quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ritmo de Carnaval

No começo da noite de ontem peguei meus vidros de aquarela líquida para fazer misturas e descobrir as opções de paleta que as cores compradas me forneciam. Como na loja não havia as cores básicas puras, comprei tons mais aproximados disponíveis, mesmo assim, são cores bem diferentes e o resultado de suas misturas forma uma paleta de cores terrosas, com mais tendências quentes do que frias.

Consegui 16 cores combinando a mesma quantidade de tinta.

As cores acima estão aplicadas no papel reciclado, acredito que preciso repetir a "experiência" em um papel branco pra ver as cores refletidas corretamente. Poderia ter conseguido mais cores além dessas 16, se a preguiça de lavar o godê não fosse tanta! ...Meu godê na verdade é uma forminha de gelo que catei na cozinha.

Forminhas de gelo funcionam bem como godê e costumam ser mais baratas.
Você também pode usar pra este fim aqueles apoios da geladeira de colocar ovos.

E o Carnaval, Nane?
Fui ao Rio de Janeiro no último fim de semana encontrar meus amigos e, pasmem!, a cidade está em ritmo de Carnaval! Mesmo com o trânsito comprometido pela muvuca dos blocos interditando algumas ruas,  e ensaios de Escolas de Samba toda noite na Sapucaí, meus amigos e eu conseguimos passear bastante pela cidade.

Hoje, refletindo um pouco sobre meu passeio e sobre a festa de Carnaval que acontecerá daqui a poucos dias, fiquei com vontade de desenhar alguma coisa neste tema usando aquelas cores da paleta de aquarela líquida.

Uma das minhas amigas é passista de escola de samba, daí peguei umas fotos dela pra estudar postura, vestimenta, cores, paetês... essas coisas das quais não entendo muito bem. Fiz o primeiro rafe bem simples mesmo, só para delimitar postura (expressão corporal) e formas; o segundo, mais detalhado, ficou de base para coloração.

Rafes da passista!

Como este desenho tinha mais caráter de estudo mesmo, não quis inventar algo muito colorido e optei por pintar com cores aproximadas às da fantasia que essa minha amiga usava na foto - muito dourado, cobre, vermelho e tons de marrom.

O resultado foi este aqui:

Colocar essas penas aí deu um trabaaaaaalho....

Para colorir usei apenas aquarela sobre papel com textura de tela 240g/m², mas alguns detalhes da roupa foram feitos com canetas gel dourada e branca, além de salientar linhas de maior contraste com lápis de cor marrom, com ponta bem fina.

Agora que "estudei" bastante, tentarei criar uma fantasia do zero, bem colorida, pra vestir no topo do Cappuccino na semana do Carnaval! Será que consigo? xD

Descubra no próximo post... rs
Até lá! o/

28 comentários:

  1. Noooossa, eu tenho muita vontade de aprender a usar a aquarela, uma certa vez fiz um experimento, mas já faz anos.

    A pintura ficou ótima e os tons usados ficaram bonitos, os detalhes das canetas me chamaram bastante a atenção. Fico olhando os tons mais escuros e imaginando como deve ser difícil controlar o pincel.

    Não vejo a hora de começar a fazer estudos com tintas e principalmente a aquarela, e esses posts seus animam ainda mais!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Heitor!
      Você me lembrou de uma coisa importante: esqueci de falar sobre os pinceis utilizados. Mas não tem problema, falarei aqui no comentário. Foram apenas 2, um mais grosso e sintético nº 20, e outro menor, pêlo de kolinsky, nº 0.

      Deu um trabalhinho fazer as penas, mas gostei do resultado. Precisei ter muita firmeza no traço sim e usar a tinta quase seca, para ela não entrar demais no papel e deixar a linha bem evidente. Mas claro, antes de fazer os detalhes, existia uma mancha grande de aquarela por baixo, pra dar "volume".

      Espero que faça logo novos estudos com aquarela, seja lá qual for o veículo dela (líquida, bisnaga, lápis, pastilha). Pra começar - ou recomeçar, como no seu caso -, existem várias marcas acessíveis no mercado.

      Obrigada por comentar. o/

      Excluir
  2. Que delicia de post!!!
    Fiquei muito feliz ao ver sua paleta de cores, vc sabe da minha curiosidade né?? Me diga, quais cores vc tem?? Vc ja deve ter comentado em outro post né rss Vc tem o numero das cores puras?
    Quanto a forminha de gelo...e o suporte de ovos, por incrível que pareça semana passada eu fiz o mesmo que vc, roubei tudo da geladeira...não estava usando mesmo, será mais util pra mim...os godes bacanas estão caroooss

    Que deliciiaa passear no Rio...ja fui a um bom tempo atras e gostei muito..!
    Acheiiii linda sua passista! Consigo ve-la dançando!

