quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Tudo azul

Nesta semana minha vizinha de blog Débora começou a postar No Canto da Mesa algumas experiências dela com pastel seco. Nunca trabalhei com este material (que está no top 5 da minha lista de desejos), e estou super curiosa pra saber como que a mágica acontece. Só que infelizmente adquirir uma caixinha é plano para um futuro distante...

Bom, o fato é que percebi que consigo um efeito muito parecido utilizando esta técnica de lápis de cor,  e então pensei em fazer um estudo diferente usando apenas tons azuis de lápis aquarelável. Pode usar lápis comum também, mas eu acho o aquarelável mais fácil de esfumar, pois possui mais pigmento em sua composição.

 Materiais utilizados neste Cappuccino

Os números acima, ao lado das cores, estão presentes no corpo do lápis. É mais comum encontrar esse tipo de coisa em materiais voltados para utilização artística como guia de cor, e facilita a vida identificar a cor pelo número, porque evita ficar pegando todos os lápis pra testar e descobrir qual a cor você utilizou num-sei-aonde.

Para começar o estudo, fiz um desenho e usei os dois tons de azul das canetas Compactor para trabalhar linhas de contorno. Usei a caneta mais escura para a área de maior importância, e a mais clara para cenário.

Essas canetas tem a ponta 0.4mm

Para este estudo eu me baseei em um postagem do blog da Débora¹ que fala sobre os vários tipos e marcas das canetas que ela tem em casa. Ao final, ela fez desenhos usando linhas de contorno coloridas e coloriu com pastel seco, então levantei a possibilidade de trabalhar com uma cor só em tudo, variando apenas os tons. 

Como eu dei a ideia, quis executar também para ver onde isso ia dar, mas com a falta de pastel seco, improvisei com raspa de lápis de cor mesmo. Usei papel offset 75g/m² e espalhei as raspas com dedos e hastes flexíveis de algodão. Detalhes e picos de luz foram feitos com caneta gel branca. Resultado:

Cafeteria Tudo Azul 

Foi muito interessante fazer isso! Achei que não fosse conseguir definir tons diferentes para resolver tantos elementos do desenho, mas com 7 opções de lápis e mais 2 de caneta, sobrou foi coisa!! Desenhar com tons de cinza é simples e com mais possibilidade de acertos, mas é legal a gente variar um pouco e encarar uns desafios diferentes para saber como nos saímos. Mesmo as coisas estando boas do jeito que estão, há sempre um jeitinho de melhorar. =)

Quando fiz o rafe no sketchbook, pensei em um colorido muito diferente, mas quando resolvi usar o desenho pra este estudo monocromático, não me arrependi. E você, já fez algo parecido?

Até a próxima! o/
_____________________________________________________________________
¹ - Canetas

24 comentários:

  1. Oi Moça! Por favor um cappuccino =D

    Adoreiii o estudo! (e o desenho clarooo rs)
    O Pastel seco é gostoso de trabalhar e bem teimoso ..se bater um vento faz sujeira rs Talvez seja a marca..mas no momento era a unica que dava pra comprar... To torcendo pra vc poder comprar logoo!!

    Que diferença entre o sem colorir e o colorido né??? Os doiss ficam lindos...eu aqui ja imaginei alguns quadrinhos um ao lado do outros...um de cada cor! O tons se encaixam muito bem!
    Gostei muitooo mesmo do seus estudo...ficou gostoso de olhar sabe?

    Hoje postei no deviantart um novo estudo, apenas com o contorno de caneta... usei a cor ocre. Cor que eu olhava antigamente no expositor e pensava "quem vai comprar isso?" rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não! Com creme e canela?

      Obrigada, Débora!!! Então, acho que pastel seco vai ficar pro aniversário, viu. Mas enquanto isso, vou coletando informações sobre como trabalhar com eles. =)

      Existe muita diferença mesmo entre os dois, e dá vontade de fazer um monte de estudos, igual fiz com o Gentleman. Embora haja empolgação pra querer fazer os estudos, o meu problema no braço atrapalha um pouco. =/

      Eu vi seu estudo lá no deviantart e achei muito maneiro. Aproveitei pra olhar o link da sua referência. Aquela pessoa tem trabalhos muito bacanas com aquarela também. O marrom da Compactor tem cor parecida com o ocre da Stabilo... vai entender! xD

      Aguardo seu estudo também, viu!
      Valeu por comentar.

      Excluir
    2. Sim por favor! rss
      Ain sinto muito pelo seu braço =/
      Encantador o trabalhos da Juliana...fiz igual quando achei seu blog...olhei tudooo! rs
      Estou pensando em ganhar aquarela profissional de aniversario... *___* ainda to estudando o caso rs

      Então, sobre o marrom na caneta... fui em busca desta cor, mas ela não bate com a cor da tampa tbm, eu peguei primeiramente a marrom de tampa marrom, testei no papelzinho que fica ao lado das canetas e gostei...ai vi essa testei e notei que essa era a cor que eu imaginava...trouxe as duas =/ rs A marrom de tampa marrom é bem forte.. ainda vou fazer algo com ela..
      =D

      Excluir
    3. Aqui está seu Cappuccino, senhorita. rs

      Eu tenho a marrom da tampa marrom da Stabilo, e o resto é tudo do estojo de 12 cores da Compactor. Naquele post da pintura de desenho com maquiagem, usei ela pra fazer contorno. É bem forte mesmo!

