segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Carnaval e Pokemon

Bagunça? Só se for na minha mesa de desenho!

Assim como em 2012, quis personalizar o topo do Cappuccino para o Carnaval deste ano. Talvez o que mais me motivou a fazer isso de novo foi o resultado do estudo da Passista usando aquarela líquida, porque eu não sou do tipo de pessoa que gosta de pular Carnaval (muito pelo contrário, prefiro correr da bagunça e ler um bom livro durante o feriado). Eu estava me coçando para colocar em prática o que aprendi, e achei que seria uma brincadeira legal personalizar o topo do blog.

Sempre que faço isso (esta é a segunda vez), penso em construir a fantasia me baseando em algum Pokemon. Da vez passada, usei como base o Pokemon Oh-ho, que eu nem conhecia (só conheço os 151 primeiros), e agora escolhi nesta enorme lista um mais familiar: o Articuno. Depois disso, passei um bom tempo pesquisando referências (imagens de passistas, modelos de roupa, tipos de plumagens; imagens oficiais do Articuno, fanarts, etc) e rafeando ideias.

Dois exemplos de rafe.

Quando decidi qual rafe seguir como orientação para o desenho, esbocei a versão final à lápis em papel de gramatura 130g/m², para trabalhar com as Ecolines. O ideal para técnicas aguadas é usar papel com gramatura mais alta ainda (de 200g/m² pra cima), mas não existe nenhuma Lei que te proíbe usar outro papel, é só assumir os riscos caso o resultado não seja o esperado.

Vou deixar aqui uma sequência de imagens da execução do desenho:

Do lápis à finalização

Assim como naquela primeira passista, usei lápis de cor e caneta gel branca para fazer alguns detalhes de linha e de pontos de luz. Quem não tiver acesso fácil à caneta gel branca nas papelarias perto de casa, pode usar um potinho pequeno de tinta acrílica branca e aplicar no desenho com pincel fino ou palito de dente.

Resultado:

Na ala dos Pokemon lendários - Passista Articuno!

Foi uma brincadeira divertida e um ótimo desafio de criatividade tentar juntar Carnaval com Pokemon! Agora, pensa nas pessoas que trabalham nas Escolas de Samba e passam um tempão inventando centenas de fantasias com temas diferentes em cada ano... o Carnaval é um mega evento mesmo!! (>.<)

Você se anima em inventar uma fantasia também?
Vamos lá! Pelo bem do estudo, da criatividade, do teste de materiais... heim, heim?? rs

Até a próxima! o/

24 comentários:

  1. Ficou muito bacana, Nane! =D

    Bem, eu adoro Pokémon, então achei uma ideia muito boa. Você poderia fazer uma escola inteira vestida de pokémon lendários! xD

    Outra ideia bacana também (se você já não o fez) seria uma postagem só com os cabeçalhos do seu blog. Eu iria adorar conhecer a história deles!

    Bem, por enquanto é isso. Abração Nane! ^^

    P.s: em Abril te mando um e-mail para pegar o seu endereço de envio do livro do Mistiras ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ary!! Obrigada por sua visita!
      Se alguma Escola de Samba quiser contar a história do Ash, ficaria muito feliz em desenhar as fantasias! rs (Sonhar não custa nada...)

      Que ótima ideia, heim! Acho que em vez de postagem, posso fazer uma página com elas. Tenho a maioria dos topos salvos em disco, e lembro a história de cada um deles. Vai ser bacana mesmo.

      Abração, Ary!
      Tô aqui ansiosa pelo meu livro. o/

      Excluir
  2. Adorei o resultado final, realmente ficou muito bom!

    Gostei da sutileza das cores e a geometria do desenho, que me lembrou Art Deco.
    Achei que você conseguiu aprimorar ainda mais a representação das plumas, que ficaram bem leves e soltas.

    Parabéns! =]

    ResponderExcluir
  3. Nane \o/\o/

    Nossa!!!! Como faz anoooooooooossss que não vejo Pokemon...hahahaha. Ando bem por fora desse assunto.

    Claro fui fuçar para entender do que se tratava...rs

    Achei incrível a mistura Nane. Você ia se dar bem trabalhando com fantasias. Com certeza teríamos de Pokemon a Cinderela, de Rei Artur a Homem de Ferro. Aposto que você faria isso fácil.

    Não sei se é coisa da minha cabeça, mas esse Articuno me lembrou um pouco a ave Fênix.

    Esse estudo ficou show de bola. As penas estão leves, a cores ficaram bacanas mesmo.

    Acho o máximo você mudar o topo do blog com esses temas. Super concordo com o Ary sobre post dos cabeçalhos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia! \o/\o/
      Obrigada!!
      Também não vejo Pokemon há décadas... como eu disse lá no post, só lembro (vagamente) dos primeiros 151. Quando eu era criança, existiam diversos álbuns de figurinhas, e aí acabei aprendendo os nomes de alguns Pokemon lá. Também costumava escolher pra desenhar. *suspira* Bons tempos!

