quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Gentleman


No período em que escrevi meu Projeto de Graduação, li apenas livros voltados aos assuntos que abordei no trabalho. Li alguns mangás para relaxar, claro, mas nenhum livro de ficção. Dias atrás, morta de saudades do Sherlock Holmes, peguei um conto pra ler: "O cliente ilustre". Quando terminei a leitura, tive vontade de desenhar uma personagem baseada no ambiente da narrativa.

O resultado foi esse aí.
(meu primo achou a cara da mascote do jogo Monopoly)

O desenho foi feito no sketchbook e eu quis "salvar" o original antes de pintar, daí escaneei, tratei a imagem para realçar as linhas, e imprimi duas cópias em preto e branco - uma no formato A5 (pra testar possibilidades de material) e outra no A4 (pra trabalhar com pastel oleoso).

Cópia escaneada e impressa.

A primeira versão colorida foi feita com lápis de cor sobre aquele papel com textura que usei nos trabalhos com pastel oleoso, no formato A5. Não defini previamente uma paleta de cores para a personagem, mas tentei utilizar o maior número possível de tonalidades de lápis que tenho na gaveta.

Faltou um trevo de quatro folhas no chapéu, né?

Achei que o papel deu um efeito muito bonito no desenho, e que as cores usadas até ficaram legais... só não gostei muito desse monte de verde na roupa dele. Quem em sã consciência usaria uma cartola verde? Só um leprechaum né? Sabe quando você gosta, mas ao mesmo tempo não gosta? Não que eu não goste de leprechaum, mas é que no desenho eu queria que blá blá blá bláblá blá...
...
Aí hoje trabalhei na segunda versão utilizando tinta (aquarela líquida e em bisnaga, nanquim), caneta hidrográfica azul e caneta gel branca sobre papel liso (lay-out).

Mudou um pouquinho...

Repeti neste segundo estudo coisas que achei que funcionaram bem, como o colete na cor vermelha e os botões dourados, por exemplo. O contorno da figura com linha preta criou no segundo desenho uma atmosfera bem diferente do primeiro.

Comparando os dois, assim lado a lado, fica parecendo uma passagem de tempo do personagem - ele jovem x ele coroa. Hehehehe. As manchas da aquarela no desenho dão impressão de desgaste, sei lá. Também fica parecendo um contraste entre o fazendeiro rico e o homem elegante da cidade.... Não posso dizer qual ficou melhor ou pior, porque são materiais e técnicas distintas (com características e limitações diferentes), mas dá pra viajar bastante tentando estabelecer relações entre os resultados.

Talvez, numa possível terceira versão, eu faça tudo diferente. Comprei umas canetinhas hidrográficas de ponta fina para testar, e pode até ser que as use no próximo estudo. =D

E aí, o que achou?
Até a próxima! o/

30 comentários:

  1. Gostei muito de ambos os resultados, mas a primeira versão tem um toque que me remete à ilustração e livro infantil e/ou ilustração de jogo de videogame que me agrada mais. Acho que a volumetria trabalhada com a passagem tonal do lápis de cor valorizou muito mais o personagem, que a meu ver parece um gordinho bonachão, enquanto o segundo fez com que parecesse que ele é mal humorado. :P

    Também me agrada mais a paleta de cores da primeira, embora você tenha dito essa coisa do leprechaum... eu não sei se em períodos Vitorianos se usavam roupas verdes, mas se você tivesse feito um xadrez de tons verde ia bombar! XD haheha!

    Ótimo estudo, Nanika! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, você tem razão, o primeiro estudo tá com cara de coisa de jogo mesmo, aquelas artezinhas da tela de loading. Heheheh! E trabalhar com vários tons de lápis ajuda muito nessa passagem tonal pra volume.

      O que eu conheço sobre moda no período Vitoriano é o que vejo em seriados, filmes e documentário. Nessas coisas eu não lembro de ter reparado vestimenta verde em homens, só em roupa de mulher. Homem é mais marrom, preto e cinza.