    A coloração ficou tão bonita, com um efeito lindíssimo...suas sombras são muito bacanas! e as peninhas entãooo rs imagino o trabalho que deu mesmoo!

    Parabenss e obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora!!!
      Sabia da sua curiosidade sim, e lembre dela enquanto fazia a paleta. Heheheh. As cores que eu tenho são vermelho (311), azul pastel (580), amarelo areia (259) e preto (700); mas as cores básicas são magenta (337), ciano (505) e amarelo (233).

      Já fui ao Rio duas vezes, bem corridas, mas espero ter oportunidade de voltar e visitar os lugares que ainda não pude ir. Antes eu não tinha muita vontade de ir porque já mostraram tudo zilhões de vezes pela TV, mas como me interesso muito pela História do Brasil, nada melhor que visitar locais históricos e "reviver" um pouquinho do passado.

      Ah se essas peninas falassem... O trabalho maior que eu tive foi com a precisão do pincel para fazer os detalhes, porque não usei o mais fino que tinha, usei os dois que já tinha sujado (preguiça), um 20 e outro 0. Pro volume das penas, primeiro fiz uma massa de cor bem clara saindo daquele suporte branco, e depois fui trabalhando as pinceladas finas para detalhar algumas partes.

      Eu que agradeço, Débora! Acho que se não fosse por aquela paleta sua, eu não teria feito a minha tão cedo... e logo, não teria feito a passista. o/

      Excluir
    2. Quando tiver a oportunidade não deixe de visitar o Museu Imperial em Petrópolis... fiquei encantadaaa só de ter que andar de pantufas de flanela,,praticamente patinando imagino o restoo! rs

      Que bom que meu post te encorajou! isso ajuda muita gente na escolha da cores.
      Logo farei outra paleta com outro tipo de aquarela, farei um estudo de cores mais avançadinho e um comparativo...porque procurei feito doida e não acheiii um(a) santo(a) que tenha feito!

      =***

      Excluir
    3. Cooooom certeza! Dessa vez eu fui ao Rio capital, mas Petrópolis está na lista de cidades para voltar com muita calma, pois são muitas opções de locais interessantes para conhecer. =)

      Sim, faça sua própria paleta. Por mais que existam imagens disponíveis na internet da vida, nada como ter suas próprias referências. Farei as minhas também, agora que me empolguei com a coisa toda. rs

      Excluir
  3. Hei Nane, nossa o desenho ficou impressionante, principalmente pelo conjunto dos pequenos detalhes como as penas e as roupas. O que achou do Rio?
    Lindo né, da próxima vez você me avisa e nós podemos nos conhecer, afinal sou do Rio também.
    Abraços Nane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Juliano! Obrigada por seu comentário.
      O Rio é lindo sim, em alguns aspectos. É uma cidade muito grande (aqui no ES, tudo é pequenininho) e por isso há variedade em cada canto que a gente olha. Uma coisa que me chamou atenção foi a quantidade de árvores nas ruas... Você é de Petrópolis, né? Outra cidade muito bonita, que só passei uma vez beeeem rápido, mas pretendo voltar pra visitar os pontos históricos todos.

      Abraço! o/

      Excluir
    2. Nane, sou de Petrópolis sim. Aqui é uma cidade bem pequena, tudo é bem perto em comparação ao Rio (e limpo). Apesar de não ter muitas coisas e lugares é uma cidade bem linda e silenciosa, espero que venha mesmo. Abraços.

      Excluir
    3. Sim, já tive compromisso lá perto e passei dentro da cidade, mas não tive tempo para visitar nenhum local histórico. Não faltará oportunidade de voltar aí, pode ter certeza!

      Excluir
  4. Nane!! Mto parabéns pelo blog, ajuda mto e sempre acompanho > <
    Esse ano vou começar design gráfico na UFG, to mto happy!!
    Ah, se der, algum dia qria ver um post sobre giz pastel seco, acho mto lindo e estou começando a mexer c isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Natasha! Parabéns pelo seu ingresso na UFG! Espero que goste do curso e aproveite bastante.

