terça-feira, 24 de junho de 2014

Cipreste Triste da Agatha Christie e outras histórias

Quase um trava-línguas este título, né? Eu mesma tenho dificuldade em falar isso rápido... Sai "cipestre tristre"... que seja! Hoje vou falar sobre como uma boa leitura pode influenciar no seu humor pra desenhar.

Não é segredo pra ninguém que eu gosto de ler romance policial, e dentre meus autores preferidos está a Agatha Christie. Nos últimos 15 dias peguei dois livros dela pra ler, um é o Cipreste Triste, e o outro (dado pra mim de presente de aniversário pela Suco) foi Os Crimes ABC; ambos estrelados pelo detetive fictício, Hercule Poirot.

Os livros que tenho são da coleção de bolso da editora L&PM.

O que mais me chamou a atenção nos dois livros foi a fuga da busca pelo culpado. No Ciprestre Triste, Poirot é procurado para provar a inocência de uma moça condenada por assassinato, e em Os Crimes ABC, é mais ou menos parecido com Death Note... não terminei de ler ainda.

E daí?
Me senti muito empolgada quando estava lendo Cipreste Triste, tentando adivinhar o final, essas coisas, e depois que terminei de ler, senti vontade de desenhar algo que representasse a narrativa. A capa de um livro é bem isso, né? Você olha pra ela e encontra o resumo da história inteira, mas as relações entre capa e narrativa só fazem sentido depois que você lê tudo (a galera que já leu sobre/estudou semiótica entende o que eu quero dizer).

Enfim, me empolguei com o livro, reuni os elementos que considerava importantes, e fiz isto:

Elinor Carlisle - personagem fictícia do livro Cipreste Triste (Agatha Christie)

O desenho acima é a minha visão sobre uma das personagens principais do romance, a acusada pelo crime de assassinato. Usei lápis de cor escolar e tinta nanquim sobre papel vergê cor-de-salmão-grelhado (me disseram que o nome certo desta cor é "coral").

ABC
Também estou me divertindo com este livro, e faltam apenas algumas páginas pra terminar. Desta vez, não me apeguei na história em si para desenhar, mas nos personagens detetive Poirot e seu amigo Hastings - o narrador da aventura.

Poirot é o baixinho da esquerda; Hastings, o outro.

Ainda está no esboço à lápis, e não tenho previsão para terminar por causa da rotina puxada de trabalho. Neste meio tempo, toda sugestão de material para usar na arte final será bem-vinda. Quando tiver pronto, faço um Cappuccino com o resultado.

Moral da história... se é que tem.
Bloqueio criativo não é uma macumba que jogaram na gente, e sim algo muito comum de acontecer, por inúmeros fatores. Por outro lado, um surto criativo pode vir do nada também, assistindo a um filme, ouvindo uma música, ou, como no meu caso, lendo alguns livros. =D

Agora com licença, vou ler mais um pedaço dOs Crimes ABC e dormir.
Até a próxima! o/

6 comentários:

  1. Muito legal, Nanikinha! Eu já passei por isso muitas vezes também. Como eu tenho essa coisa de gostar de personagens, já tentei algumas vezes materializar os protagonistas das histórias que eu estava lendo. É engraçado como a motivação pode surgir assim do nada mesmo!

    Já tinha visto o desenho da Elinor Carlisle no dia da sua festa de aniversário, e me amarrei no desenho. As rosas e os espinhos ficaram bastante orgânicos e o desenho em estilo cartum tá super legal também!

    O scan do Poirot e do ficou ótimo quando vi no tablet, mas no computador ficou super claro! Eu acho que preciso mesmo dar um jeito na exibição de cores do meu monitor. XD Faço ideia como devem ter ficado os tubarões em outros computadores. Hahahahah!

    Eu não sei muito sobre esses personagens, mas já que você pediu sugestão de material pra acabamento, eu abusaria de tinta preta. Detetives sempre me remetem à esse clima noir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, você já conhecia o desenho e até fez comentários sobre ele quando viu. Ele eu fiz em casa, nos tempos livres, enquanto o rafe dos detetives foi feito no trabalho, aguardando programa responder (sempre rola quando o arquivo tá pesado!). Mas pretendo finalizar na santa paz do meu lar.

      Nas telas em que vi não notei estranheza no scan do Poirot, talvez seja o ângulo de visão, e não necessariamente a calibração do monitor... sei lá.

      Sugestão anotada, Suco! Obrigada por comentar. =*

      Excluir
  2. Nossa Nane, me apaixonei por leitura apos minha tia me dar "O caso dos dez negrinhos" da Agatha... não consegui largar o livro!

    É uma boa ideia ilustrar os personagens, preciso pensar nisso estou lendo " A escolha dos tres" da série A torre negra - Stephen King *__* ...seu principal personagem é um pistoleiro, acho que seria um ótimo exercício pra mim. Pensarei a respeito, mesmo que seja só rabiscos =D

    Adorei muitooo seus desenhos e me deu vontade de desenhar, vou correndo pra minha prancheta começar o MDC!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE LIVRO É MUITO BOOOOOOM!!!!!
      Eu tenho aqui o Caso dos 10 Negrinhos. Achei o melhor livro dela, de todos que li até agora (uns vinte, por aí). Já viu o filme? É antigão, preto e branco, e o final é diferente. Mesmo assim, é bem legal também, vale a pena.

      Nunca li nada do Stephen King... Acredita? =T Poxa, desenhar o pistoleiro vai ser um exercício e tanto, mesmo! Tomara que você leve essa ideia pra frente e faça, porque agora eu fiquei curiosa pra saber como seria.

      Ah sim, eu tive uma ideia pro MDC e vou colocar em prática, se tudo der certo, amanhã depois que chegar do trabalho. ^^

      Beijooo! o/

      Excluir
  3. Bem legal os desenhos, gostei bastante das cores, só o que não me agradou foi o nariz da moça, os olhos foram o que mais me chamaram atenção, romance policial não é bem meu gosto, mas parece interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Obrigada!
      O nariz ficou esquisitinho né? hauahua É que fugi do costume. Tô experimentando estilos diferentes, mas talvez o nariz tenha destoado do resto. Valeu por comentar sobre isso, bom que eu presto mais atenção nas próximas vezes.

      Eu gosto muito de romance policial, sempre tento descobrir o culpado antes do livro acabar. xD Se você ainda não leu, mas tem interesse, ficarei feliz em te indicar alguns títulos.

      Excluir