      Se você achou o Articuno parecido com uma fênix, procure pelo Moltres depois. rs

      Alguns topos estão lá na minha galeria do DeviantArt, mas depois eu prometo dedicar uma paginazinha só para eles, com descrição de cada um e data aproximada de quando foi ao "ar".

      o/

      Excluir
    2. Puts! O Moltres é bem mais parecido, eu diria super....hahahahha

      bjs

      Excluir
  4. Carnaval e Pokemón dinovo! \o/
    SÓ os 151?! O mínimo q eu devo lembrar são os principais das primeiras temporadas (esse aí eu já tinha visto, só não sabia o nome u_u)

    Pelo visto, gostou de penas, né? xD Mas a mistura ficou massa. Pelo rafe, seria vc a passista. Pq desistiu? Ou cortou o cabelo e tirou os óculos? u_u"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de novo! xD
      Quando eu era criança, passava Pokemon na TV aberta, então era uma febre danada, por isso sabia um monte de nomes, ataques, tipos... agora tem muita coisa pra decorar, minha cabeça não aguenta tudo isso não. Heheheh

      Sim, gostei de fazer penas! Desisti de me usar como modelo porque meu corpitchu não está preparado para o Carnaval, gata! Hhauhauahuahauh... xP

      Excluir
  5. Oi Nane!! Tbm fujo da bagunça... Ler e desenhar agora são minhas prioridades =D

    Eu adoreii!! E adoro sua idade de ir trocando os banners! Tenho preguiça =( rsss

    Que estudo bacana! A pesquisa é muito gostosa não é? Fiquei ate com vontadeee de fazer tbm... mas acho que vou deixar pra próxima data comemorativa, que acho que é a pascoa.. Vou penar em algum desenho rsrs

    Gostei da leveza das mãos da mocinha, da fantasia e das cores! Conheço muito pouco os pokemons, mas ficou muito bacana sua fantasia! Pros próximos anos na Sapucaí meu voto é seu! rs

    Adorei tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos votos, Débora! Kkkkkkkk
      Poxa, tem tempo ainda para você desenhar sua fantasia de Carnaval, desanima não. Pega um tema bacana de seu interesse e manda brasa!! Vamos juntas cair na Sapucaí (leia: "ler vários livros no feriadão"). \o/

      Excluir
    2. Naneee..vc me empolgou e eu fiz um rabisco aqui! kkkk posto durante o Carna... fiz ó por brincadeira mesmo.. é muito legal ficar vendo as fantasiass!

      Excluir
    3. Eita coisa boa!!! Estou ansiosíssima para ver sua fantasia de Carnaval! Foi divertido fazer isso, não foi? Bom que dá pra inventar o modelo que quiser, usando as cores que quiser, sem pagar mico, sem pesar no bolso... Hauhauhauahuahauh

      Tomara que mais pessoas se empolguem com o exercício. \(*-*)/

      Excluir
  6. Eu fujo da bagunça, e embora o exercício de transformar um Pokémon em fantasia seja tentador, fujo disso também. Quem tem mania de me desenhar vestindo trajes menores é a senhorita apesar de que quem lançou a moda fui eu mesma, mas você não titubeou em seguir fielmente. XD

    Ficou muito bom, tudo! Desde a adaptação do Pokémon em fantasia à execução final! As penas tem um movimento muito realista e o tratamento dado à pintura, me arrisco dizer que ficou até melhor do que no da Passista, mesmo porque parece que algumas penas são mais complexas nesse caso (tipo as da cabeça). :)

    No carnaval, assim que acaba uma apuração/comemoração, os carnavalescos já começam a criar o tema e as fantasias pro ano seguinte. Então, já tem alguma ideia de qual Pokémon será sua próxima vit... escolha?(!) :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fujo da bagunça, mas sempre que aparece um desafio interessante, eu aproveito, seja ele relacionado ou não ao Carnaval. Lembra da vez que sabotamos as marchinhas dos vizinhos, fazendo sons terríveis de gatos melancólicos? Best Carnaval of my life!! xD

      Obrigada pelo comentário sobre meu trabalho. Acho que consegui melhorar as penas da fantasia, além de trabalhar um pouco melhor com as manchas de aquarela e as misturas das cores que já estavam meio secas no godê. =)

      Como os demais carnavalescos, guardarei segredo sobre o tema do próximo ano. xD

      Excluir
    2. Hauheuhaeu nojenta! Podia contar pelo menos pra mim, né?

      Nanika, me lembro com saudosismo da gente miando (literalmente) as marchinhas dos vizinhos. Um dos melhores carnavais, sem sombra de dúvidas!

      Excluir
    3. Vou pensar se te conto ou não... rs
      (A verdade é que não pensei em nada ainda, essas coisas vem na hora, não tem jeito)

      Cara, vai ser história pra contar pros nossos netos essa trollagem aos vizinhos.

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkk eu ri!
      sabotadoras de marchinhas!

      Excluir
    5. Kkkkkkkkkk!!!
      Débora, você não faz noção de como estava insuportável. Não tenho nada contra a pessoa festejar e comemorar o que ela quiser, contando que respeite os limites da boa convivência. O mesmo direito que pensaram ter em incomodar a gente com som alto e voz desafinada, achamos que tínhamos para caçoar do momento diva da vizinha.

      Paz e amor! v(^__^)v

      Excluir
  7. Boa tarde! Sou passista e amei seus desenhos! Quero muito tatuar uma bonequinha passista na panturrilha porém não consigo encontrar um desenho perfeito. Estou há procura faz um tempão, mas não encontro. Peço que me ajude, gostaria muito de tatuar um desenho seu rsrs. Queria uma passista ( no estilo da fada sininho rs branquinha mas com um cabelão preto). Pooor favoooor me ajuda rsrsrs beijos Thayane Menezes <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Thayane.
      Nossa! Fico muito feliz por uma passista de verdade ter gostado dos meus desenhos em homenagem às passistas. Muito obrigada mesmo!

      Infelizmente eu não vou poder desenhar sua tatuagem, porque não costumo aceitar esse tipo de trabalho. Se fosse pra outra finalidade, eu faria numa boa, era só solicitar o orçamento pelo email que disponibilizo ali no perfil, mas para tatuagens eu evito ao máximo fazer, pois por mais que a pessoa não se arrependa, se eu me arrepender um dia, não vou ter o "poder" de mudar, entendeu o meu drama? hahaha

      Beijos e obrigada pela visita! Fiquei muito feliz.

      Excluir