domingo, 1 de setembro de 2013

Referências alternativas

Gosto muito de deixar aqui algumas dicas para solucionar um problema de desenho ou representação usando materiais simples e mais acessíveis. Hoje eu vou falar um pouco sobre possíveis modelos para se usar de referência em um desenho.

Ao ter contato com desenho de observação, vi o quanto é importante estudar o comportamento dos objetos em um ambiente para poder representá-los. Isso também ocorre quando precisamos desenhar pessoas. Quanto mais entendemos o funcionamento do corpo humano - sobretudo ao desenhar um "modelo vivo" -, melhor se dá o processo de representação no papel.

No Egito antigo, as figuras eram representadas de forma estilizada conhecida como frontalismo. Este tipo de representação permitia que o corpo fosse visto em dois pontos de vistas simultâneos: de frente e de perfil. Elementos como olhos e tronco eram vistos de frente, enquanto cabeça e membros eram vistos de lado. Isso fazia com que as partes do corpo fossem facilmente reconhecidos como inteiras e perfeitas.

Exemplo de pintura egípcia e aplicação da lei da frontalidade

Ao adotarmos uma fotografia ou modelos em 3D vistos em uma tela como referencial pro desenho, as coisas ficam mais fáceis de serem desenhadas pois o seu cérebro pula a etapa de conversão daquela situação para o 2D num papel. Já é algo que vem mastigadinho, e o seu esforço é apenas o de copiar o que está sendo visto. Porém, no momento em que se desenha algo por observação, o seu cérebro precisa trabalhar bastante para entender quais vistas da figura serão privilegiadas, quais detalhes serão descartados no desenho, qual a fonte de luz principal, etc.

Quando não se conta com a boa vontade de um parente ou amigo para posar pra você, um bonequinho articulado desses de madeira pode ajudar a resolver problemas relacionados a uma determinada pose do corpo, mas para detalhes como olhos e dedos não são muito eficientes se você não souber como construir uma mão ou estabelecer relações canônicas de um rosto.

Desenho que fiz usando um boneco articulado
feminino como modelo.

O desenho acima foi feito durante uma de minhas aulas de desenho na Ufes utilizando um boneco de madeira que havia na sala de aula. Mesmo tendo vontade de ter um desses, nunca comprei, porque é algo que, embora útil, não me faz falta. Felizmente tenho um irmão muito solícito para posar pra mim quando preciso, e na ausência dele, pego outras coisas para substituir essa função. E é exatamente sobre esses modelos alternativos que vou falar hoje.

  
Tcharam! Bonequinhos articulados!

Brinquedos deste seguimento costumam ser fabricados usando modelos canônicos para o corpo. Os dois exemplos acima são articulados e permitem - de forma limitada - mudanças em sua postura. Claro que comprar um bonequinho desse tipo costuma ser mais caro do que investir num modelo articulado de madeira, mas se por acaso você já tiver isso em casa como lembrança de sua infância feliz, pode ser resgatado para novo uso agora.

Moral da história: Explore o potencial das coisas! 

Tá... exagerei.

Mas falando sério, mesmo que tenha a facilidade de ter tudo quando é tipo de referência gestual mastigado na internet, folheie revistas e catálogos de lojas de roupa, observe as pessoas no ônibus, reveja o álbum de família, pegue seus brinquedos velhos... e bom estudo!

Até a próxima! o/

4 comentários:

  1. É verdade. Há um tempo atrás eu lamentava não ter mais os Comandos em Ação pra olhar referências. Os únicos bonecos que perduram aqui em casa são os Cavaleiros do Zodíaco, mas é praticamente impossível usa-los pra referência, já que estão todos molengas. :P

    Legal você falar disso. É uma outra visão pros dois posts que eu fiz sobre desenhos com referências. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os bonequinhos dos Cavaleiros do Zodíaco são um problema mesmo de malemolência! Hahahahaha! Ainda dá pra aproveitar em poses que precisam de algum apoio, ou sentado, ou pendurado em algum lugar... mas em pé e sem apoio é complicado mesmo.

      Fico feliz por mais uma vez conversar com as postagens do Caixola.

      Excluir
  2. Menina, eu tô tendo aula sobre isso! xD

    Bem q eu queria usar minha Barbie aposentada, mas o prof não deixou =P
    Mas foi pq estamos tendo contanto com isso pela primeira vez, então temos q ter as proporções certinhas, né?

    Cê já tá craque, consegue transformar um Rex numa pessoa! O_o"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REX???? Respeito, menina! É o Godzilla!!! rs

      Sim, tanto a Barbie quanto o Max Steel tem as proporções exageradas aqui e ali, mas ambos pertencem a um cânone aproximado de herói. Dificilmente se encontrará um brinquedo fiel às relações antropométricas reais.

      Não sei qual é da proposta do seu professor, mas acredito que o mais perto que você vai conseguir de proporções humanas reais, é action figure baseada no ator que interpretou o personagem em questão.

      Ou compra logo o bonequinho articulado de madeira e seja feliz! ;D

      Excluir