terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mario - Pastel Oleoso

No post anterior, falei sobre minha primeira experiência com pastel oleoso - material artístico em bastão feito com de pigmento, cera e óleo - e fiquei devendo um vídeo decente do processo de colorização. Como passei algumas horas do fim de semana jogando Mario com Sr. Momotaro, escolhi o encanador mais famoso do mundo como tema do novo estudo.

*cantarolando a musiquinha*

/!\ Observação importante: ao utilizar produtos fortes como solventes, procure trabalhar em local arejado, protegendo suas vias respiratórias com máscaras. Não é aconselhável passar muito tempo mexendo com isso, então faça pausas! ...E claro, mantenha fora do alcance de crianças e bichinhos de estimação!

Os materiais utilizados: giz pastel oleoso (Pentel), papel branco com textura de tela 240g/m² (Filiart Renaud), solvente aguarrás (Lukscolor), pincel chato de pelo de marta nº12 (Tigre), e paninho multiuso. 

Antes e depois.

Depois do solvente, realcei texturas e áreas de sombra e luz passando mais pastel por cima do desenho. Lápis de cor pode ser utilizado em áreas pequenas para acabamento. O cenário não foi mostrado no vídeo, mas o processo de pintura é o mesmo do personagem.

Alguns detalhes de textura do papel x quantidade de material aplicado sobre ele.

E atendendo ao pedido do Sr. Momotaro, edito o post acrescentando detalhes da pintura. Observe que a textura do papel é mais evidente onde há menos tinta, enquanto as áreas com maiores camadas ficam quase lisas. Devido a concentração maior de óleo na composição, o bastão de pastel gasta muito rápido, daí usar solvente para mesclar as cores acaba "economizando" o material no preenchimento dos espaços em branco. ;)

Fico por aqui.
Até a próxima! o/

10 comentários:

  1. Sugoooooooi! =D

    Nossa, quando você começa a passar o pincel com solvente no pastel parece mágica heheheh
    A tinta fica com um aspecto muito bonito, impressionante como ganha vida!

    Você até poderia postar [momento pidão] umas fotos de pedaços em close do desenho, para ver como a tinta fica sobre o papel, já que você disse que é texturizado, e a sobreposição das cores que deve ser ainda mais interessante se visto de pertinho hehehe =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sr. Momotaro!!
      Mesmo mesclando com solvente (quase digitei "sorvete"), se a camada de tinta for fina, a textura do papel ainda aparece. Mas com o depósito maior de material sobre o papel, a textura acaba sumindo e deixando áreas bem lisas.

      Acatei sua sugestão e alterei o post com alguns detalhes da pintura onde isso pode ser visto. Espero que tenha gostado! Agradeço pela preocupação com a postagem, e claro, por sua demonstração absurda de paciência jogando Mario comigo. Me diverti bastante... até o fim do segundo continue. XD

      Excluir
  2. Que coisa né? Com essa técnica o pastel oleoso tem um sentido mais bonito ao meu ponto de vista. Não que seja feio... tem gente que faz maravilhass com esse material. Menos eu...kkk
    Eu testei aqui aqui, mas nada de desenhos apenas rabisquei no papel e usei aguarrás. Que maravilho que ficou!

    Quanto ao seu desenho eu adorei, O Mario é um personagem gostoso de ver, possui ótimas cores e sua forma possibilita muito a pintura com o pastel oleoso...o que fica dificil fazer quando se tem muitos detalhes.
    A textura do seu papel é incrível e o efeito que deu em alguns pontos ficou muito bonito!
    Parabéns Nane!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora!
      Concordo com você. Trabalhar com pastel oleoso é muito difícil, mas extremamente gostoso pela liberdade que o material te dá de não ficar preso a detalhes. Eu não me aventuro muito porque tive pouco contato ainda, mas já vi tanta coisa linda feita com pastel oleoso, que gostaria de conseguir fazer também.

