando as brincadeiras de lado, parabéns pela invenção de moda. O desenho ficou bem bacana, por sinal, mesmo com linhas tremidas, o que se você não tivesse dito, pela perspectiva da fotografia eu nem iria reparar, acho. Continue praticando que você domina a técnica! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooooooossa! Quando eu era criancinha e morava lá no Farol, meu pai fez uma caneta de pena de urubu pra mim. Era muito fácil encontrar penas de urubu e gaivota na beira da praia. Da próxima vez que você for pra lá comigo, nós vamos sanar sua curiosidade, ok?

      Ok, brincadeiras de lado. Obrigada pela gentileza, Sukito! Vou treinar sim, pode deixar! o/

      Excluir
  8. belo cabeçalho!
    aquarela e lápis de cor?

    ResponderExcluir
  9. Na entrada do aeroporto daqui, tem um corredor de bambus. Acho q agr vão começar a sumir uns... XD

    Gostei do topo tb! Me lembrou um desenho antigo meu (só q o seu né, nem compara hauahuah)

    ResponderExcluir
  10. Olha a PARDALZINHA ai inventando moda!
    Brilhante, coisas da minha AMORA! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah!
      Você não pode falar nada não, pq é outra que adora inventar moda. rs
      Beijos, querida! s2

      Excluir