quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bis, Bic e Copic

Ei! Tudo jóia?
Véspera de feriadão, eu todo mundo contando as horas para desenhar desesperadamente por 3 dias seguidos como se não houvesse amanhã, né? Que beleza!

Geralmente, quando recebo amigos em casa ou quando vou à casa deles, o propósito é desenhar e jogar conversa fora. No último final de semana, Suco (Caixola) e eu fomos na casa do Bis para uma tarde divertida, cheia de desenhos e conversa sobre a vida... Nossos encontros durante a semana eram muito mais frequentes quando fazíamos matérias juntas, mas agora, com o fim do curso e trabalho em paralelo, qualquer oportunidade que temos de nos encontrar, vira um "micro-mega evento".

Eu, Bis e Suco

Nós três gostamos de pegar materiais artísticos pra experimentar e trocar ideia sobre o potencial das coisas, conversar sobre preços e lojas, anotar nome e numeração dos produtos, ler livros sobre ilustração, etc. Dessa vez, eu acabei gastando um monte de marcadores permanentes que o Bis tem da BIC - Marking color collection.

Desenhando com os marcadores Bic...

Esses marcadores da Bic também são à base de álcool e tem comportamento semelhante aos Magic Color, Promarker, e afins. A diferença é que os da Bic são mais finos. Também possuem uma ponta diferente, que não é nem chanfrada nem brush, é grossa na base e depois afina (lembrando o formato de um diamante lapidado); e conforme você inclina a caneta, o risco sai mais grosso ou mais fino.

O Bis tem uma gaveta cheia dessas canetas, com tonalidades bem variadas, e, como não tinha testado esse material antes, pedi permissão pra usar num desenho. Ele consentiu e eu aproveitei! Como a paleta de verde era bem legal, criei um motivo "floresta" pra usar a maior quantidade de canetas possível, fazendo misturas entre elas para conseguir efeitos diferentes de passagem tonal (desculpa ter gastado suas coisas, Bis).

Também usei algumas Promarkers, e tive chance de por a mão em cinco tons de cinza de Copic! Cara, um dia eu vou ficar rica e torrar muito dinheiro comprando Copics! A tinta é linda, a mescla de cores é ótima, as duas pontas da caneta (brush e chanfro) são maravilhosas... dava vontade de jogar as canetas pra cima e deixar cair em câmera lenta.

Resultado do estudo na casa do Bis

No desenho acima foram utilizados marcadores Magic Color (preenchimento do casco do caracol), Promarker (pele do elfo e lesma), Bic (tudo que é verde e manchas amareladas no chapéu de cogumelo) e Copic (pulgão, chapéu de cogumelo, e sombreado do desenho inteiro); caneta Posca branca, caneta Stabilo  marrom e caneta gel branca para detalhes. Para o vermelhinho das bochechas e cotovelo, usei lápis de cor normal vermelho.

No fim das contas, a "tarde divertida" virou "dia inteiro divertido". O tempo passou tão depressa, que Suco e eu nos assustamos com o horário em que saímos lá (pede desculpa pra sua família, Bis), mas ficou um gostinho de "quero mais" e espero que consigamos nos reunir mais vezes!

Até a próxima! o/

14 comentários:

  1. Bem legal os desenhos, e vc é a baixinha do trio kkkk, eu comecei a experimentar esses materiais por sua causa, ao ver seus desenhos e nossa tem muita coisa que eu não conheço e passando aqui sempre encontro algo novo, ainda não postei nada na net dos meus teste, mas quando postar alguma coisa que prestar vou pedir sua opinião!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Sou a baixinha sim, fazer o quê né... xD

      Poxa, que legal você ter começado a usar marcadores por causa do Cappuccino. É um material bem diferente e cheio de surpresinhas mesmo, e sempre descubro possibilidades novas quando brinco com eles. Espero que você poste logo no seu blog algumas experiências suas com marcadores para que a gente possa trocar figurinha.

