sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Degas e Freestyle battle

Todo mundo é bom em alguma coisa, e sempre há algo em que não somos nem um pouco bons, mas que interessa mesmo assim. Eu adoro dança! Em especial dança de rua, suas variáveis e campeonatos, mas não levo o menor jeito pra isso.

Já cheguei arriscar uns passos de break uma vez, mas desisti depois de quase quebrar o ombro tentando fazer um airchair. Enfim, o que gosto mesmo de fazer - pra toda vida - é desenhar, então resolvi brincar de Edgar Degas (um cara que pintava bailarinas no final do século XIX) unindo as duas coisas: desenho e dança.

Onde eu quero chegar com isso?
Assisti a uns vídeos de Freestyle battle no Japão e fiquei com vontade de desenhar os movimentos dos caras que estavam no vídeo. Daí peguei meu bloquinho e fiz o lápis dançar: 

Kite - esse cara é um monstro! (O.O)

Shuho - outro monstro! (>.<)

Depois de assistir aos vídeos, eu voltava nas poses que achava interessante registrar e pausava pra desenhar. Usei o bloquinho da série Neon da Tilibra, lápis FullHB #2 da Ecole, e lápis dermatográfico branco para destacar luz.

Como eu tava super empolgada, peguei uma das poses do Kite pra tentar finalizar no Sketch Pad e ver se conseguia fazer mais alguns estudos de captura de movimento. Afinal de contas, por mais que as figuras estejam em poses "dinâmicas", não fui capaz de colocar movimento nenhum nelas. Fora que botei na cabeça que não usaria linhas de movimento (aquele recurso dos quadrinhos, sabe?), porque seria fácil de mais resolver a coisa dessa forma e eu não aprenderia nada.

Eu deveria ter escolhido outra pose do Kite...

A princípio queria trabalhar apenas com nanquim, mas acabei usando Tombow cinza para destacar áreas de sombra. Ficou finalizado bonitinho, mas piorou o resultado esperado de trazer movimento pro desenho! O nanquim evidenciou ainda mais a rigidez e o sombreado em cinza transformou o Kite em uma estátua. Achei que colocando uma cor, a coisa mudaria, então passei a mão nos marcadores e fui pra mesa de desenho novamente.

Continuei insatisfeita! Digitalizei a imagens e fiz alguns testes para ver se se colocando alguma figura no fundo, a rigidez da composição se quebraria.

Testes de fundo

Na minha cabeça tava assim: "o elemento triangular no fundo vai equilibrar a composição na folha do sketch pad por causa da diagonal contrária... e ao mesmo tempo lembra a iluminação do palco, pererê pororô". Conversei isso com a Suco chan, e das versões acima, a que mais nos agradou foi a da direita, com o desaparecimento suave da cor. Decidido isso, peguei marcadores e fui trabalhar.

O resultado do estudo ficou assim.

Para fazer a tinta do marcador desaparecer gradativamente, usei a caneta blender da Magic Color. Ela funciona bem com os marcadores da Promarker também.

Eu gostei da composição, ficou bem legal, trabalhei com desenho de observação, finalização com nanquim, colorização com marcadores, testei a caneta blender... mas cadê o movimento? Cansada de tentar fazer na base da tentativa e erro, fui beber de uma fonte chamada Futurismo antes de rabiscar outra pose do Kite.

Quase lá... agora sim vejo um pouco de movimento.

No estudo acima usei canetas nanquim, marcadores Magic Color e Promarker, caneta gel branca e lápis dermatográfico branco... e fiquei satisfeita!

No dia seguinte...
Quando abri o DeviantArt com o objetivo de publicar o resultado, me deparei com este esboço antigo que tinha lá e resolvi fazer outro "estudo futurista" usando ele.

Registro de um giro!  \o/

Fiquei com preguiça de procurar o desenho original, então acabei imprimindo a imagem do desenho que tinha no computador. Com a cópia em mãos, fiz uma marca de registro (um + ) em uma das páginas do meu bloco de desenho, e em seguida fiz marcas de registro sobre a cabeça de cada posição do dançarino. A ideia era desenhar todas as poses em um mesmo lugar (porque o dançarino gira em torno de si mesmo), e as marcas me fariam ter o topo da cabeça como eixo do desenho.

