quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cada um no seu quadrado

Muita gente tem dificuldade em fazer bom aproveitamento da área do papel na hora de desenhar. Seja para copiar algo ou criar do zero, por mais que tentem, o desenho ou fica pequeno demais na imensidão branca do papel, ou grande demais a ponto de faltar papel pra desenhar o resto. Já passou por isso?

Bom, eu já. Existem vários tipos de exercícios para solucionar o problema que variam de complexos à extremamente bestas. Hoje vou falar de um que é extremamente besta, que serve tanto para treinar a organização do desenho no espaço, quanto para fazer ampliações ou reduções: construção de grade (ou "malditos quadradinhos", chame do que quiser).

Como faz?
Acredito que todo mundo que já teve livrinhos de atividades artísticas quando criança já se desesperou com isso alguma vez. Eu, por exemplo, odiava ver as imagens todas divididas em quadradinhos e não entendia o propósito daquilo, mas agora sei que a coisa funciona mais ou menos assim:

Primeiro, selecione uma imagem de referência.

Achei a imagem acima numa propaganda de vinhos dentro de uma revista de companhia aérea. Alguma coisa no modelo me fez lembrar do processo criativo dos "Gentlemen", e pensei que a fotografia me daria um estudo de desenho legal.

Para não estragar a revista e nem a imagem de referência, tirei uma cópia dela em preto e branco para fazer o exercício, e em seguida, dividi toda a imagem em quadrados de 2cm com caneta gel, e, em outra folha, fiz a mesma quantidade de divisões com medidas maiores.

Fiz as linhas com caneta gel branca, pra poder enxergar melhor.

A figura de referência me rendeu um quadrado maior com 6 quadrados menores de altura e largura. Para o melhor aproveitamento disso num A4, as divisões feitas foram de 3,5cm (que x6 = 21cm = a medida do menor lado do papel no formato A4).

Depois de fazer isso, é só trabalhar cada quadradinho como uma unidade separada, reproduzindo os elementos nos quadrados da outra folha. Se houver necessidade de detalhar mais, é possível que você faça subdivisões nos quadradinhos, se quiser. O resultado do estudo foi este:

Comparação entre os tamanhos.

Um dia você vai ficar tão fera nisso, que nem de quadradinhos vai precisar mais! Huahauhauahuaha!! Isso ajuda muito quem quer pintar a parede do quarto com o personagem de desenho favorito, mas tem medo de desenhar em grandes formatos... Olha a Nane dando ideia errada para as crianças.

Enfim, depois do desenho pronto, fiz uma experiência pintando com café... mentira, usei aquarela líquida e canetinhas hidrográficas em diferentes tons de marrom.

Usei a mesa de luz para reproduzir o desenho.

Gostaria de fazer um exercício usando nanquim preto e hachuras, mas vai ficar pra outro dia. Está na hora do karaoke e preciso espantar os males. (^-^)/"

Bom estudo e até a próxima!

12 comentários:

  1. Ótima dica. Eu sempre via esses diagramas pra reprodução de desenho, mas nunca me interessou utilizá-los pra exercício. Mesmo que precisasse depois colar pedaços de folha em volta do A4 que eu comecei o desenho, eu preferia não mexer nessa maluquice toda. xD

    Mas sempre tem doido pra tudo, e você tá aí pra mostrar como essa máxima é verdadeira, hahahaha!

    Ficou ótima a sua releitura do tiozinho, mas achei que ele pintado ficou com cara de "Tira o olho do meu vinho!" ou "Que que foi, que que foi, que que há..." saca? Hahahahah

    Muito massa seu estudo! Parabéns e valeu por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tá é olhando pra você e pensando: "Vou chegar junto dessa gatinha!" rs

      Ah bicho, eu também nunca dei a mínima pra esses diagramas e colava papel nas beiradas do desenho igual você. A gente só passa mesmo a ter consciência das coisas depois de aprender um pouco sobre isso na faculdade (proporção, composição, equilíbrio, etc).

      Se alguém tivesse me explicado isso lá atrás, talvez eu demorasse menos pra ter noção das coisas. Tomara que ajude quem tá no mesmo caminho nosso. =P

      Excluir
    2. Sem dúvida, acho válido! Eu tenho dificuldade até hoje pra copiar ou criar um desenho usando bem a folha (deixando área branca proposital ou criando de forma organizada no papel). Aprendi isso melhor, confesso, nas aulas do Attílio.

      Mas, apesar disso eu não acho ruim que as pessoas se desenvolvam, e desenvolvam o olhar, livre das "amarras" de um grid. Hehehe!

