segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estudo furreco Fuleco

Nossa, já é maio?! Este ano tá ligeiro que só!
Passei o último feriadão estudando para um concurso, e senti muita vontade de desenhar enquanto isso. Desde quando comecei a trabalhar fora de casa, meu tempo pra desenhar caiu vertiginosamente, e a produção se restringe basicamente ao que faço na agência. Ontem, no entanto, já com a cabeça cheia de citações de autores, fechei todos os livros que estavam abertos na minha frente e fui rabiscar alguma coisa despretensiosa.

Esboço do Fuleco - mascote da Copa Mundial da FIFA 2014

A ideia de desenhar o tatu-bola mais famoso dos últimos tempos veio de uma conversa que tive dia desses com alguns amigos sobre os preparativos para a Copa. Tudo bem que o povo está "revolts" com a história das obras, falta de estrutura, desvios disso e daquilo... mas poxa, cadê aquele espírito divertido dos vizinhos se reunindo pra cortar barbante e pendurar bandeirinha na rua, e pintar os muros das casas com mascotes?

Desabafo de lado, prossegui meu estudo experimentando um pouco de teoria da cor, no que diz respeito a percepção cromática, misturas, efeitos, etc, baseado no que li sobre o assunto durante o fim de semana. Em relação a isso, os autores dizem que as cores são percebidas individualmente, mas podem sofrer alterações em função das cores adjacentes.

Exemplo do comportamento do mesmo tom de cinza sobre fundos coloridos.

Aí catei meus materiais pra colorir o Fuleco. O desenho foi feito naquele sketchbook de papel vergê cor-de-salmão-grelhado, pras linhas de contorno usei caneta nanquim, preenchi o fundo com tinta nanquim preta, e trabalhei o adorno do fundo com canetinhas aquareláveis.

Fuleco ainda preto e cor-de-salmão-grelhado

Quando a área preta não existia, os misturas de verde estava com aspecto apagado devido ao contraste com o papel. Depois que preenchi o fundo todo com nanquim, o verde saltou tanto que pareceu uma forma recortada. Fuleco então, nem se fala! Ganhou destaque, valorizou a figura, silhueta... 

Mas o mais legal aconteceu quando terminei de colorir:

Fuleco colorido com marcadores à base de álcool.
Melhorei o acabamento do fundo verde usando lápis de cor.

A camisa dele e o fundo dos olhos ficaram brancos!!! Não, não usei nenhum material branco pra colorir a camisa, isso é apenas o efeito causado pelo contraste das outras cores em volta da área da camisa. Ela continua cor-de-salmão-grelhado, mas quando o cérebro pensa nas outras cores mais escuras em volta, faz com que a área mais clara seja percebida diferente. \o/ Fim!

Moral da história: pensar nas cores usadas em um projeto é muito importante. É preciso estudar o comportamento dos contrastes, das misturas, das sobreposições, das paletas possíveis, e das variações, a fim de evitar que o resultado fique comprometido. Os diferentes tipos de luz (do Sol, da lâmpada, do fogo) também interferem na nossa percepção das cores, e a iluminação do local onde seu desenho vai ficar exposto (pendurado na parede do corredor da sua casa, no Louvre, na embalagem de um produto no supermercado) precisa ser levada em consideração no projeto. =P

Até a próxima! o/
___________________________________________________________________________
Atualizando o post com algumas dicas de leitura pra quem se interessa por cor:
- GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. SP: Blume, 2002.
- FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° ed. São Paulo: Edgard Blusher, 2000  

20 comentários:

  1. Hehehehe que espertinha! Enganando o cérebro das pessoas né? xD

    Realmente, estudar cores e contraste é muito importante, porque você simplesmente amplia em larga escala seu repertório de técnicas de representação gráfica.

    Nossa.. viajei num pensamento aqui: "As cores são como pessoas... elas podem mudar de comportamento conforme o ambiente e ser influenciada por cores adjacentes."

    UAheuaheuaheuah tá, parei. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ontem fiz o teste com meu irmão e ele falou que a camisa do Fuleco era branca. A parte boa foi saber que o exercício alcançou o resultado esperado, a parte ruim foi explicar a enganação proposital. Ninguém gosta de se sentir enganado, né?

      Sim, você viajou, mas faz todo sentido essa comparação. Mas no caso das cores, é algo puramente físico. E me lembrou que esqueci de falar das cores quentes que parecem frias, e frias que parecem quentes... Assunto pra outro Cappuccino.

      Obrigada por comentar! =D

      Excluir
  2. Eu demorei muito tempo pra começar a ter essa noção de "uma cor transformando a outra", e acho que isso é uma das coisas mais importantes na hora de se colorir algo...

    Muito bom o Fuleco! :D
    Pelo desenho e por ser o Fuleco. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sim, esse conceito só é internalizado depois de experimentar a teoria e ver a coisa acontecer na frente dos nossos olhos.