 Marquinha no bloco // Marquinha sobre as cabeças

Usando a mesa de luz, encaixei a marca do bloco com a marca de cima das cabeças desta forma:

Pra isso que serve a marca de registro, viu?

E aí, ficou assim:

O que antes era algo sequencial, virou uma grande bagunça no mesmo lugar.

O desenho ficou confuso, né? Mas era pra ficar assim mesmo, porque o grande truque vinha depois, na hora de colorir. Usei uma camada bem suave de lápis de cor para conseguir visualizar a primeira pose.

Menos confuso agora?

Ao passo em que usava outras camadas finas por cima para trazer as outras poses à tona, acontecia a sobreposição e mistura das camadas de cor. O tom vermelho ficava mais escuro quando havia sobreposição das camisas das 3 imagens utilizadas; quando a camisa de uma imagem se misturava com a calça de outra, aparecia uma tonalidade roxa no desenho... e assim foi indo. 

Resultado do estudo.

Usei cores primárias propositalmente para evidenciar as novas cores geradas pela sobreposição das 3 camadas. Por várias vezes eu tive que tomar distância do desenho para me perguntar "essa perna é de qual camisa?", o que me deixou muito feliz, pois finalmente o movimento tava ali... acontecendo tão rápido que nem eu conseguia acompanhar! (*-*)

Caso não tenha ficado muito claro ainda, me empolguei demais fazendo os estudos! Espero que este post gigante tenha feito algum sentido na sua vida... =P

Até a próxima! o/
__________________________________________________________
カイトさん、シュホさん、
ダンスはすごいです!ビックリしました。
私は新しいファンになった。
その絵は、あなた達のダンスのように良くありません
でも、その絵はダンスのように良く、心から来ました。
(私は一人で勉強をしてだから、私の日本語は悪いです。ごめんなさい!)

ナネ

8 comentários:

  1. Há! Muito boa a evolução do movimento ao longo dos estudos. Realmente deu pra fugir muito bem das linhas de ação e fazer coisas bem mais artísticas que condizem bem com a ideia que você quer passar.

    Não sei se vou falar bobeira, mas o último estudo ficou com um toque de cubismo! O surgimento das formas na intersecção dos diferentes movimentos através da sobreposição de cores ficou bastante marcada e a representação de vários ângulos em uma mesma imagem remete também.

    Gostei muito de tudo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! \o/
      Quebrei a cabeça, mas consegui.

      Não falou besteira não, Suco. O Futurismo e o Cubismo são movimentos artísticos bem próximos sim. O primeiro nasceu de um manifesto, e o segundo teve sua evolução ao longo de alguns anos, mas ambos começaram no início do século XX. ;)

      Excluir
  2. Adoreiii,, adorei o movimento..as cores e a finalização..tudo tudo! Ainda não tinha topado com algo nesse estilo. Esse estudo ficou legal demais... da pra "sentir" o giro.. Parabéns! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Débora! Eu também nunca tinha feito algo assim, e gostei muito. Dá vontade de desenhar tudo assim agora! rs

      Excluir
  3. Estudar e treinar é sempre bom para aprimorar a técnica e a percepção do próprio trabalho.

    Bem mencionado foi o cubismo no terceiro estudo, onde a gente vê os vários ângulos do dançarino ao mesmo tempo.

    Mas foi da segunda composição que eu gostei mais, porque para mim, foi a que passou mais rápida a sensação de movimento e também foi fácil de entender.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não gosto de ficar parada.

      Também não desgosto do segundo resultado, mas acredito que o terceiro me libertou muito mais em matéria de representação. =)

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Esse foi um dos estudos que mais saiu do seu "estilo". E gostei muito!
    Ah, não sei pq, mas o segundo foi o que mais me passou ideia de movimento tb.
    O que mais gostei do terceiro foi a sobreposição de cores. Ficou massa =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso fazer mais alguns testes.... e trabalhar um fundo legal pro último estudo.
      Obrigada pelos comentários! ;*

      Excluir