segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Férias e canetinhas hidrográficas

Primeiro post do ano, uhuuuul!\o/
E aí, como foi o período de festas? Fez os pedidos e promessas para o novo ano? Eu esqueci de fazer uma boa parte das coisas tradicionais distraída com os fogos de artifício da virada. Foram tantos, cada um mais lindo que o outro, que eu acabei esquecendo do negócio das lentilhas, romã, 7 ondas...

Passei alguns dias de "férias em família" e agora voltei pra casa e vou começar a maratona de faxina no quarto, ver o que precisa comprar, trocar, doar, reformar. Deixar minha estação de trabalho certinha até o fim do mês, e poder, além de trabalhar melhor, colocar em prática umas ideias que tive pro Cappuccino.

Toda vez que tem feriado prolongado ou um período de férias coincidente, o pessoal da minha casa se enfia no carro e parte rumo a um povoado perto de um Farol. Lá é praia de mar aberto e tem de tudo um pouco: tubarão, raia, golfinho, tatuí, marisco, muita areia, corujas, camarão... Um paraíso para quem busca sossego, e um inferno para quem depende de internet para sobreviver.

O vento batia com força no sketchbook e eu riscava tudo sem querer.

Sabendo mais ou menos o que me esperava por lá, tratei de colocar na mala o kit básico de sobrevivência de todos nós - papel, lápis, borracha, caneta nanquim, lápis de cor e canetinhas hidrográficas -, e aproveitei para explorar as possibilidades do que levei.

Usei os poucos momentos que tive para desenhar testando canetinhas hidrográficas escolares. Há algum tempo, fiz este desenho utilizando o estojo que comprei ano passado com 36 cores, e, pensando no resultado obtido nesse exercício, explorei mais mesclas de cores e formação de paletas.

Fiz esse desenho depois de assistir a um programa educativo
muuuuuito legal chamado "Deu a louca na História".
(Passa no canal TV Escola)

Sobre formação de paletas: "Formar uma paleta" é um nome firulento pra "escolher cor". Costumo decidir as cores na medida em que vou pintando um desenho, mas no desenho acima experimentei escolher a paleta completa antes de colorir o flautista. Notei que, embora existam limitações, definir a paleta previamente permite resultado mais objetivo.

Recomendação: É sempre bom criar uma tabela das cores dos materiais que você possui para poder consultar depois. Uma dificuldade que enfrento constantemente é julgar a tinta pela cor do tubo da caneta. Muitas vezes a cor da embalagem não condiz com o real pigmento da tinta. A cartela de cores ajudar muito a não cometer erros.

Assim como os marcadores Tombow e Sakura, as canetinhas hidrográficas também se misturam quando tons diferentes são sobrepostos. O efeito de mescla, no entanto, é brusco, mas com um pouco de teste e paciência, é possível criar efeitos legais.

Outro desenho que fiz para este post, e que acabou virando o banner do mês de janeiro:

Sou eu na praia.
Desculpa a qualidade ruim das imagens, lá não tinha scanner, então fotografei.

Tenho registrado em vídeo todo o processo dele, desde rafe até colorização. Fiz uma edição porca das etapas com velocidade aumentada 5x. Só que não tinha muita estrutura pra gravar direitinho, então mais uma vez peço desculpas pelo vídeo terrível, filmado por ângulos difíceis (sobretudo a etapa de colorização, que minha mão tapa o desenho o tempo todo).

(Suco, assista ao vídeo com o áudio desligado)

O objetivo era mostrar que conseguimos resultados legais pintando com hidrocor escolar; mostrar que dá pra mesclar cores, inclusive as que são diferentes - usei rosa e amarelo no cotovelo. Lembra do que eu falei sobre a paleta de cor? Pode ser observado no vídeo acima, lá na parte de colorização (3:06), que consulto a tabela no sketchbook várias vezes para conferir se a cor que eu peguei realmente é a que queria usar. E por fim, voltar na minha fala de sempre de que não é o material que faz o artista.

Desejo um excelente 2014 pra você, cheio de experiências, testes, rabiscos, ideias... E que possamos continuar crescendo juntos e descobrindo coisas novas.

