sexta-feira, 23 de maio de 2014

Art trade - Tiozinho da Joyce

Ufa! Finalmente consegui um tempinho pra postar no Cappuccino este mês. Hoje é feriado aqui na minha cidade e não teve expediente no trabalho, o que me rendeu algumas horas a mais de sono e uma parte da tarde para desenhar. As coisas em maio estão super corridas pro meu lado, mas prometo explicar o motivo dessa correria toda nos próximos posts.

O tiozinho
Em abril descobri no sketchbook da Joyce, minha amiga pessoal e dona do blog Caixola, um esboço muito legal e pedi a ela permissão para arte-finalizar e colorir o desenho. Para minha surpresa, a honra me foi concedida sem dificuldade. xD

Tiozinho da Joyce

O que mais gostei nesse desenho foi... tudo! Desde o estilo escolhido para representação até a personalidade da personagem passada pelas roupas e pose. Minha leitura foi de um senhor que trabalha como inspetor da polícia, detetive, algo do tipo, sabe? Sujeitinho durão no trabalho, e bonachão em casa com os filhos. Huahauhauah Sim! Pensei nos filhos dele também!

A Joyce estava aqui em casa em ocasião do aniversário da minha mãe, e, enquanto esperávamos a festinha começar, ficamos no meu "quarteliê" (quarto + ateliê) desenhando e jogando conversa fora. A arte final e o começo da pintura foram feitos nesse meio tempo. Quando a festinha começou, parei de pintar e só retomei a atividade hoje à tarde!

Resultado.

Usei nanquim nas linhas de contorno e preenchimento das áreas pretas, e Ecoline na colorização. Por fim, utilizei caneta gel branca para fazer um fios brancos no cabelo da personagem.

É sempre um desafio finalizar o desenho de outra pessoa, porque querendo ou não, você acaba colocando um pouco de si no que está fazendo, e a interpretação pode não ser a mesma do primeiro autor. Em situações assim, é comum o diálogo entre as partes, mas neste caso pouco discutimos a respeito.

Gostei do resultado, mas será que Joyce vai gostar? =P

Até a próxima! o/

16 comentários:

  1. Hey!!!! Gostei muito!! Achei muitoo legal essa mistura, um pouco da Joyce...um pouco de você!

    HUnf...queria morar perto de todas vocês, pra desenhar e jogar conversa fora! Um dia precisamos fazer uma vídeo conferencia!!! Desenhar e jogar conversa fora!!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora! Que legal você ter gostado.

      Pode apostar que também queria morar perto de vocês, pra fazer reunião de desenhos. Mesmo a Joyce e o Bis morando mais perto, é difícil conseguir marcar reunião com os 3 nos mesmo dia e lugar. É o tipo de acontecimento que eu adoro!!

      Qualquer hora dessas, vamos tentar uma conferência sim, vai ser uma experiência muito divertida. =D

      Excluir
  2. Eu adorei, Nanika! Quando eu desenhei esse personagem, também o imaginei sendo um detetive de polícia, e pra sua surpresa ele me surgiu inspirada no seu próprio tiozinho, aquele gentleman que você coloriu várias vezes e com materiais diferentes.

    Me lembro que naquele delicioso dia do aniversário da minha tia, você já tinha colorido a pele, mas nas minhas lembranças ele parecia ser um pouco mais corado, hahaha! Ele ficou branquiiiinho no scan. Será que foi por causa da luz do scanner?

    Precisamos fazer esses exercícios mais vezes, não acha? Os resultados sempre são divertidos e é algo importante a se exercitar! :)

    Sobre a vídeo conferência da Débora, acho irada a ideia, mas vocês teriam que se contentar em não me ver, pois não tenho webcam! XD Hahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suco!
      Ficou muito feliz de ter sido parte da sua inspiração pra essa personagem. O mais legal foi que colori usando uma paleta bem parecida com a do gentleman de Ecoline né?

      Acho que a atual palidez dele tenha dois motivos: 1) a luz do scanner; 2) as cores em volta. Lembra do post do Fuleco, e como as cores influenciam a percepção das outras ao redor? Então, agora tem cores fechadas (tons de marrom) em volta da pele dele, e antes o contraste se dava apenas com o branco do substrato.