      Excluir
    2. Ok Nane, quando eu postar vou te dar um toque, mas comecei um blog novo então vou postar lá ok... http://crisoliveira-arte.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Ok, Cris!
      Tô esperando, heim!

      Excluir
  2. HAuhUAHE! Eu sou muito engraçada, porque as vezes leio os posts no tablet, mas comentar por lá é muito ruim, então deixo pra comentar depois, mas simplesmente apago da memória que não comentei!

    Estava no tablet ainda agora de novo lendo, quando pensei: "vou no Cappuccino ver se saiu post novo!" Daí me deparo com esse que já li, e percebo que não comentei nada. XD

    Enfim! Eu tava lá né? Acho que tudo que eu podia dizer do desenho disse lá! Hehehe. Muito bonito, ficou muito boa a execução também, a paleta de cores, etc. :) E foi muito, muito divertido aquele dia. Pena que, mesmo passando cerca de 12 horas lá na casa do Bis, o tempo pareceu muito curto! XD

    Adorei o desenho que você fez da gente! :3

    Palavras do Rafa: "Vocês são reconhecidas pelo contexto, mas o Bis está idêntico!"

    Hehehe! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahau! Obrigada!
      Você é muito doida, Suco!

      Queria fazer um Cappuccino mais detalhado sobre as canetas Bic, possibilidades, manchas, espessura dos traços, etc etc. Mas sem o material aqui fica difícil... e se eu for pra casa do Bis de novo, vou ficar com dó de usar as dele ou, se usar, vou acabar me empolgando e fazendo outro elfo. (-_-)

      Agradeça o Rafa por também ler o Cappuccino.
      O comentário dele foi registrado com sucesso. XD

      Beijos! o/

      Excluir
    2. Sou doida nada, Nanika! Sou normal! :P

      Eu te entendo com a coisa das canetas. Será que não rola de você fazer um pequeno investimento, já que gostou? :)

      Sobre o Rafa e o Cappuccino, ele na verdade não leu (ele não lê nem o Caixola... ¬¬), mas me viu rolando o post e pescoçou o desenho, daí comentou comigo. Hehe!

      Excluir
    3. Estou pensando na possibilidade de fazer sim um investimento em materiais depois que minha situação com a Ufes estiver resolvida. Tomara que aquele nosso projeto de "excursão" aconteça logo. \o/

      Sobre o Rafa e os nossos blogs, aff...! xD

      Excluir
  3. Seu amigo tem TAAAANTOS marcadores #invejinha *-*

    Que elfo massa! E esses detalhes no chapéu de cogumelo dele foi o melhor!! Quero um chapéu desse XDD

    Quando ficar rica, não se esquece de mandar umas Copics pra mim tb \(*-*)/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele tem muitos materiais legais. #invejinha2 *-*

      Os pontinhos brancos no detalhe do cogumelo foram feitos com caneta gel branca. Meu amigo ficou passando o dedo em cima, porque parecia pelinho de verdade. rs

      Pode deixar, mando sim... mas só quando eu for super-rica! o/

      Excluir
  4. Achei o desenho incrível, principalmente no uso das "manchas" no chapéu do elfo (adoro esses detalhes).

    Uma dúvida, qual a gramatura do papel que você usa pra pintar com esses marcadores?

    "dava vontade de jogar as canetas pra cima e deixar cair em câmera lenta." Eu ri alto aqui imaginando a cena, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Heitor! Obrigada pelo seu comentário.

      Esse teste eu fiz com papel de gramatura baixa (75g/m²), mas eu recomendo usar papel de superfície lisa de gramatura maior que 120g/m² (pode ser da linha Layout da Canson ou da Filipaper). Existe papel específico para marcadores e o preço é mais diferenciado... mas nunca usei. =P

      Excluir
  5. Respostas
    1. Ei Rosali! Tudo joia?
      Obrigada pelo comentário.
      Abraço.

      Excluir