      Sobre esse tiozinho aí estar me cortejando eu só digo isso: Sai pra lá! XD

      Excluir
    3. Com certeza! A pessoa precisa treinar o olhar (e todas as demais competências necessárias) e optar pelo método que for mais compatível com ela, e se caso for, criar o próprio método de resolver as coisas. =)

      Poxa... saudade das aulas do Attílio!

      Excluir
  2. Nossa, lembro que a primeira vez que eu usei essa técnica foi na 6ª ou 7ª Série numa aula de educação artística.

    Era um desenho do Megaman 7 que tinha recortado das minhas revistas de videogame auehauheauheaue

    A última vez acho que foi numa aula de desenho artístico, já na faculdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei isso quando criança e nem nas aulas de desenho da faculdade. =/
      É um recurso bastante popular e que funciona, mas faltou conhecimento quando precisei, e oportunidade pra trabalhar com ele depois de entendê-lo.

      Fiquei curiosa para saber como ficou seu Megaman... Espero que ainda o tenha guardado.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Nane
    Que nostalgia boa...rs Sim, nostalgia porque conheci esse método na 4ª ou 5ª série. Lembro que o trabalho era sobre pontilhismo em cartolina e resolvi fazer um personagem do desenho Ursinhos Carinhosos (acho que não é do tempo de vocês...rs,rs,rs).
    Ficou a coisa mais linda desse mundo e claro me encantei por conseguir fazer um desenho que pegou toda a cartolina imensa.

    Depois dessa descoberta fiquei um tempão usando esse método. Foi SUPER. Como você mesma mencionou depois de um tempo não precisei mais. E confesso que se for necessário não vejo problema nenhum em usá-lo.

    Lembremos que um dos grandes mestres da pintura também utilizou esse método: Albrecht Dürer.

    Já ouvi muita gente dizer que só é desenhista quem copia à mão livre. Sinceramente grande balela. O difícil não é copiar uma imagem e sim alcançar degradês, tonalidades, nuances, dar volume, profundidade, trabalhar luz e sombra...não é qualquer um que encara isso.

    E realmente esse post vai ajudar MUITA gente.

    Sobre os desenhos, confesso que gostei mais do primeiro que está apenas sombreado com grafite.

    Do segundo desenho gostei mais das cores, mas alguma coisa nele não me agrada...em contra partida a luz da taça ficou supimpa...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,
      Ursinhos Carinhosos é um desenho do meu tempo sim! Que eu adorava, por sinal.... Parabéns pela coragem de fazer trabalho de pontilhismo em uma cartolina! Eu não tenho paciência pra cobrir um A5, independente do motivo.

      Pra gente ver como a coisa não é invenção de moda de agora, né. Dürer lá no séc XV já fazia isso, como tantos outros grandes nomes da pintura usavam também a câmara escura, entre outros métodos.

      Obrigada por comentar. o/

      Excluir
  4. Nane, que beleza ficou o resultado final. Bem eu uso uma outra técnica muita parecida, não lembro o nome da técnica mas consiste em traçar linhas diagonais. Sempre dá certo, principalmente para ampliações. Eu ri do Pintando com café kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliano.
      Técnica com diagonais? Parece interessante! Qualquer dia desses você podia mostrar a técnica no seu blog, heim? =D

      Assustei com a história do café né? Huahuahauh!

      Excluir
  5. Gente mas de onde surgiu esse post que não estava no meu feedd??? Não vou confiar mais nesse feed do blog!! Ahhhrrr ! Vim fuçar no seu blog pra ver uns post bem antigos seus e vi esse...hunf

    Eu me lembro de ter visto nas aulas de Ed. Artística =D Gostava muito...eu usava pra aomplicar desenhos para as amiguinhas rsrs

    Sua releitura ficou mesmo muitooo boa! Eu acho que não tenho paciência para fazer isso e faço como a Joy se precisar colo mais papel do lado kkkkk...apesar que agora desenho do tamanho que eu quiser, digitalizo e deixo do tamanho que quero colorir XD

    Obrigada por dividir o estudo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah! As vezes acontece comigo também, alguns feeds não aparecem.
      Até colando o papel do lado da folha, vai chegar uma hora que nosso cérebro aprende a usar a superfície direitinho (aprende na marra, sabe como?). Não desistir é a chave do negócio todo.

      Atualmente também uso o escaner a meu favor e já altero o tamanho dos esboços digitalmente. Mas pelo menos eu não ficarei desesperada quando faltar luz na semana de entrega de um trabalho... rs

      Obrigada por comentar. =*

      Excluir