      \o/

      Excluir
  2. Nossa, acho que elevou a técnica do esfumaçado à outro nível hehehehe

    Me chamou bem a atenção a maneira como você coloriu as bochechas e os cotovelos da moça do desenho. =]

    Parabéns mais uma vez, ficou lindo o desenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sr. Momotaro!
      Obrigada! Gastei muito dedo e muitos bastonetes de algodão pra conseguir fazer isso. =P
      Colori a bochecha e os cotovelos com o lápis azul nº 043, que tem um pouco de magenta.
      Mais uma vez obrigada pelas suas palavras. Admiro muito seu trabalho, e saber que você gostou do que viu aqui me deixa muito feliz.

      Excluir
  3. ah, por favor um capuccino no capricho p/ mim também...rs

    Nane
    Que estudo Beautiful.
    Agora que fiquei com mais vontade ainda de fazer um assim.
    Droga, hoje tem capuccino com o namorido e eu não trouxe uma caneta coloridinha...grrrr. Farei a rebelde e a primeira papelaria que passar compro uma stabilo. hunf! Porque não pensei nisso ontem??? porque????...rs

    Amei mesmo a técnica que você usou de raspar o lápis, fazia muito isso nos tempos de criança.

    O contorno do desenho, na primeira foto da mocinha, parece que foi feito digitalmente de tão perfeitinho que está. Amei a espessura do traço. Ficou muito bonito mesmo. Bem agradável aos olhos.

    O efeito esfumado também ficou show de bola. O desenho está leve, suave.

    Também gostei das hachuras.

    Como fez uma baita diferença esses quadrinhos no fundo...sensacional!

    Parabéns Nane!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está seu pedido. rs

      "A primeira papelaria que passar" - Silvia, você é muito divertida!! Hahahahhaha! Não precisa comprar Stabilo não, pega uma prima genérica dela que dá no mesmo e dói menos na carteira. É bom que você pode até comprar mais de uma, se estiver mesmo empolgada.

      Eu também usava muito esta técnica quando criança, principalmente nos trabalhos de geografia da escola. Como a copiadora ficava longe de casa, eu ampliava os mapas na mão mesmo e pintava tudo. Adorava fazer isso!

      Obrigada pelo seu comentário, fico feliz que tenha gostado e espero ver logo os seus estudos coloridos. Bjs o/

      Excluir
    2. Eu também fazia mapas assim ^__^..rs

      Obrigada pelo engraçada :)

      Logo faço post, pode deixar.

      bjs

      Excluir
    3. Ri alto rss.. Silvia compre a generica se achar..é a mesmaaa coisa e como a Nane disse, doí menos no bolso...pq eu duvido que vc compre só uma! rs

      Excluir
    4. Uma canetinha só não faz verão... (u.u)

      Excluir
    5. É menias...pra vocês verem como são as coisas, né?! Estava eu na papelaria escolhendo a canetinha genérica, uma Compactor que custou R$ 4,50, quando meus olhinhos fizeram o favor de perceber que estavam vendendo lápis de cor Faber Castell avulso. Não consegui lutar contra uma força maior que me empurrou até o potinho com os lápis me obrigando a levar 3: 2 amarelos e 1 azul/roxo (que eu nunca sei).
      Placar:
      Força maior 3 X 0 Silvia e R$ 7,50 a menos no $$$ que fica na carteira para passar o mês...

      Só não comprei mais canetinhas porque quase não tinha. Peguei uma que parecia roxinha e no papel parecia rosa e no final eu não consegui distinguir a cor....

      Meu impulso por coisas de artes é igualzinho de mulheres quando entram em lojas de roupas, calçados e maquiagem...Realmente fico maluquinha e gostaria muito de ser beeeemmm descontrolada, mas não posso.

      Enfim, não gostei da Compactor. Muito clarinha. Precisei contornar o desenho umas 3 vezes para ficar bem forte. Em contra partida consegui fazer uma degradê bacana com o lápis azul. O desenho mesmo não ficou nada bom, mas valeu por conseguir o degradê só com uma cor.

      Nane...sorry, fiz praticamente um post no comentário do seu post...rs,rs,rs

      Já, já tem post novo...rs

      bjs

      Excluir
    6. Relaxa, Silvia! xD
      Fico imaginando a cena toda na cabeça e te entendo perfeitamente. Eu tô me obrigando a usar o que já tenho para evitar gastos extra, mas quando você entra na loja, sempre acha um sapato que combina com a bolsa que já tem - isto é, sempre tem um material novo que você gostaria de usar num desenho! xD

      As Compactor por aqui custam uns 3 reais só.... (O.o) A vida em SP é muito cara!
      Já já passo no seu blog para ler o post oficial. rs

      bjs

      Excluir
    7. Ah, paguei esse preço porque comprei numa papelaria dentro do shopping.

