domingo, 13 de abril de 2014

Ano do cavalo 2/2 - samurai colorido

Há algumas semanas falei sobre a dificuldade que estou tendo recentemente de começar e acabar um desenho no mesmo dia devido a minha nova rotina de trabalho. No post sobre o ano do cavalo, mostrei 3 etapas do desenvolvimento de um samurai, cada uma em um dia, e fiquei devendo a colorização dele. Neste fim de semana, enfim, consegui umas horas para me dedicar ao cumprimento da promessa.

De lá pra cá, comprei um papel muito bonito (vergê, 140~180g/m², cor de salmão grelhado) e fiz um sketchbook com ele. Como gostei bastante do papel - que é bom pra desenhar e usar técnicas aguadas, incluindo marcadores à base d'água -, refiz a arte final do samurai numa folha avulsa.

Materiais usados: pincel, forma de gelo godê, ecoline.

Desde quando desenhei o samurai, já esperava trabalhar técnica aguada nele, só não sabia qual. Para escolher, testei os materiais que tinha em um das folhas do meu sketchbook. Experimentei ecoline, canetinhas aquareláveis e lápis aquarelável, mas obtive o resultado mais próximo do que imaginava nos testes feitos com ecoline.

Material definido, passei pra parte da paleta. Reutilizei aquela feita no "ritmo de carnaval", além de outras misturas que foram acontecendo durante o processo. Sempre depois de misturar as cores no godê, primeiro eu testava o tom em uma das páginas do caderninho.

Testes para definição da paleta.

Minhas cores de tinta são bem diferentes, e misturadas tendem pra tons quentes e terrosos. Esse aspecto se fica ainda mais evidente por causa da cor do papel. A seguir, mostro etapas da colorização.

E pensar que só usei 3 cores... *orgulhosa*

A medida em que eu pintava, o desenho ganhava cada vez mais cara de xilogravura, tanto pelo degradê característico, quanto pela textura e cor do papel. Por isso, na hora de pintar a paisagem do fundo, explorei a proposta e busquei imagens de referência. Se você voltar no post que conto a parte do desenho, vai ver que no esboço mais detalhado já havia a ideia de cenário, mas a execução dela ainda estava em aberto.

Resultado:

Samurai e seu cavalo.

Gostei bastante do resultado e acredito que a distância de tempo entre as etapas foi importante para detectar problemas no desenho. Outra parte importante de qualquer projeto é buscar referências, e precisei estudar bastante para construir o samurai e o cavalo. Mesmo simplificado e "fofinho", foi o melhor samurai que desenhei até hoje.... e acho que o cavalo também não está nada mal pro primeiro.

Sobre a pintura, sou um pouco ansiosa para ver o trabalho acabado. Aquarela ajuda muito nesse sentido, e eu gosto bastante de como as manchas da tinta aparecem no papel, desrespeitando os limites impostos pela linha de nanquim. Também, mesmo cansada de saber disso, fico impressionada como 3 cores podem se transformar em muitas outras quando misturadas. Em momento algum me senti limitada.

Promessa cumprida.
Até a próxima!! o/

14 comentários:

  1. Ficou muito bonito, Nanika!

    As fotografias não fazem jus ao resultado final. Na luz da foto ficou tudo muito amarelado, tendendo à tons dourados, enquanto a imagem final escaneada traduz com maior proximidade o que deve ter sido o resultado original, com tons mais avermelhados (terrosos, como você mesma disse).

    Adorei como a imagem sai da moldura, e como você diferenciou o tratamento da figura e do fundo, dispensando linhas de contorno nas árvores e tudo o mais. Realmente fez com que a figura saltasse ganhando a importância merecida.

    Só senti falta de perceber onde fica a boca do cavalo, embora entenda que ela esteja fechada. Hehehe.

    Não há mais nada o que ser dito! Ficou IRADO! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joyce!
      A fotografia ficou amarelada por causa da luz ambiente. O final escaneado se aproxima mais do resultado sim, mas isso não desmerece as etapas de coloração da imagem - que foi o objetivo das fotos.