      No próximo estudo, farei o colete verde quadriculado nele pra você! \o/
      Valeu pelo apoio e comentário! ;*

      Excluir
  2. Eu particularmente gostei dos dois. Não tem como eu escolher a melhor versão hehehe.

    Mas também tive uma impressão parecida com a da Joyce. Quando eu vi a primeira ilustração, já veio logo de cara a imagem de um livro ilustrado na minha mente!

    O segundo realmente parece mais rabugento, por que as sombracelhas e o bigode estão mais arqueados talvez? Cairia bem ilustrando matérias de jornais e revistas.

    Enfim, parabéns.
    Ficaram realmente ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com vocês.
      Além de técnica e materiais diferentes, acho que cada coisa funcionaria melhor para um determinado veículo, ainda que seja o mesmo objeto de estudo.

      Obrigada, Sr. Momotaro! ;**

      Excluir
  3. A primeira versão me lembrou o Sir. Arthur Conan Doyle caracterizado de sherlock, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gabriel!!
      Obrigada por comentar. Acho que lembrou o Conan Doyle porque é baixinho, gordinho e tem bigode. (*-*) No fim das contas, é até bom que tenha um pouco dele no desenho que eu fiz, afinal de contas, este post não existiria sem Sherlock Holmes. rs

      o/

      Excluir
  4. De cara ja adorei o desenho, adorei a forma! E concordo com todos a cima, lembra desenho de livros infantis (ando lendo muito para crianças) Foi muito legal vc ter usado dois materiais diferentes no mesmo desenho, o primeiro esta super show, se vc não tivesse comentado sobre a cor do chapeu eu jamais teria feito qqr associação, e creio que nenhum crianças tbm faria, afinal é muito normal isso nos livrinhos...e o chapéu é seu! Coloque a cor que quiser! kkkkk

    Gostei muitooo da cores!
    Na segunda forma de colorir as cores deixaram ele com aparência mais séria, mas não desmerece o desenho em nenhum momento. Issoo tudo nos leva a pensar como as cores influenciam... e como tudo deve ser pensando, o primeiro mais vibrante e descontraído...o outro ficou com cara de rabugento, mas a expressão é a mesma!

    A ideia de não fazer contornos em preto nesse tipo de desenho me é agradável demais, não cansa ..é gostoso ficar vendo as passagens de cores. E vc mandou bem nelas em ambos desenhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora!
      Huahuahauhauah "o chapéu é seu! Coloque a cor que quiser!" - adorei isso! Pena que nem sempre a banda toca assim. Em alguns casos, é preciso fazer um estudo de cor bem minucioso para atingir efeitos desejados.

      O que eu acho mais legal nas coisas sem contorno marcado é não saber exatamente onde começa e onde termina... a transição entre as partes que dá o barato da coisa toda!

      Pena que meu pulso sempre chora depois de mexer com lápis de cor. Se não fosse por isso, faria coisas assim com mais frequência. T~T

      Excluir
  5. Nane
    Realmente difícil dizer qual gostei mais. Como você mesma escreveu cada um foi feito com material diferente.

    Uma pergunta: Você escaneou o desenho e pintou por cima? Qual a função desse processo?

    Bom, vamos aos meus blá, blá, blá...rs

    Juro que fico perplexa, confusa, passada e boqueaberta com as criações de vocês. Sim, repetitiva eu...rs Mas é verdade. Preciso aprender a fazer isso: CRIAR!.

    Adorei o rascunho. Amo quando vocês colocam o passo a passo dos trabalhos. (sou repetitiva mesmo..rs)

    Sobre o primeiro desenho: Como gosto de trabalhos com lápis de cor. Esse é da faber castell? não vi problema nenhum a cartola ser verde. Achei MARA você ter usado esses tons de verde. O desenho ficou super suave. Tranquilo. Tudo ficou sutil. Os tons avermelhados deram um contraste bem legal. Sem contar o papel, essa textura ficou show. AMEI OS PÉS FININHOS....hehehe

    O segundo desenho ficou mais classudo. A aquarela deu um toque suave. Gostei como trabalhou luz e sombra com ela. Foi difícil? A cor preta não ficou pesada, realmente deu um ar de "chic". Acredito que a aquarela possa ser a responsável pelo equilíbrio que acabou dando esse glamour ao desenho.

