quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Magic Color - Brush pen

Assunto deste cappuccino!

Tive contato com um tipo diferente de marcador e vou falar um pouquinho da experiência com essas canetas. Os marcadores em questão são os Magic Color - Brush Pen, pertencentes à empresa brasileira Tinta Mágica.

De acordo com as informações presentes tanto no site quanto na embalagem, as Brush pen são marcadores permanentes com tinta opaca e à base de água, com ponta de feltro que simula um pincel redondo. Escrevem em diversas superfícies como papel, vidro, porcelana, madeira e tecido...

O estojo que tenho é o de 12 cores básica, que estão listadas abaixo:

Você pode conferir as 36 cores neste catálogo

O pincel de feltro é muito flexível e tem a proposta de simular a técnica usada no sumi-e, mas a tinta opaca não permite que se consiga fazer os mesmos efeitos tidos no estilo de pintura em questão, apenas se obtém a pincelada marcada de acordo com a pressão exercida na caneta. Isto é, se você apertar forte contra o papel, terá um traço mais grosso; e se correr a caneta de leve, o traço será fino.

Ponta suuuuuper flexível!

Só tive poucos minutos de teste até agora, então estou aprendendo e tentando me acostumar com o fluxo de tinta e seu comportamento. O que pude observar até agora é que a tinta que sai da caneta é um pouco viscosa e não penetra totalmente no papel, deixando uma crosta sobre ele. O fluxo também é inconstante - ora sai muita tinta, ora sai pouca... mas isso também depende da pressão exercida.

 Testei o comportamento dela sobre papeis coloridos e sobre um pedaço de tecido. No tecido a tinta fica tão opaca quanto no papel, a diferença é que o tecido consegue absorver a tinta e esta não fica tão salientada. Só fiquei triste porque ao lavar o pedaço de pano, a tinta saiu todinha! Veja bem, a caneta realmente escreve em tecido, só não fica nele. Hehehe. Ou se fica, eu ainda não descobri como.

Antes e depois: mágica!

Como dá pra ver na imagem acima, a tinta molhada tem coloração diferente depois de seca. Por essas e outras, aconselho sempre testar qualquer espécie de material que envolva tinta sobre a superfície que vai usar e esperar um tempo pra ver se a coloração muda ou não. No primeiro quadro, a palavra "comigo" parece translúcida, mas depois que seca, fica completamente opaca.

Abaixo está o desenho/colagem que fiz pra testar os marcadores novos. Usei papel colorido Filipinho da Filiperson nas cores marrom e verde, caneta nanquim, e algumas das canetas Magic Color Brush Pen.

Falta um título pra esse desenho. =P

Para escrever e desenhar elementos simples, não encontrei dificuldade no uso do material. Funciona muito bem quando não se precisa passar várias vezes a caneta do mesmo lugar para preenchimento, mas no momento em que tentei dar a segunda mão, o pincel ficava agarrando e a camada de tinta ganhava altura.

As únicas informações que eu tinha sobre essas canetas eram as que ficavam na descrição do produto em sites de venda - que no fim das contas repetiam as mesmas informações encontradas no site da Tinta Mágica. Sobre possibilidades de uso nos trabalhos, descobrirei experimentando e testando até achar um caminho.

Qualquer dúvida ou sugestão, já sabe, né? Sinta-se livre para comentar e contribuir com as discussões iniciadas aqui. Para os mais tímidos, o e-mail está no perfil.

Até a próxima! o/

16 comentários:

  1. Q desenho lindo!!

    Adorei as cores da caneta tb. Agr já temos 3 reviews de marcadores a base d'água. Tô só olhando... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse aqui não é igual aos outros, a tinta é opaca e não simula aquarela. A única coisa do sumi-e que dá pra simular é a pincelada. Eu também gostei de escrever em japonês com elas.

      Algumas cores dessa linha de canetas são neon (amarelo, verde, laranja e pink) e fica muuuuuuito lindo em fundo escuro. Dá vontade de usar em cartazes ou cartões de aniversário, sabe?

      Excluir
  2. Que bacana essas canetas, gostei do resultado do seu teste =]

    Fiquei impressionado como a tinta se sobrepõe no papel.
    Se interagiu muito bem na colagem que você fez.

    Parabéns =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sr. Momotaro!

      Eu também fiquei impressionada. Eu esperava algo mais parecido com a Tombow/Sakura, mas a experiência foi completamente diferente.

      Volte sempre! o/

      Excluir
  3. Continua com as postagens que ta legal!
    A graças a senhorita decidi comprar os marcadores da Magic Color pra testar e também a aquarela Ecoline.
    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, sr. Anônimo! Fico feliz em ajudar.
      Espero que faça bom uso desses materiais.
      Pode deixar que as postagens continuarão! o/

      Excluir
  4. Papel coloridooo!!! Ficou lindoo!!! Estou louca pra testar essa brush Pen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Déboraaaa!!!

      Lembrei de você quando estava desenhando no papel colorido. Acho que você vai gostar dessas canetas, dá pra fazer muita coisa legal e as cores são bem diferentes das que estou acostumada.

      Excluir
  5. Nossa, eu achei que tinha comentado nesse post! Haheuhea!
    Acho que li e sonhei que comentei, porque quando li estava no trabalho. :P

    Enfim, ficou massa demais o teste. Uma pena que a tinta não é a mesma coisa que você já tá acostumada, porque aí inviabiliza uma mistura direta dos materiais. Mas tenho certeza que você deve estar achando ótimas maneiras de usar as brushes da Magic Color também!

    Adorei a experiência com os papeis coloridos! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, por causa do PG eu não tô conseguindo achar maneira de usar nada! Hahahahhahaa! Mas assim, valeu a pena ser diferente pelo simples motivo de conhecer um novo material, saca? Trabalhar com papel colorido foi legal, porém extremamente estratégico pra mostrar a opacidade da tinta. Quanto mais escuro for o tom do substrato, mais legal fica a cor da caneta sobre ele.

      Quando você vier aqui, a gente brinca.

      Excluir
  6. oi uma pergunta técnica sobre desenho, nao consegui me logar, meu nome é Rogerio, essa caneta aí dá pra pintar em desenho artefinalizado com nanquim? tipo assim, desenhei com nanquim sobre papel A4 de 90 gramas, dá pra pintar o desenho com essa caneta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rogerio!
      Dá sim, mas a tinta dela vai sobrepor o nanquim e você precisará retocar. A tinta é translucida, mas bem espessa, então ela seca deixa uma crosta de tinta sobre o papel, e, consequentemente sobrepõe o nanquim. Respondi sua dúvida? (>.<)

      Excluir
    2. qual o lápis ou técnica é melhor para pintar desenhos artefinalizados com nanquim?Lápis de cera fica bom pintar desenhos feitos com nanquim?
      ROGÉRIO.

      Excluir
    3. Cara, não existe dessa de "melhor" ou "pior". Dá pra usar qualquer um! Pessoalmente evito tintas espessas por cima do nanquim, e materiais com muita cera, para evitar retoques. Quando quero usar cera ou tinta, costumo pintar o desenho antes e passar nanquim por último.

      Excluir