      SIIIIM!!!! Precisamos fazer isso mais vezes. Termina logo "aquela série" que você está fazendo, pra eu colorir. Estou muito ansiosa por isso.

      Bjos!

      Excluir
  3. Legal, vcs duas não param mesmo, gostei muito da arte as cores deram uma certa personalidade ao personagem, parabéns pelo desenho..

    Vou fazer uma nova conta no deviantArt, pois a minha não teve jeito, não consegui relembrar minha senha, me aguardem lá no MDC!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Cris!
      Estou feliz que você vai participar do MDC. Pode ter certeza que esperamos ansiosamente sua presença e contribuição por lá. Abraço! o/

      Excluir
    2. Oi Nane, to até com vergonha, mas faze o que, pois então criei uma conta nova no deviatArt mas não sei como fazer para participar do grupo será que podia dar uma forcinha, onde eu clico pra entrar, hoje é dia 24, ainda da tempo pra participar desse desafio, sou bem leigo nesse deviantArt.

      (desculpa estar usando o teu blog para isso hahaha)

      Excluir
    3. Cris, não precisa ter vergonha. Por aqui é complicado explicar, mas me manda um e-mail para o endereço que está no perfil do cappuccino, que elaborarei um tutorialzinho pra te orientar em relação ao deviantArt, ok? ;) Quem sabe o tutorial não vira um post depois...

      Nossos desafios são mensais, mas você não precisa se prender a isso. Faça tudo no seu tempo, e procure se superar. Não há punição por entregar fora do prazo, e a premiação é a própria superação pessoal. =D

      Excluir
  4. Tenho uma dó de mexer nos desenhos dos outros kkkk
    Mas vcs já comprovaram que trabalham mt bem juntas! (Tipo, a Pocahontas e a Ariel <3)
    Pronto, agr só falta os filhos do tiozinho xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma dozinha sim, mas não comprometeu o rascunho original, porque usei a mesa de luz pra finalizar. A Joyce também é tranquila em relação a isso, e acho que por essas e outras que nos damos bem trabalhando juntas. Confio na capacidade dela e acredito que ela também confia na minha... e assim vamos seguindo.

      Será que vai sair os filhos do tiozinho? Huahauhauah!
      Obrigada por comentar, Mari.

      Excluir
    2. Quantas declarações de amor e confiança... <3 Hahahahaha!
      Quem se habilita a fazer os filhos dele? Quem sabe até uma distinta senhora pra ser a esposa? :P

      As vagas estão abertas, heim?!

      Excluir
    3. Me ponho à disposição para colorir as crianças também! o/

      Excluir
  5. Muito legal, nada como praticar o desapego as vezes como a Joyce fez. Quando li o seguinte trecho "Minha leitura foi de um senhor que trabalha como inspetor da polícia, detetive, algo do tipo, sabe? Sujeitinho durão no trabalho, e bonachão em casa com os filhos" vi que realmente você conseguiu passar esse perfil mesmo, pois quando vi o desenho lembrei rapidamente do comissário Gordon do Batman.
    A ideia de uma ilustração em dupla lembra bastante o trabalho de muitos quadrinistas onde cada um faz um processo.
    Curti muito o post!
    Parabéns as duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Heitor! Obrigada, cara. É sempre muito legal saber que a gente conseguiu atingir um objetivo, então agradeço pelo seu comentário sobre isso.

      Sim, dividir trabalho é algo bastante comum no mundo dos quadrinhos, principalmente quando existem prazos meio apertados de entrega do material, ou para não sobrecarregar o autor. Nesse sentido, é importante saber trabalhar em equipe, pois uma parte depende da outra, com igual peso de responsabilidade. =)

      Excluir
  6. Achei que ficou parecido com o Gordon do Batman, sabe? Quando olhei o desenho logo de cara me veio ele (comissario de policia) a mente kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Heitor disse a mesma coisa no comentário dele. É muito legal encontrar esse tipo de semelhança, pois imaginei a mesma profissão para o personagem da Joyce.

      Obrigada por comentar. =D

      Excluir