    Sinceramente não vi nada nos desenhos que eu não tenha gostado.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, primeiro vou responder suas perguntas, depois te dar bronquinha.

      1 - Escaneei e imprimi para poder usar como base na mesa de luz, já que pretendia fazer várias versões diferentes. Na primeira versão, fiz uma linha bem clarinha com lápis de cor sépia para marcar o desenho; já no segundo, a arte final foi feita com nanquim.

      2 - Usei lápis de cor Faber Castell e Multicolor. Mas nenhuma das cores do personagem é cor "pura" do estojo. Foi tudo uma mistureba.... para fazer o verde da roupa usei 3 tons de verde + ocre + sépia + um pouquinho de preto.

      3- Não é difícil fazer luz e sombra com aquarela não. É só você dar a pincelada levando a tinta pro local que será mais escuro. Depois dá para pegar um pincel úmido em água, sem tinta, e passar em alguns lugares para tirar a tinta de lá - fiz isso na fita do chapéu.

      Agora a bronca:
      Não vem com essa de que não consegue criar não! Todo mundo é capaz de criar coisas legais e você tem todas as condições a seu favor (tem 50mil livros, um ateliê lotado de material bacana, trocentos desenhos de observação, internet...). Débora, Suco e eu já te demos várias dicas sobre processo criativo, agora é só exercitar. rs

      Bjs! \o/

      Excluir
    2. Tá, não precisa gritar, o pessoal aqui do trabalho até ouviu quando abri o coments...hahahaha

      Sim, vocês já me deram mil dicas e realmente tenho muita coisa a meu favor, mas sou visual. Preciso ver alguém fazer, entendeu?! Acompanhar todo o processo.

      Uma hora dessas tento alguma coisa. Não prometo...rs,rs,rs

      Anotada a dica da aquarela. Tentarei isso com as canetinhas e/ou lápis aquareláveis quando usá-los. Brigaduuuu.

      Uma coisa que preciso entender direitinho é esse papo de Arte Final.

      bjs

      Excluir
    3. Eu nem tava gritando... rs
      Qualquer hora dessas eu vou tentar gravar o processo pra você ver então. XD Mega produção de documentário: "o mundo em 7 dias - como criar?" Huahauah

      Aqui no Cappuccino tem muito post sobre arte final, com explicação, exemplos, técnicas diferentes. Basta colocar "arte final" ali no campo de busca e dar uma lidinha nas coisas, quando tiver tempo.

      bjs

      Excluir
    4. hahahah "o mundo em 7 dias" foi boa...rs Ah, faz sim :)

      Vou já ler sim. Pode deixar.

      bjs

      Excluir
    5. kkk Masssssss eu to rindo muito alto rsrsrs
      Silvia...lição de casa pra vc ta bom? Da uma olhada em alguns vídeo dos que vou te passar...eu assisti muitos, mas muitos mesmo ate antes de me arriscar a fazer um circulo, eu não desenho desde pequena, eu gostava de pintar e só.... acho que faz um pouco mais de 1 ano que comecei a desenhar...

      Em português alguns canais.
      http://www.youtube.com/user/MrRobewan
      http://www.youtube.com/user/MrAiltonNakata
      http://www.youtube.com/user/vcdesenhos
      http://www.youtube.com/user/jlimailustrador
      Esse ultimo é do J. Lima...eu tenho um livro dele que se chama "Na ponta do lápis" é iniciante e muito divertido...comprei na internet.

      Agora os canais em ingles, mas não tem problema não..é só prestar a atenção no lapis =D
      http://www.youtube.com/user/ToonBoxStudio2/videos
      http://www.youtube.com/user/TheToonHeadz
      http://www.youtube.com/user/Toonboxstudio/videos (amooooooooooooooooooo)
      http://www.youtube.com/user/markcrilley
      http://www.youtube.com/user/chrishartbooks (amo tbmm e queria os livro dele, ma so tenho em pdf..se alguem quiser é só pedir!

