domingo, 16 de março de 2014

Ano do cavalo 1/2

Como aprendemos no desenho animado do Jackie Chan, o horóscopo chinês possui 12 signos representados por animais, e cada ano corresponde a um bichinho. Não sei se foi porque saí do meu inferno astral chinês (ano passado foi ano da cobra) ou se finalmente acertei a posição das patinhas dos maneki neko, só sei que as coisas estão caminhando muito bem pra mim até neste novo ano, regido pelo cavalo.

"Umubukaifeiditao.... umubukaifeiditao..."

Passei a fazer parte da galera que trabalha fora de casa, com carteira assinada, horários definidos, e dindim no fim do mês! \o/ Ainda alimento meu sonho de seguir carreira acadêmica, mas também preciso adquirir experiência de mercado e garantir o mangá das crianças no fim do mês. Em função disso, minhas horas dedicadas ao desenho no caráter de diversão diminuiu, porque todo dia chego em casa desesperada por um banho e sagradas 8h de sono.

Desenhar no meu cantinho o dia inteiro é uma prática que está fazendo falta, e que vou precisar dar um jeito de solucionar. Em primeiro momento, quando tive uma ideia bem legal pra desenho no começo da semana, tentei diluir o processo criativo e de desenvolvimento nos vários dias seguintes - o que para mim foi mais um teste de paciência e perseverança, pois sou uma pessoa bastante ansiosa.

Processo criativo
A ideia para o desenho veio de um cartão postal de felicitações pelo novo ano que recebi em janeiro. A pessoa que me enviou o postal é chamada de "samurai" pelos amigos, e ao pensar nisso, me veio à cabeça a imagem de um samurai montado em um cavalo. Pesquisei uma lista gigante de imagens antigas de samurais e imagens de cavalos antes de correr pra mesa e rafiar isto:

Está vendo o samurai montado em seu cavalo?
(11/03/2014)

Quando terminei essa primeira parte, olhei no relógio e já estava na minha hora de dormir. =T A parte de detalhes do desenho ficou para o dia seguinte, após jornada de trabalho. Como achei a experiência de desenhar em doses homeopáticas interessante, resolvi datar o processo e preservar cada etapa em uma prancha diferente.

Agora sim, né?
(12/03/2014)

No dia seguinte, peguei um papel diferente, abri novamente minhas imagens de referência e trabalhei nos detalhes do samurai, além de elaborar uma possível paisagem. Nesta etapa também fui pensando nas possibilidades de materiais pra coloração, no tipo de substrato (papel) final, e nos desdobramentos que a ilustração poderia ter depois de pronta. E assim lá se foi minha 1h reservada para criação pessoal.

Bem melhor!
(14/03/2014)

Dois dias depois consegui ter um tempinho livre para passar nanquim, pensar nos detalhes que seriam resolvidos depois com cor, nos efeitos prévios que poderiam ser dados com nanquim mesmo... E aí ficou por isso mesmo. Ainda não tive condições de sentar pra definir paleta e colorir. Me agradou muito ver a versão em preto e branco, e talvez eu até trabalhe melhor o desenho nesse estilo.

Espero conseguir finalizar nesta semana, para poder postar o resultado no próximo Cappuccino. Mesmo tendo sido um super teste de paciência, a parte proveitosa da experiência foi ter justamente um respiro entre as etapas para corrigir os erros que muitas vezes cometemos com "olhar viciado". Isto é, às vezes já estamos tanto tempo olhando a mesma coisa, que o erro passa despercebido. Se a gente parar um pouco, ocupar a cabeça com outra coisa, e depois voltar, conseguimos visualizar melhor o que está estranho.