      Obrigada por comentar. Volte sempre!

      Excluir
  3. Ah, eu adorei o estudo! Mais uma vez você demonstrando a teoria na prática, com um exemplo muito claro da coisa acontecendo. Sei que a ideia era mostrar materiais e resultados, mas senti falta de um scan pra ter uma noção mais aproximada do resultado original!

    Sorte que moro "perto" e tenho como ver ao vivo, hahahahaha!

    A parte boa de tudo isso é que se cair qualquer coisa de cor na prova você tá preparada! Depois dessa aula que deu pra gente...

    Ultima coisa: GK e o fanatismo dele pelo Fuleco... :P
    HAUEHUEAHUA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que doçura essa Suco!
      Sério, eu até falei no inicio do post que quis desenhar "despretensiosamente", mas cadê? A gente é atropelado pela teoria durante um rabisco ou outro, e quando me dou conta, já escrevi um catatau de coisas justificando escolhas. É bom, mas me pergunto se as pessoas ainda se interessam pelo conteúdo dos posts, ou se só olham as imagens. =P

      Não escaneei na hora porque o nanquim ainda estava úmido, mas a foto original está com resolução alta, dá pra aproximar e ver textura do papel. Depois te envio ela, ou subo em algum lugar pra deixar acessível. Mas claro, prefiro que você veja pessoalmente, pois aprecio sua companhia.

      GK fazendo GKzices... mas o Fuleco tem lá seu crédito. É uma mascote muito bonita e simpática. A pessoa que o criou foi muito feliz no projeto. =)

      Excluir
    2. Eu também leio tudo "fessora" \o_

      Excluir
    3. Hahahahha!
      Valeu, Silvia. Pelos seus comentários eu sei disso. =D

      Excluir
  4. Nane que legal seus estudos.. Seu fuleco ficou muito bom, e o estudo de cores também. Foi super importante pra mim e tenho certeza que muita gente vai se interessar pelo assunto. Preciso fazer essa experiencia no meu sketchbook e ter sempre por perto esses estudos;;;; e ter mais paciencia para escolher as cores que uso

    Obrigada por novamente dividir conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Débora, disponha!
      Dividir conhecimento não, compartilhar. rs

      Acho que você deve sim carregar seu sketchbook pra todos os lados, colar nele os pedacinhos de sobra dos papeis lá do seu trabalho, catalogar cada um, tentar fazer composição com colagem nas horas de folga (isso podia virar tema do MDC, não sou boa com colagem)... Qualquer coisinha de nada que conseguir fazer num dia já vai ser uma grande coisa lá na frente na hora de consultar os estudos.

      Depois, com calma, vou deixar um apêndice no post com umas referências bibliográficas bacanas sobre o assunto. =)

      Excluir
    2. Ta bom, compartilhar rs

      é mesmo! Vou fazer isso,,, colar papeis, e fazer composições! Quem abe rola um post =D

      Vou amar as referencias bibliográficas obrigada!

      Excluir
    3. Isso, faça mesmo!
      Tô aguardando seu post.

      Excluir
  5. Nane
    O desenho está SUPIMPA!!!
    Vi esse estudo quando iniciei minhas aulas de desenho realista (detalhe: ainda não terminei..hehehe)

    Realmente é bem interessante, mas confesso que meu cérebro fica preguiçoso para pensar nisso....rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenho realista? Que legaaaaaaal!!! Prevejo altos posts sobre isso no seu blog.

      Então, acho que o cérebro de todo mundo tem preguiça disso, mas não tá escrito em lugar nenhum que é proibido consultar livros ou fazer experimentos pra lembra dessas coisas. E claro, errar várias vezes também é válido pra qualquer aperfeiçoamento.

      Obrigada por comentar sempre. \o/

      Excluir
    2. Não se empolga, Nane! O curso de desenho realista está parado. Estou mais empolgada com o curso de lápis de cor...rs

      Excluir
    3. Hahahahah que certamente também rende ótimos posts no seu blog. s2

      Excluir
  6. Nossa, Nane, que legal!

    Agora tô percebendo que colorista tem que pensar muito mais do que eu imaginava. E nem são valorizados, tadinhos D=
    Temos mania de dizer " só acredito vendo", sendo que até nisso o cérebro nos engana :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mari.
      Coloristas "sofrem" na medida do possível. rs
      Toda profissão exige concentração e esforço mental para ser bem exercida, mas com o tempo os profissionais vão se acostumando com o que fazem e algumas vezes podem usar o modo automático para certas ações. Por mais difícil que algo pareça, com o tempo a gente acaba conseguindo parecer fácil.

      Saber os tipos de pegadinhas que o cérebro prega na gente ajuda a não cair nelas o tempo todo. Ou então, usar o recurso propositalmente, né? =D

      Excluir