      Beijooo meninass

      Excluir
    6. Ahhhh mas eu tbm aguardo um "Aprendendo com Nane Chan!" kkk

      Excluir
    7. Débora, que show de bola esse monte de links! Obrigada por compartilhar aqui no blog esse material bacana para referência e inspiração (afinal, a gente sente vontade de desenhar vendo outras pessoas desenhando).

      Quando tiver livro bacana assim, manda pra gente por email, e depois pergunta se a gente quer ou não! Huahauhauahuahauh

      Excluir
    8. ...E só pra constar: eu não ensino nada, só mostro meu jeito de fazer. rs

      Excluir
    9. Eu aprendo olhando como os outros fazem :p

      Excluir
    10. Mandei livrinhos Nanexxx! Ignore e ja tiver...rs

      Excluir
    11. Já tenho, são ótimos!
      Obrigada por enviar mesmo assim.

      Para quem quiser procurar, os títulos são:
      - Fun With a Pencil (Andrew Loomis)
      - Cartoon Cool (Christopher Hart)

      Excluir
    12. Nane
      Que show de livros. Baixei pelo 4shared \o/\o/\o/. Mesmo estando em inglês dá para entender e treinar os desenhos iupi iupi iupi. Vejo que terei estudinhos pela frente....uhuhu

      Brigadão.

      bjs
      Silvia

      Excluir
    13. Sim, muita coisa dá pra entender pelo contexto e pelas imagens. =)
      Espero mesmo que tenha estudinhos iupi iupi iupi pela frente! \o/

      Excluir
  6. Débora
    Obrigada pelos links, com certeza verei todos em casa. Consegui dar uma olhadinha por cima...rs.
    Alguns já conhecia \o/.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Débora
    Como assim só tem 1 ano e pouco que você desenha???? E faz desenhos incríveis com tão pouco tempo??? Estou impressionada.

    Eu desenho desde pequena, mas nunca fiz nada voltado para criação. Sempre gostei de desenho de observação. Parei por uns anos e depois retomei (tem essa história lá no topo do blog).

    De uns tempos para cá que tenho pensado em fazer criações.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entãooo... eu sempre achei lindo os desenhos, tenho uma tia que desenhava, coisas lindas demais... mas eram paisagens, indios, genteemmm ficavam lindosss...e outra pintava telas.. eu só imprimia da net e pintava rsrsrs .e tbm via o "á mão livre" na tv cultura kkkkk Ai resolvi aprender, então procurei tudo, tudo tudo na internet...lembro que achei o blog da Nane procurando sobre aquarela..e descobri o da Joyce =D

      Estou aprendendo...sempre aprendendo =D
      Veja os videos, os blogs, o livros e crie! Estamos todas esperando =D

      Excluir
    2. E sempre lembrar que não estamos sozinhos no mundo. Acredito que existem muitas pessoas com a mesma dificuldade nossa, e quanto mais expomos isso em nossos blogs, mais chance temos de resolver problemas de bloqueio criativo - seja no desconhecimento de materiais ou até mesmo no domínio de uma determinada técnica.

      A gente se empolga tanto trocando figurinha, que os comentários até fogem do assunto da postagem. Mas acredito que seja por comentário ou por e-mail, tudo tem seu lugar e discussões assim são válidas e bem-vindas.

      Excluir
    3. Débora
      Parabéns. Eu também comecei assim, sozinha. Só depois de looooongos anos encarei a facul de Artes Visuais (sonho de infância). A história é gitante qualquer dia trocamos e-mails sobre isso...rs,rs,rs,rs

      Eu tenho alguns vídeos do À Mão Livre do Philip Hallawell que consegui baixar da Net..rs.

      Nane
      Não acho que tenhamos fugido do assunto. É pertinente. Como você mesma disse: estamos crescendo e trocando informações. Acaba que um assunto puxa outro e mulher adora "falar"...rs,rs,rs,rs :)

      bjs

      Excluir