terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Porta

Mesmo já tendo "encerrado" minha vida de estudante de graduação, resolvi assistir como ouvinte a uma disciplina optativa de Ilustração ofertada neste período para o curso de Desenho Industrial da Ufes. Mesmo não tendo vínculo de matrícula, tento me obrigar a cumprir os exercícios propostos pelo professor.

O desta semana foi bastante desafiador e quis fazer um Cappuccino sobre ele. Na verdade, eu gostaria muito de fazer Cappuccinos sobre os exercícios anteriores, mas são pessoais demais e não tive coragem. xD

*Pigarro*... Enfim, o professor propôs desenvolver uma ilustração para uma música de Vinicius de Moraes: A Porta. Quem escolheu a música para nosso exercício foi a filha do professor, que tem 6 anos, e talvez por isso ficou acordado em sala que a ilustração seria voltada ao público infantil dessa faixa etária.

Desenvolvimento
O desenvolvimento da atividade começou dentro de sala de aula, com organização de grupos para discutir ideias para a ilustração e rabiscos de possibilidades. Essa parte durou pouco, mas foi bem legal! Fazer um brainstorm em grupo é super enriquecedor, pois podemos ter diferentes opiniões sobre um mesmo assunto e discutir qual caminho seria melhor tomar para alcançar um determinado objetivo.

Meus rascunhos em sala de aula.

O terceiro rascunho foi a ideia que mais me agradou, e decidi trabalhar minha ilustração em cima dele. Pensei em usar aquarela para finalizar, então precisei redesenhar a ideia num papel branco, de gramatura mais alta e num formato maior.

Planejar as coisas antes de fazer evita um monte de erros bobos... Considerando o tempo pra execução, materiais e técnicas disponíveis, etc etc, planejei a execução da seguinte maneira: dividi a área do papel em partes simétricas com linhas verticais, horizontais e diagonais; depois fiz o rascunho do desenho usando elementos que formassem uma espécie de espiral condutora do olhar do expectador.

Divisões e estruturas do desenho.

"Ai Nane... sério que eu preciso pensar no percurso que o olho do expectador vai fazer no meu desenho?" - Yep! Sim, precisa. Inclusive, você pode fazer o exercício de achar as estruturas nas ilustrações de outras pessoas para ver que isso existe e não é invenção de moda da Nane.

Como disse lá em cima, queria trabalhar com aquarela, mas sem passar nanquim preto no contorno do desenho, pois se fizesse isso, deixaria muito pesado. Aquarela com grafite fica muito bacana, pois o cinza deste acaba pegando um pouco da cor que é passada por cima, e o efeito é lindo! Pra isso, precisei usar "caneta-borracha" de duas espessuras diferentes para apagar com precisão as linhas indesejadas.

Super-limpeza no desenho.

Por fim, o mais difícil: pintar. Não registrei o processo de colorização porque acredito que você já sabe como faço pra pintar as coisas com aquarela. Comecei "de fora pra dentro", isto é, do fundo (céu, nuvens, espaço e Terra) até os elementos centrais (porta e garotinha), deixando detalhes por último.

Utilizei aquarela em pastilhas da Pentel.

Em alguns pontos usei um pouco de lápis de cor pra ressaltar linhas e algumas áreas mais escuras com mais precisão. Os pontos brancos que formam as estrelas foram feitos com corretivo líquido, já os pontos de luz na menina foram feitos com caneta gel branca.  

Foi uma experiência bem legal e desafiadora. Se tiver tempo, pegue uma música que gosta e tenta desenhar algo que a represente. Depois mostre pros amigos, parentes, ou até mesmo pra mim, se quiser. Pergunte o que a pessoa consegue ver ali, tente descobrir se sua representação tá boa, se o objetivo foi cumprido... é um ótimo exercício e eu gostei de ter feito e compartilhado o resultado aqui no blog! ;)

Até a próxima! o/

14 comentários:

  1. Ficou sensacional a solução, Nanika, e bacana você compartilhar o processo de criação até o final!

    A execução tá muito linda também e acho que a filha do professor vai adorar!
    Fiquei chateada de não ter conseguido resolver nada... talvez ainda tente. :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada, Suco!
      Espero que você também faça sua ilustração e compartilhe o processo no Caixola. Eu gostei bastante das ideias que rascunhou na sala e seria bacana ver pelo menos uma delas finalizada. =)

      Valeu pelo comentário.
      Beijos! o/

      Excluir
  2. Parabéns pelo resultado! 8)

    Se minha disciplina de Desenho Técnico durante a graduação chegasse perto dessa, ficaria bem mais satisfeito em cursá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marieliton! Obrigada.
      Olha, se sua disciplina de Desenho deixou a desejar, procure correr atrás do prejuízo caçando o que for do seu interesse na internet, compre livros, convide os amigos com interesse em comum pra uma tarde de troca de experiências... Nunca é tarde pra correr atrás daquilo que a gente gostaria de aprender/aperfeiçoar.

      Obrigada por seu comentário e volte sempre ao Cappuccino!

      Excluir
    2. De nada!
      Essa disciplina na qual falei era da minha graduação em engenharia. E não era nada "artística" nem nada, infelizmente.
      Mas pra mim desenho era (ou é, não sei heheh) mais um hobbie. Sempre gostei desse mundo dos "rasbiscos". Mas sou mais um apreciador do quê um colaborador. Admiro muito quem faz disso sua profissão. 8)

      Excluir
    3. Produzindo ou butucando, o importante é ser feliz! \o/
      Sucesso pra você.

      Excluir
  3. Ficou lindo o desenho Nane chan! Senti que a aquarela deu um toque lúdico com suas cores e texturas.

    Vi o desenho antes e depois de ouvir a música e, realmente, faz todo sentido quando a gente vê.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sr. Momotaro!
      Suas considerações sobre meu trabalho são sempre muito bem-vindas! Admiro demais o seu trabalho de designer e ilustrador, e espero crescer cada vez mais para ser tão boa quanto você um dia. \o/

      Excluir
  4. Nane
    Ficou muito show. O desenho está bem suave, leve, os tons ficaram perfeitos. É um trabalho que agrada o olhar. Curiosidade de descobrir o que tem atrás da porta. Dá para contar uma história sem saber que foi inspirada em uma música. Depois de ouvir a música pareceu-me que o desenho e a música são um só.

    Maravilha compartilhar essa experiência.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvia!
      Super obrigada pelo comentário. Quebrei bastante a cabeça na sala de aula pra escolher uma parte da música pra ser trabalhada e fico feliz por ter dado certo. Acredito que conseguir fazer a imagem "falar" é um ponto muito positivo na vida de qualquer aspirante a ilustrador, e saber que fiz isso - estando nessa categoria de aspirante - me deixa animada.

      Obrigada pelo retorno.

      Excluir
  5. Lindooo Nane!! =D alem de elogiar to passando pra dizer que estou viva e olho o seu blog...e sempre sempre da vontade de desenhar!!
    Bjao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, bora desenhar!! \o/
      Suco e eu estávamos sentindo sua falta por aqui (e pelo Caixola).
      Obrigada pela visita! Bjao.

      Excluir
  6. Fiquei apoixonada por esse desenho! Quanta fofura *---*
    Acabei de passar por uma experiência como essa e sei q não é fácil. E o resultado não me agradou muito...
    Quero ver os outros exercícios xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu lembro que você estava com um problema desses para resolver, e até que se saiu muito bem, viu. É uma experiência desafiadora, mas gostosa. Vale a pena se propor a esse tipo de desafio de vez em quando pra exercitar a cabeça.

      Acabei abandonando a disciplina... >.<

      Excluir