Bom, vou encerrar por aqui porque já está na hora de dormir. xD
Até a próxima! o/

10 comentários:

  1. Curiosamente eu estava, há algumas semanas, pesquisando imagens pra fazer um desenho. :P
    Quero ver a versão final! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, imagem de referência é a salvação da pátria, né.
      Qual desenho você estava fazendo, GK? Era pra disciplina de ilustração? =D

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Nane \o/

    Bem vinda ao mundo das carteiras assinadas com direito a férias e 13º salário no final do ano *___* (pensamentos: lápis de cor, canetinhas, papéis, livros, CDs, giz de cera, pincel, gibis...etc)

    Morri com essa parte "garantir o mangá das crianças no fim do mês" sacada muito boa.hahahahha Temos que pensar no que vai valer a pena no final. Por isso aguentamos e deixamos de lado algumas coisas.

    Como é de costume em meus comentários e posts sempre menciono minha falta de tempo. Sério, desde que me conheço por gente sempre trabalho longe e com horários nada amigos. Chego em casa nervosa, cansada, morrendo de sono e totalmente desmotivada. Tudo piora porque não trabalho com o que realmente gosto. Então, entendo seu cansaço.

    Compartilho com você dessa experiência de desenhar um pouco por dia apesar da ansiedade. Sempre que posso faço isso em casa, mas esses últimos dias estou aproveitando e finalizando os desenhos no trem. Até que estou aproveitando bem. E o povo me olhando desconfiado..rs,rs,rs

    A - D - O - R - O quando você descreve seu processo criativo. Não faz ideia do quanto absorvo.
    Ontem no final da tarde sentei no ateliê e tentei realizar um desenho criativo a partir de uma referencia. Ficou pior que terrível..rs

    Vamos ao seu desenho:
    Gosto quando coloca no papel a ideia principal. Esse primeiro rascunho onde você vai definindo como vai ficar a mão, para que lado vai ficar a cabeça, se o cavalo estará "galopando" ou parado etc, etc, etc.

    Como o nanquim deixa tudo bonito, né?! Acho incrível esse poder que ele tem. Dá uma sensação de suavidade e limpeza no desenho. Até parece que foi feito em mesa digitalizadora.

    Como estou no momento cores, fico aqui imaginando e torcendo para que você continue entusiasmada e queira pintá-lo..rs,rs,rs

    Puts, outro livro. Eu não tomo jeito mesmo....tsc, tsc, tsc.

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia \o/

      Obrigada pelas boas-vindas! Me senti bastante acolhida... rs
      Por mais que eu consiga levar uma vida de trabalho sem sair de casa, é muito melhor ter como planejar as coisas com algo fixo todo mês. Minha contratação é bem recente ainda, e estou gostando do lugar, as pessoas são legais, me senti bem recebida por lá.

      Todo trabalho de período integral cansa nossa beleza, claro, mas é só tentar fazer de cada dia uma experiência diferente e tirar proveito das coisas boas que aparecem.

      Falando do desenho: rascunhar é importante, Silvia. É bom pra poder estudar a composição sem o compromisso da coisa ficar bonita logo de cara. Quanto menos compromissado for a rabisqueira, acho que mais empenho a gente põe depois pra que ela vire algo bacana no final.

      Estou com gás para colorir o desenho sim, pode deixar! rs
      Bjs e valeu por comentar sempre. =)

      Excluir
  3. Tá sendo muito legal acompanhar o desdobramento desse estudo em etapas. Há algum tempo já eu me acostumei a trabalhar muitos dos meus desenhos dessa maneira diluída, e apesar da frustração e ansiedade que esse processo gera, acaba sendo também um modo de procurar ter um exercício diário, já que num dia você se dedica só pra composição, no outro ao detalhamento, depois pra tinta e por fim pra cores e efeitos.

    Dá mais tempo pra amadurecer o que fazer com o desenho e acaba tendo alguns resultados melhores, porque a gente não se cansa de trabalhar num mesmo desenho por horas a fio.

    Fazer um desenho e acabar no mesmo dia pra mim é um privilégio do fim de semana. Geralmente aos sábados, raramente aos domingos, hehehe.