      Farei post sobre pastel seco assim que eu tiver oportunidade de adquirir esse material, pois pra mim também é uma novidade. Algumas de minhas vizinhas de blog (Débora e Silvia) tem postagens de experimentos interessantes, e eu até recomendo dar uma olhadinha no que elas fizeram até pintar algo por aqui. rs

      Muito obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Nane!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que tudo essa passista! Invejei esses "pernão"....hahahahahaha.

    Como a Débora disse: "vejo ela dançando" e ouço o som dos tamborins..rs

    Aquarela deixa tudo tão lindo, tão suave...

    Ficou incrível mesmo. Parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia!!!!!
      Nem me fala! Invejo tanta coisa.... rs
      Fico feliz de ter conseguido dar essa impressão de movimento nela, mesmo a modelo estando parada numa fotografia. O negócio é que na fotografia também dá essa sensação de que ela vai começar a dançar a qualquer momento.

      Aquarela é um material muito bacana mesmo, quem sabe usar faz maravilhas. Um dia eu chego lá - meu problema é a ansiedade.

      Obrigada por comentar!
      bjs

      Excluir
  6. Nane

    Conseguiu dar movimento sim, está lindo demais.

    Também sou mega ansiosa....rs,rs,rs

    Continuo na luta para conseguir tempo para usar meus lápis aquareláveis. Vejo esses trabalhos de vocês e fico morrendo de vontade de largar tudo e ficar no ateliê...rs,rs,rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Silvinha.... obrigada!
      Mas é sério, tenta reservar pelo menos 1 hora do seu dia pra rabiscar descompromissadamente com os lápis aquareláveis lá no seu ateliê grandão. Nem que seja só pra fazer um monte de manchas diferentes, pra combinar cores... Só de fazer isso já vai valer a pena e você se sentirá muito feliz! rs

      bjs

      Excluir
    2. Nane
      É uma ótima ideia. Faz tempo que não faço isso.
      Obrigada pela dica.

      Ah, terminei o peixinho já vou colocar no blog.

      bjs

      Excluir
  7. Que passista linda! Já mostrou o desenho pra sua amiga?
    Vc acabou de desbloquear o nível: persistência em fazer detalhezinhos sem borrar nada. Pq a coisa q mais me chateou em aquarela foi isso >.<
    Enfim, parabéns pelo belíssimo desenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostrei o desenho pra ela sim, que já colocou no Facebook. (>_<) Eu fico com um pouco de vergonha, sabe? Friozinho na barriga... mas é bom saber que ela gostou.

      Pra fazer detalhezinho sem borrar muito, é só trabalhar com a tinta mais concentrada, quase seca no godê, que aí não entra tanto na fibra do papel. Só que vamos combinar uma coisa, florzinha: o mais bacana da aquarela é justamente os borrões! xD

      Obrigada por comentar, Mari! o/

      Excluir
    2. Poxa, queria ver com quantas curtidas já tem o desenho u_u
      hauhauahauhau tudo bem, é bonito... Mas quando eu preciso deles! >.<"
      Por nada! =*

      Excluir
    3. Eu também gostaria de saber se rolou alguma curtida... *suspira*
      ;*

      Excluir
    4. Pra trabalhar detalhes, além de usar a tinta mais concentrada como a Nane disse, é legal deixar o papel secar antes de pintar uma nova camada, porque assim a tinta também não espalha pela umidade.

      Excluir
    5. Ah sim, isso é importante mesmo, Suco! Bem lembrado! Deixa a base lá secando, vai fazer outra coisa, ver novela, fazer as palavras cruzadas do jornal, depois volta. Ou, se tiver impaciente, cata um secador de cabelo e acelere o processo!

      Excluir
  8. Adorei seu estudo, Nanika!
    O nível de detalhamento que você atingiu no desenvolvimento desse desenho com aquarela está de babar. O sombreamento é simples, mas dá conta de representar muito bem o volume!

    Particularmente achei essa ilustração digna de uma revista de grande circulação ou um livro!

    Keep it up! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Suco!
      Sério mesmo que você viu potencial tão grande assim para essa ilustração? Caramba! Que feliz eu fiquei agora. Muito obrigada por isso! =D

      (^-^)b

      Excluir
    2. Bom, nos meus olhos tem esse potencial todo sim. Quando a vi pela primeira vez, imaginei em uma matéria sobre carnaval. :P

      Excluir
    3. Uau! Que bacana!
      Tomara que um dia isso aconteça. =D

      Excluir