sábado, 29 de março de 2014

Primeira página do sketchbook

Passei a semana inteira tentando pensar num desenho "perfeito" para a primeira página do novo sketchbook, mas cheguei a conclusão de que perfeição não existe, que era melhor parar de ficar descartando ideias e desenhar a próxima coisa que me viesse à cabeça.

No meio da semana, folheando um periódico sobre propaganda no trabalho, vi uma peça publicitária com uma modelo muito bonita, numa pose legal. Na hora que vi, pensei: "Essa pose daria um estudo interessante..." e, aproveitando o tempinho da hora do almoço, catei o sketchbook pra desenhar. A modelo virou uma dançarina de dança do ventre.

Usei marcadores Tombow - ponta dupla - pra colorir.

A modelo do anúncio cedeu apenas a pose, pois o cabelo e as roupas foram tiradas das minhas poucas lembranças do figurino da novela O Clone, das apresentações de dança que já assisti, e da Jeannie (genia interpretada por Barbara Eden na série de TV Jeannie é um Gênio). rs

Tinha mais ou menos em mente, antes de fazer o primeiro desenho, que gostaria muito de usar uma paleta que aproveitasse o tom do papel do meu caderninho. Então, em casa, separei as seguintes cores:

Referências: N00, N95, 912, 992, 933, 835, 873, 850, e o amarelo que não tá na foto 062.

Quando trabalho com marcadores a base de água, costumo passar nanquim depois de colorir o desenho, para evitar que a linha preta do contorno fique borrada, ou que o pigmento escuro manche a ponta de feltro do marcador. Mas assim, isso é frescura minha, tá? Não é regra.

A finalização do desenho foi feita com caneta nanquim, caneta gel branca para picos de luz, e caneta gel dourada nos detalhes da roupa.

Desenho finalizado

Esse papel que usei no caderninho aguentou muito bem o uso de marcadores aguados. A tinta entrou na fibra, mas por causa da elevada gramatura (que não sei qual é), não chegou a vazar pelo outro lado. Fiquei muito contente com o resultado da primeira página, e acredito que fui feliz na escolha das cores. \o/

Fico por aqui.
Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Que bonitooo Nane!!! Sabe que ontem fui na banca comprar uma revista de moda só para separar referencias? achei umas legais.....vou montar uma pastinha com referencias, ou um caderninho...to pensando ainda.

    Realmente vc mandou super bem na escolha das cores! O Movimento é ficou tão bacana que da vontade de dançar.....ja tentando imitar a Jade kkkkkkkkk.

    Que bom saber que seu caderninho esta ganhando vida! =D
    Ate mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora!!! \o/
      Ter uma pastinha de referências é tudo de bom, porque você pode consultar o que precisar sem depender necessariamente da internet pra isso. Iniciativa maravilhosa essa sua. Não esqueça de deixar a dica "no canto da mesa" depois.

      Fiquei feliz por ter desenhado a primeira página, e já separei outra referência pra segunda. Agora é ver quando que vai sobrar tempo pra poder desenhar... Heheheh

      Até! o/

      Excluir
  2. Já tava com sdds dessas canetinhas aí *-*

    Adorei a dançarina! Uma coisa q tenho q por em prática é paçeta de cores. Só vou lembrar no final >.<

    Se vc comprou seu material na LeBiscut, acho q a gramatura é 120g. Comprei o papel pro meu caderninho lá. A marca foi Vergê Plus e tem esse mesmo tom de cor q o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigada por informar. Não comprei o papel na LeBiscut não, comprei numa papelaria especializada em artigos artísticos e para scrapbook que tem em Vitória. Mas saber que você tem aparentemente o mesmo papel que eu, já ajuda muito.

      Depois vou ver de qual é dessa LeBiscut... Não conhecia.

      Excluir
    2. Ah, sim! Achei suspeito, pq tb encontrei o papel de presente q vc usou como capa xD

      Excluir
    3. Uia! O papel de presente da capa eu comprei numa livraria de Shopping. xD
      Que doideiraaaa, Mariana!! Hauhauahuahauh

      Excluir
  3. Não acredito que ainda não fiz um comentário por aqui! grrrrrrrrrrr

    Legal estrear um sketchbook, né?! Eu fiquei bem ansiosa com o meu que não me aguentei e desenhei a mão do namorido no metrô indo p/ casa....hahhaha #aansiosa.

    Adorei a posição da modelo e AMEI AO CUBO a ideia de transformá-la numa dançarina.
    Olhando parece que ela realmente está dançando. Dá p/ ouvir a música
    A paleta escolhida foi show. A combinação dessas cores trouxe uma suavidade que "casa" com a dança delicada.
    O desenho ficou bem sensual. A ondulação do cabelo também ficou show de bola. Uma observação especial p/ a transparência que você conseguiu dar na roupa. Ficou Supimpa esses branquinhos que você colocou.

    Mais uma vez invejei a cinturinha fina...hehehehe.

    beijinhos e desculpa demorar p/ comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, madame. Eu só atualizo o blog depois que você comenta! Hauhauahauh
      Agora já posso fazer outro post... Brincadeira, Silvia.

      Obrigada pelas considerações feitas acerca do meu desenho da primeira página. Os marcadores Tombow são translúcidos, e por isso a gente consegue simular transparência com eles, assim como fazemos com aquarela. Quis que o desenho ficasse suave e que a paleta combinasse com o sketchbook de alguma forma, então fico feliz de ter alcançado o objetivo.

      Minha ansiedade está sendo, literalmente, vencida pelo cansaço, ultimamente. Saio do trabalho tão cansada, que quando chego em casa, só consigo comer, tomar banho e dormir. É necessário um pouco de força extra pra poder desenhar e preparar post. Mas vamo que vamo!

      Excluir