      Eu nunca fui de jogar muito videogame, mas o universo do Mario sempre me foi familiar, e isso aguça bastante a memória afetiva no que diz respeito à infância. Hahahhaha Eu só fui jogar com o Mario depois que arrumei um emulador de SNES pro PS2, porque na casa dos outros, sempre sobrava o Luigi (controle 2 é nóis). Ainda hoje, quando posso escolher personagem pra jogar, escolho o Luigi... vai entender! xD

      Obrigada pelo comentário.
      Acho que o Cappuccino desse mês vai ser todo sobre pastel oleoso... >.<

      Excluir
  3. Não contente em ser filha do padeiro, você ainda resolve me abrir uma pastelaria... XD

    Brincadeiras a parte, adoro a ideia de você explorar pastel oleoso o mês inteiro. Vai ser divertido acompanhar, conforme você experimenta, o seu desenvolvimento com as técnicas e o material.

    Concordo com a Débora em gênero, número e grau. A experiência de desenhar o Mario com pastel foi ótima porque é um personagem que permite maior liberdade pela sua ausência de detalhes complexos. Sua leitura ficou muito divertida e passa de forma agradável a sensação que a gente tem desse personagem, que pra mim também é uma memória afetiva muito forte. Embora tenha jogado jogos do Mario nos últimos anos (com o Nintendo DS), não tenho mais a mesma paciência de antigamente, só o entusiasmo, que acaba rápido junto com a paciência, hehehe!

    Continue experimentando e mostrando pra gente, Nanikinha!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahauahu que pastelaria o que!!

      Pretendo mexer com pastel sim durante o mês pra aproveitar a empolgação, mas não ficarei presa nisso apenas, espero. Tomara que tenha sim algum desenvolvimento com técnicas e materiais, e pretendo trabalhar em outros tipos e formatos de papel.

      Continuarei, pode deixar! =D
      Bjs

      Excluir
  4. Nane \o/
    Tudo bem?
    Adorei o vídeo de 4:28...rs Gosto mesmo de assistir esse tipo de vídeo..rs Tem finais de semana que fico horas vendo videozinho de como se pinta....rs

    Dessa vez não teve mãozinha na frente \o/, palmas para a Nane: clap, clap, clap, clap, rs

    E preciso comentar: minha irmã caçula e eu jogávamos muito o Mário, muito mesmo. Ficávamos a noite toda tentando passar as fases...ela era crânio para isso...rs A gente jogava aquele clássico...rs Foram dias/noites muito gostosos. Valeu por me fazer lembrar ;)

    Perguntas:
    1) A aguarrás seca rápido ou é preciso esperar um pouco para fazer uns retoques e/ou outra camada?

    2) Esse papel, que pensei ser o mesmo que usei, enverga?

    Nem vou dizer que gostei horrores do desenho...rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia! \o/
      Tudo joia.

      Fico contente que tenha gostado do vídeo. Não sou muito paciente para trabalhar com esse tipo de edição, mas tento pelo menos deixar a coisa ajeitadinha. E desta vez não teve mão na frente! Uhuuu!

      Respostas:
      1) Seca rápido sim, e o papel ajuda absorvendo o solvente. Precisa molhar o pincel constantemente. No vídeo eu faço isso o tempo todo, mas como está acelerado, não dá pra perceber direito. Depois, se tiver paciência, assista outra vez, olhando só para o potinho azul no canto, perto da minha mão direita.

      2) Não fiz nada aguado nesse papel ainda pra poder te responder direitinho. Mas com o solvente ele não enverga não... No bloco diz que é ideal para aquarelas, guache, tinta a óleo e acrílicas.

      Muitíssimo obrigada por comentar!
      bjs

      Excluir
    2. Hummm, entendi.
      Acho que irei dar uma nova chance para esse papel, mas agora nessa textura que você usou,
      bjs

      Excluir
    3. Ok! Esperarei pelo resultado no seu blog.
      Quando eu testar aguada nele, te aviso também.
      bjs

      Excluir