      Ninguém vive em SP, apenas sobrevivemos ao caos dos preços, do trânsito, da poluição e tudo mais. E acredite tem muito idiota aqui achando que pagar caro em alguma coisa significa status.

      Só 3 dinheirinhos???? Puxa, precinho amigo, heim?! Gostei.

      Nane, eu também não posso sair comprando tudo. Só me dou o direito de gastar um X valor por mês comigo. É o que eu chamo de mimo do mês. Como sempre na maioria das vezes opto por comprar coisas de artes..rs. E esse valor X não é nada exorbitante não, é pouquinho mesmo...rs

      Ainda fazendo o post.

      Guenta ai...rs

      Excluir
    8. Sei como é... Te entendo perfeitamente.

      Excluir
  4. Eu tinha feito, bêbada de sono, pelo tablet, quase dormindo, um comentário GIGAAAAAAANTE, mas aí o Blogger fez o favor de dar bicheira e foi tudo embora. Mas eu prometo que vou tentar lembrar de todas as coisas que comentei. Vamos lá:

    Gostei muito dos dois estudos, mas meu voto dessa vez vai pro colorido, hehehe!

    O mais próximo que cheguei de um estudo dessa natureza foram coisas com tons de cinza (quente ou frio) em marcadores, e aqueles três meninos com lápis de cor (azul, vermelho e verde), que você até escaneou pra mim, lembra? Mas todos eles tinham contorno preto. :)

    Eu achei engraçado você dar diferença entre trabalhar com tons de cinza e com tons monocromáticos. Pra mim não teria muita, acho. Me arrisco a dizer que talvez a coisa ficasse ainda mais interessante tentando trabalhar um lápis só, hehehe!

    Mas um dia quero experimentar essa possibilidade monocromática também, parece muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suco, valeu por voltar pra comentar! =D

      Eu lembro sim desses seus estudos dos meninos coloridos. Inclusive eu tenho também aquele Kakashi em tons de cinza quentes e frios feito com marcadores...

      Dei diferença nos estudos pensando num trabalho só com grafite, sabe? Ali, mesmo tendo variações das séries de grafite (do H ao B) você tem uma cor só e precisa definir transições na pressão exercida no papel. Com lápis colorido isso acontece também, mas é mais parecido quando a gente trabalha com marcadores cinzas, pois toda cor também possui tendências frias e quentes.

      A parte difícil de trabalhar isso é definir qual tom aproximar do outro para dar o aspecto querido. No caso da moça azul, trabalhei tons de azul frio no cabelo, roupa e pele, para usar os quentes (que aparentemente possuem alguma % de magenta) nos acessórios e nas bochechas, boca, e cotovelo.

      Tentar trabalhar um lápis só também deve ser muito interessante, principalmente porque antes de tudo, a gente precisa descobrir qual o nível máximo de saturação da cor.... e sabemos que isso varia bastante de fabricante pra fabricante, né?

      Faz o exercício também, acho que vai ficar bacanudo!

      Excluir
  5. OIE! o/ Tô vendo que esse blog tá a todo vapor. Q bom!

    Adorei conhecer um pouco de pastel oleoso. Nem me apaixonei por esse Mário <3 Já vi essa caixinha da Pentel por aqui, mas tive q optar pela de aquarela. Quem sabe, outro dia ;-;

    E pastel seco é mágico mesmo! *-* Já vi uma colega utilizando ele.
    Essa mocinha azul ficou linda! Se vc não falasse, poderiam confundir com pastel mesmo =D

    Ah, e parabéns recém-formada!! (acho q não falei isso com vc =X)
    p.s: tinha publicado na conta de minha irmã .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari!! Que bom te rever por aqui.
      O Cappuccino tá com bastante coisa mesmo, mas não sei se é porque realmente tenho postado demais, ou se acumulou conteúdo de quando você estava fora.

      Testar esses materiais diferentes (mais artísticos do que técnicos) me fez ampliar horizontes sobre possibilidades e processo criativo. Recomendo que as pessoas experimentem isso em casa sempre que tiverem oportunidade. =D

      Obrigada pelo comentário e pelo seu apoio.
      ;*

      Excluir
  6. Nane em primeiro lugar amo seu blog e seus experimentos artisticos. Segundo ja fiz algo parecido com ceneta bic e hachuras mas n chegou nem perto do resultado que vc mostrou. Valeu pela dica, fiquei com vontade de fazer alguns experimentos monocromaticos com cores bem divertidas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Michele! Obrigada pelo seu comentário. Costumo me divertir bastante enquanto faço as coisas pra deixar aqui no Cappuccino e fico feliz quando sei que não estou falando sozinha. Seu experimento com canetas esferográficas deve ter ficado muito bom! Trabalhar com hachura é muito legal, e um desafio muito grande, pois qualquer errinho bobo pode comprometer o desenho todo.

      Apareça mais vezes! o/

      Excluir
    2. Muito obrigada por ter respondido, fiquei muito felliz!!! :) Prometo comentar mais vezes!

      Excluir
    3. Imagina! Eu que agradeço por ter aparecido por aqui. ;)

      Excluir