Abração e até a próxima! o/

26 comentários:

  1. Ahhh tenho que dizer!!! Seus desenhos de ferias estão muito engraçados ...abri o blog e ja amei!! É disso que preciso, um pouco de cor no meu blog..achei que fosse ficar legal mas ficou monótono.. =/

    Adorei o desenhos e amei de paixão apaixonada a pintura!!! Gostei da tabela de cores tbm!

    Voce disse que meus auto retratos são fofos (fiquei tão feliz) Masss o seus, olhaaa alem de fofo são engraçados..sou fã! ( e puxação de saco) Eu não tenho hidrocores...fiquei com vontadeee !! necessitooo!

    Ja Ja vou ver seu video!

    Bora começar a agitar o blogs, 2014 promete!!
    Bjãooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim não tem hidrocores?! Esse estojinho de 36 cores da Compactor é relativamente barato, se comparado aos da Faber. Pede pros seus pais de presente de Carnaval. rs

      Fico muito feliz por você ter gostado dos meus desenhos de férias, e confesso que me diverti horrores desenhando eles. =P

      2014 é nóis! Huahauha
      Bjos!!

      Excluir
    2. kkkk aii eu vou comprar, quero igual ao eu mas so achei de 12 cores =/ tristezaaa

      Excluir
    3. Aqui é bem fácil achar esse estojo da Compactor com as 36 cores nas papelarias. Outro lugar que você pode dar uma olhada pra ver se tem é no corredor de material escolar de supermercado grande. Qualquer coisa, me grita por email que a gente faz escambo. Mas assim, dá pra se virar com o que tiver, é só não ter medo de gastar a tinta das canetinhas e lembrar de fazer gabarito.

      Fica triste não! Hunf!

      Excluir
  2. Ficou muito engraçado msm o desenho de férias hehehehe.

    Gosto também quando você faz video de speedpaint, é tão relaxante ver você desenhando =]

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Momotaro, Sr. Momotaro ~ o-koshi ni tsuketa kibidango...
      A minha vida é emocionante e divertida porque tenho pessoas queridas como você do meu lado pra me ajudar a achar graça. Nada como uma boa conversa cheia de piadas pra aliviar uns dramazinhos aqui e ali, né?

      É relaxante me ver desenhando? XD
      Hauhauha... Arigatou!!

      Excluir
  3. Sabe Nane, você precisa parar com isso. Já deu o que tinha que dar. Sinceramente quando encontrei seu blog não imaginei que as coisas tomariam esse rumo: MINHA LISTINHA DE DESEJOS CRESCE NA MAIORIA DAS VEZES QUE ENTRO NO SEU BLOG!!!!!!! aaaaaaaaahhhhh....rs

    Tempos atrás você fez post sobre canetinhas aquareláveis da Faber Castell. Lógico! Não resisti e sai correndo para comprar. Só quando cheguei em casa percebi que elas são diferentes das suas. ANSIEDADE...rs Depois comparei a fórmula e vi que não mudava nada...rs (Estou fazendo post sobre isso..rs)

    Eu sempre tive MEDO de canetinha escolar porque não gostava das marcas que elas deixam. E o preconceito com o nome ESCOLAR que me fazia pensar que o material não era bom e muito menos "profissa". O máximo que fazia com elas eram contornos ou os trabalhos de pontilhismo que as professoras pediam. Não enxergava outras possibilidades com essas canetinhas. Uma vez comprei um estojinho vagabundinho só para colocar nuns potinhos e enfeitar a mesa do ateliê...rs

    Bom, ai a D. Nane vem e simplesmente mostra que sim, existem outras possibilidades. Tudo depende de pesquisar, testar e testar. ADOOOOORO QUANDO VCS FAZEM ISSO (Joyce incluída)...rs

    Ah, só vou conseguir ver o vídeo em casa. É muita cara de pau fazer isso no trabalho..rs Já não basta eu deixar a janela aqui pequininha para escrever..rs Isso é amor pela arte...rs

    Vamos analisar os desenhos (falou a Crítica de Arte...rs):

    O primeiro desenho está LINDO! O traço me faz lembrar do desenho animado Lola que passa na TV Cultura. AMO. Achei o máximo mesmo. Gostei da escolha das cores. Eu não sei se foi a foto mas senti falta de um azul para o céu. O desenho é muito rico. Um traço descolado, sabe?!. Me atraiu muito.