    Tô muito curiosa pra ver como você vai colorir ele (se é que vai). Como ando numa fase de estudos com nanquim (desde o Inktober, talvez) acho que já teria escurecido muito mais do que só o cabelo do samurai, hehehe. Provavelmente minha armadura já fosse toda brilhante e cromada. :P

    Estou também muito contente de acompanhar a sua entrada no trabalho! :) Que você continue aproveitando a sua experiência, ganhando seu tutuzinho pros mangás e materiais, e que possa, acima de tudo, também se divertir. :D

    Aguardo mais novidades do desenho, e sucesso sempre, Nanikinha!
    Estamos aqui na torcida! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sukito! Vou dizer que senti na pele o seu sofrimento, heim. Ainda mais que partilhamos de um mal chamado "ansiedade". É bom ter aquele tempinho de respiro mesmo, mas quando o "tempinho" vira 3 dias, aí eu começo a ficar irritada, porque querendo ou não, quando o intervalo é muito grande, dá vontade de desistir.

      Eu pretendo colorir sim, Suco, e talvez fazer outra versão em preto e branco, porque também vi várias aplicações de preto na armadura! xD Sobre a versão colorida, provavelmente usarei aquarela.

      Obrigada pela força no lance do trabalho. Graças aos seus ensinamentos e aquela porrada de links úteis que me mandou por e-mail, tudo está indo bem. :)

      Beijo! o/

      Excluir
  4. OOOOOOOOOOOOIIIIIIIIIIIII Nannneeeeeeeee!!

    Não entendo muito do horoscopo Chines, mas espero que esse ano do Cavalo seja bom para todos! E que te traga boa energias para essa nova jornada!!

    Adoro processos de criação e vc manda sempre bem! Gentemmm esse cavalo ja estava lindão no rascunho! E o samurai depois de detalhado ficou muitoooo bacana! (é que antes de detalhar todo desenho se parece só um bonequinho né?, vc me entende..rs)

    Quanto ao nanquim, belíssimo! Parece digital...! Vc usa pena ou pincel, ou os dois?

    O "olhar viciado" foi muito bem falado, quanta vezes terminamo um desenho e no outro dia achamos erros, e melhorias não é? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOOOOOIIIIIIII Déboraaaaaaaa!

      Então, o horóscopo chinês funciona com ciclos de 12 anos, pois são 12 bichos e um pra cada ano. Daí quem nasce neste ano, por exemplo, é do signo de cavalo. Eu não sei a ordem certa dos bichinhos....

      Não usei nem pena nem pincel, e sim caneta Uni pin ponta 0.1 e 0.3. Como tinha pouco tempo pra arte final, decidi não mexer com tinta líquida, pois perderia muitos minutos limpando material. Tinta será luxo de fim de semana, igual a Joyce falou. XD

      O "olhar viciado" é um mal que vai além do desenho, Débora. Vale pra texto, trabalho, projeto, redação, enfim, qualquer coisa. Daí uma coisa legal de fazer é ou dar um tempo, ou pedir pra alguém dar uma revisada no que você fez. =)

      >.< mas eu só falei o que você já sabe, né? Malz...

      Obrigada por comentar! o/

      Excluir
  5. YAAY NANE!! Q bom q conseguiu um emprego! Ñ sei se tem relação com Design, mas espero q aprenda coisas úteis pra desenhos (e pra vida) =D

    Desenhar por etapas longas dá uma agoniazinha pra acabar, mas a gente se empenha bem mais. ^^ Desejo um bom ano pra vc <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari! Embora esteja trabalhando em uma empresa de comunicação/publicidade, meu cargo lá dentro é de designer sim e estou aprendendo bastante coisa de outras áreas. Além de crescimento profissional, o lado de aprendizagem pessoal está se dando bem nessa história.

      Pois é, desenhar por etapas dá um aperto no coração, mas tem lá seu lado positivo. Tô doida pra acabar logo essa pintura e postar por aqui.

      Bom ano pra você também! <3

      Excluir