      A imagem sair da moldura é uma característica que aprecio muito no mangá e nos quadrinhos mais recentes. Quis explorar a linguagem de alguma forma, por causa do estilo meio SD do desenho e tal.

      Obrigada por comentar. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Nossa ficou muito legal, tanto a pintura como o desenho, parabéns Nane!!!
    Estou aprendendo a mexer com tinta, e meus resultados são muito inferiores, eu acabo nem postando, mas quando chego aqui me encho de motivação, e começo a treinar de novo, um dia chego lá por em quanto vou de digital mesmo kkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris!!
      Resultado é resultado, superiores ou inferiores, é a prova de que as pessoas estão pelo menos tentando. O bom de mostrar é poder contar com o retorno do pessoal e aprender com as dicas que vão passando. Mas eu também respeito quem prefere guardar os estudos.

      Fico muito contente em saber que o Cappuccino te dá esse gás pra continuar os treinos e experimentações. Não pode deixar a peteca cair não! Você tá mandando benzão no digital, e pra mandar benzão no tradicional é só questão de prática. =)

      Valeu por comentar! o/

      Excluir
  3. Ache belíssimo! Ja havia comentado sobre quanto gostei do desenho e agora vou comentar o quanto amei a pintura

    Ja falamos antes sobre nossas paletas de cores Ecoline e o quanto se diferenciam...e quantas possibilidades elas nós dão,. não é? Achei que combinou muito seus tons terrosos com o desenho! Eu tbm fico muito feliz de conseguir muitas cores a partir de apenas 3.

    Adoroo suas sombras e eu cuidado com os detalhes!
    Parabéns!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias, Débora!
      Eu babei as misturas das suas cores de Ecoline, que ao contrário das minhas, são muito mais vivas e vibrantes. Particularmente, gosto muito de tons pasteis e terrosos, mas cores vivas também tem o seu lugar no meu <3.

      \o/ Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Nane
    Concordo com a Débora. Os tons terrosos combinaram muito com o desenho. Realmente valeu a pena a espera.

    Ficou muito lindo mesmo.

    Gosto quando coloca as etapas. A sensação que tenho é de que precisou de 1985777484 cores. Você conseguiu dar movimento e luz no desenho. Sem contar a solução para o fundo que ficou muito fantástico.

    Parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvia!
      Acredita que eu também tive a impressão de ter usado 1985777484 cores?! Mas foram só 3, misturando tudo. O mais legal (e o maior problema) de não ter tantas cores é nunca conseguir exatamente a mesma cor usada antes. Quando acabava um tom de marrom, por exemplo, eu nem lembrava o quanto de cada tinta eu tinha misturado pra chegar nele. Hahahahah

      Brincar com cor é uma coisa maravilhosa! Um pinguinho de tinta faz toda a diferença na mistura, né? Trem mágico esse...

      Obrigada pela visita, sempre bem-vinda. Bjo! o/

      Excluir
    2. Também tenho esse "problema" de não ter tantas cores...e quase nunca conseguir chegar naquele tom anterior rsrsrs.... sinto falta do "cor de pele" =/

      Mas é divertido..e um ótimo exercício....esta sendo útil para meus trabalhos digitais.

      Excluir
    3. É um "problema" e não é... Eu gosto de nunca ter exatamente a mesma cor, porque dá uns efeitos legais na pintura, mas em compensação, prejudica quando a tinta acaba enquanto ainda estou fazendo a base do desenho. hauahuahuah

      \o/

      Excluir
  5. amei ver o samurai pintado, ficou lindo!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da forma como você resolveu o fundo (geralmente o tendão de aquiles dos desenhistas hehehe) tudo bem sutil, as árvores, o céu...

    Parabéns! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sr. Momotaro!
      Obrigada. Cenário ainda é meu tendão de aquiles, mas fazer o que né? Só vou melhorar fazendo, testando, errando.... e não desistindo. =) Valeu por comentar!

      Excluir