    Segundo desenho: Estou impressionada como conseguiu fazer o sombreamento com essas canetinhas sem ficar aquelas "marquinhas" feias. Mesmo estando nítido onde começa uma e termina outra cor a passagem não ficou nada bruta.
    Esse desenho da a sensação de que posso sentir a música. Está com vida.

    Terceiro desenho:
    Posso ouvir os gritos de: eba! fériaaaaaaaaassssssss! e o som do tchbum na água...rs. Sensacional Nane. Ficou MEGA CRIATIVO e realmente a cara das férias. Transmite uma alegria contagiante. Foi uma ideia muito boa deixá-lo no topo do blog.
    Gostei muito do traço e das cores que são bem alegres. Aqui dá para notar as marcas da canetinha, mas não ficou nada "feio", muito pelo contrário. É nítida a presença da passagem de cores, os tons, a luz, a sombra..

    Parabéns Nane.
    Vou parar a trilogia por aqui...hahahah

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respira fundo e vai...
      Adoro esses comentários gigantes! Mas não precisa se arriscar tanto no trabalho para comentar, pode esperar chegar em casa, com calma... Não quero prejudicar sua vida. xD

      Então, não precisa ter necessariamente o mesmo estojo que o meu, Silvitcha. Pega esse que você já comprou pra enfeitar o ateliê e sai gastando a tinta de tudo! Kkkkkkk... Sem dó! Lembre-se do post do Caixola sobre prazo de validade dos materiais, e que é melhor gastar tudo com uma coisa legal, do que ficar lamentando que secou e não deu pra fazer nada.

      Acredito que o papel influencia muito para que os riscos com canetinha não fiquem tão marcados. No outro post sobre canetinha hidrográfica que fiz (aquele do Pato Donald) o papel usado era de gramatura mais alto e em algumas áreas os risquinhos ficaram bem evidenciados. Já nos estudos deste post aqui eu usei papel offset de gramatura bem baixa (75g/m²), aí ao mesmo tempo que absorve a tinta, espalha bem pelas fibras antes de secar.

      Nyaaa, muitíssimo obrigada por comentar cada um dos desenhos!!! Mesmo tendo feito eles sem muito compromisso, fico feliz por ter retorno tão detalhado sobre a composição, escolha de cores, etc, etc. Quanto ao desenho que você sentiu falta do azul no céu: cheguei a pintar de levinho com lápis de cor, mas como o papel já é azul, não fez diferença. =T

      Obrigada pela trilogia!
      Bjs

      Excluir
    2. Hehehe. Obrigada pela menção no seu comentário, Sílvia! :D

      Excluir
  4. Estranho...meu comentário não apareceu...rs,rs,rs

    Então, eu não corro riscos não, só acho que não devo exagerar...Esses momentos me relaxam um pouco no meio do trabalho.

    O meu estojo de canetinhas "vagabundinhas" já secaram faz tempo, só estão de enfeite mesmo..rs Como tenho a aquarelável não vejo necessidade de comprar outra. Aliás, você que tem as duas percebeu alguma diferença?

    Mais uma lição aprendida sobre papel. Nunca iria imaginar que papel de gramatura menor fosse melhor para canetinhas.. Vou testar.

    O que significa Nyaaa?....rs

    Uma coisa que aprendi na facul é observar bem os desenhos. Claros, escuros, sombra, luz, reflexo, enfim, gosto mesmo de perceber o desenho.

    O papel é azul? Menina estou precisando de óculos...hahahaha já estou ficando com a visão "zuadinha"...hahahahaha

    bjs
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se é um momento de relaxamento, então tudo bem. rs
      A canetinha aquarela tem o propósito de ser aquarelável né, daí a resistência dela para coisas aguadas é bem menor. Ou seja, a tinta se dilui mais facilmente. A única vantagem que vejo em ter dois estojos de canetinhas diferentes é poder não gastar a caríssima canetinha aquarela "a toa".

      "Nyaaa" é só uma onomatopeia, não se preocupe. É tipo "eeee"...

      Esse azulado nas imagens não é da foto, mas sim do papel mesmo! Hahahhahaha
      Bjs

      Excluir
    2. Ok, vou comprar um estojo de canetinhas "normal", então...rs paciência, é necessário..rs

      Pensei que Nyaaa fosse uma palavra em japonês ou chinês...hahahah

      Bjs

      Excluir
    3. Ai, Silvinha... não se sinta obrigada a fazer isso. XD

      Excluir
  5. Ah, ia me esquecendo...vi o seu vídeo. Achei bem bacana a essa ideia de vídeo. Bem que você poderia fazer mais, né?!...rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vídeo ainda é uma coisa muito complicada na minha vida, e preciso aprender a trabalhar melhor com eles para evitar que minha mão tape o desenho de novo. A única ajuda que tenho para gravar é do tripé da câmera, mas é difícil acertar o ângulo da gravação. =P

      Vou me esforçar pra fazer mais alguns durante o ano. ;)
      Bjs e obrigada mais uma vez.

      Excluir
    2. Obaaaa!!!!! Na torcida \o/\o/\o/\o/

      Excluir
    3. Então, me intrometendo aqui na história do vídeo, eu ia mesmo comentar isso... tem gente que grava de cabeça pra baixo, sabe? Depois é só girar o vídeo 180º no editor. Acho que o Movie Maker faz isso, Nanikinha...

      Depois você grava uma besteirinha de 10 segundos e experimenta! :D

      Excluir
    4. Sim, mas o problema ainda é arrumar um suporte decente para a câmera. Acho que se encontrar uma posição legal para ela ficar enquanto estou desenhando (entenda: sem a mão na frente), o resto é mole.

      T^T preciso aprender a lidar com essas coisas de gravação de vídeo. Minha voz, por exemplo, vocês nunca vão escutar! Mwaaa ha ha ha!

      Excluir
    5. Hmmm... Vocês, a reca, né? Eu tô careca de ouvir... 7 anos... xD

      Excluir
  6. Nossa Nane, eu acho incríveis os seus trabalhos com Hidrocor :o
    São materiais de difícil uso porque marcam fácil, e se você não usar na direção exata é uma lambança da nada.
    Eu acho incrível também que você consegue trabalhos maravilhosos com materiais de pouco custo, me lembra um professor meu que pintou um quadro inteiro da Marilyn Monroe com aqueles guaches de 0,40 centavos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Juliano! Que bom te rever por aqui.
      O tamanho do desenho, a espessura do papel e porosidade da superfície influenciam muito no resultado do trabalho também. Trabalhar com canetinha é treinar o desapego material - não pode ter medo de gastar a tinta.

      Gostaria de ver esse quadro do seu professor! Deve ter ficado divinamente lindo. Materiais de baixo custo tem utilidade sim e infinitas possibilidades de trabalho. Cabe a nós saber aproveitar isso e descobrir até onde se pode chegar.

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Oi, Nanika! Finalmente consegui sentar pra vir ler e comentar seu blog.
    Você retornando das férias e eu começando um novo trabalho foram eventos inesperados, boms em uns pontos, ruins em outros, hehehe. :P

    Enfim. Adorei o novo topo e o vídeo também ficou muito legal (salvo a parte que a mão tapa o desenho...). Eu tentei começar a ver o vídeo com o áudio, mas logo desisti. Midi não dá mesmo! Hahahahaha!

    O bom do material de baixo custo é justamente poder gastar sem dó, né? A vida seria muito melhor se pudéssemos gastar tudo sem dó, hahahaha!

    O desenho de você no Farol me lembrou da foto que eu tirei no Farol, que por consequência me lembrou da sua carta e por um breve momento me emocionou de novo. Hahahahahaha! Manteigona!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, nem fala! Eu queria marcar um have fun, mas agora não tem jeito, só fim de semana mesmo. Fora que você tem outros compromissos para dar conta, como PG e família.

      Materiais de baixo custo são bons mesmo. \o/

      Sua manteigona! Quando tiver um feriadão bacana, vou te arrastar pro Farol de novo. Senti falta de algum amigo por lá pra fazer companhia e rir da vida. =)

      Bjs!

      Excluir